domingo, 25 de abril de 2010

Que infâmia!



Retomo o assunto abordado no passado dia 10 sobre a morte do pequeno Leandro, aluno de uma EB 2,3 de Mirandela. É que fui verdadeiramente surpreendida por mais uma notícia no DN de anteontem, com o explosivo título “Porteiro de escola arrisca pena de expulsão”.

Um inquérito feito pela Câmara Municipal de Mirandela, serviço de onde o porteiro depende, dá-o como responsável por ter deixado sair o aluno da escola, à hora do almoço, sem autorização dos pais. Assim, vai ser alvo de um processo disciplinar que pode levá-lo à expulsão.

Não vou voltar a referir as dificuldades que se põem a um assistente operacional que esteja à porta de uma escola, mesmo que de pequena dimensão, quando as turmas estão a sair para a sua hora de almoço: todos a quererem passar os cartões pelo terminal do computador, alguns a passarem com cartões de colegas, outros a quererem passar mesmo sem cartão, e eu sei lá que outras invenções os miúdos arranjam para simplesmente saírem e vêm-me agora culpar o porteiro? Só com torniquete de saída é que seria possível cumprir todos os procedimentos!  De outro modo, até podia lá estar o director que haveria sempre um ou outro aluno que se escaparia. E querem culpar o porteiro?

Será que a Escola em Portugal tem actualmente de abarcar todas as responsabilidades? Além de ter de ensinar desde a letra A até à forma de evitar uma gravidez adolescente, agora também vai ser responsabilizada por todas as falhas de uma sociedade a que todos parecem querer fechar os olhos?

Está na moda referir a falta de segurança das escolas, por isso vamos forçar até dar! Nem que seja à conta da expulsão de um assistente operacional! É o elo mais fraco – saia! E assim as consciências ficarão mais tranquilas.

A falta de segurança nas escolas também é um dos elos mais fracos já que é de uma relatividade suprema. Pensem só: quando nem a Casa Branca do Presidente Obama é 100% segura!

3 comentários:

  1. Está a acontecer o que, infelizmente, já tinha previsto, enquanto "pensamento do Leandro", no meu comentário do dia 10 de Abril! Para que todos continuem a assobiar para o lado e ninguém diga que "a culpa morreu solteira", um dos mais fracos vai ter que pagar. Tão fortes que somos com os mais fracos!!!... Tal como com o próprio Leandro: "Tão fortes que todos fomos com ele!" Sim, porque cada um à sua maneira, todos somos responsáveis pelo sucedido! Eu, obviamente, incluído!

    ResponderEliminar
  2. Não tenhamos dúvidas disso! É uma vergonha!

    ResponderEliminar
  3. É fácil ser forte com os mais fracos, não é?

    Abraço

    ResponderEliminar