terça-feira, 13 de abril de 2010

Poema para Lili

A minha neta chama-se Elisa e tem quase três anos. Os pais, às vezes, chamam-lhe Lili. Por isso me lembrei de lhe dedicar aqui um poeminha muito lindo e muito leve do nosso poeta Pessoa que se chama "Poema para Lili".

Como não posso, por questões de segurança, pôr aqui uma fotografia dela, tenho o verdadeiro atrevimento de copiar o desenho que o pintor e ilustrador dos anos setenta, Tóssan, fez para ilustrar este poema e que também faz lembrar a minha Lili.


Levava eu um jarrinho
Pra ir buscar vinho,
Levava um tostão
Pra comprar pão;
E levava uma fita
Pra ir bonita.

Correu atrás
De mim um rapaz:
Foi o jarro pra o chão,
Perdi o tostão,
Rasgou-se-me a fita...
Vejam que desdita!

Se eu não levasse um jarrinho
Nem fosse buscar vinho,
Nem trouxesse uma fita
Pra ir bonita,
Nem corresse atrás
De mim um rapaz
Para ver o que eu fazia,
Nada disto acontecia.

(Fernando Pessoa - Obras Completas)






4 comentários:

  1. É um poema muito lindinho e a ilustração parece feita para a minha Lili.Obrigada.Ana

    ResponderEliminar
  2. Ah! Que orgulho! Um comentário da minha filha!

    ResponderEliminar
  3. O poema fica a matar neste contexto de avó ternurenta mas a Elisinha é bem mais bonita... :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Cuidado com os comentários... é que eu posso babar...

    ResponderEliminar