sexta-feira, 2 de abril de 2010

Abertura

Aposentada desde ontem, dia 1 de Abril (e não é mentira!) decidi que tinha de ocupar este tempo todo que me sobra desde que, há duas semanas, saí da presidência de um conselho executivo de um agrupamento de dez escolas com cento e tal professores, seis dezenas de pessoal não docente e mil e muitos alunos. E aí pensei que alimentar um blog seria uma boa escolha - para ocupar o tempo, claro!
Foram 20 000 os professores que, tal como eu, pediram a aposentação no passado mês de Fevereiro. Agora imaginem como a blogosfera vai engordar se todos se lembram de criar blogs para ocuparem o tempo...
Preciso de escrever uma série de coisas sobre a condição da profissão docente e sobre as circunstâncias em que (sobre)vive. Pensei enviá-las para outros blogs sobre estes assuntos eles próprios com muita saída e muita aceitação e cheguei a fazer alguns comentários, mas... sabia-me a pouco.
Assim o espaço é meu e da minha responsabilidade e, portanto, direi o que muito bem entender sem dever desculpas nem explicações a ninguém (quer dizer, se os meus comentadores - se os houver - forem da minha espécie... estou 'feita'...)
Não obstante, não haverá só questões de educação. Penso que falare(i)(mos) de tudo o que me vier à cabeça - música, poesia, livros, filhos, netos, férias, flores, gatos filmes, e sei lá o que mais!
Os nascimentos querem-se pela Primavera e sob o signo de Aries - o início de tudo!
Que o Sol aqueça este meu espaço... sem o queimar...

12 comentários:

  1. Lindo texto de abertura...boa forma de ocupar o tempo..e nós agradecemos por mais um espaço que nos coloque a pensar....este espaço promete. Já consta nos meus favoritos.

    :)

    ResponderEliminar
  2. Agradeço a confiança. Vamos ver se consigo não gorar as expectativas!
    graça

    ResponderEliminar
  3. E eu que estava para te sugerir isso! :-))
    Afinal não foi preciso...
    Gostei que tivesses tomado esta iniciativa, assim é mais um, no bom sentido,que eu posso visitar nos dias demasidos longos que "aguento" estoicamente!
    Gosto também do nome...
    Afinal somos as duas "rosas"... :-))

    Abracinho

    ResponderEliminar
  4. Cá estou eu a confirmar o que já imaginava!... 1. Incapaz de ficar quietinha muito tempo. Bom sinal!
    2. Sempre pronta a aprender, mesmo que em autoformação. Bom sinal!
    3. Um título a condizer e a criar expectativas: "picosderoseirabrava"!!!
    O mês de início do Blog é, como sabes, muito bom!
    Cá estarei no dia-a-dia, para ver as novidades, pois já está nos meus "fave". Desejo muitos fãs e um óptimo trabalho!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada,Luís! Nós, os Carneiros, somos assim, não é?! Obrigada pela tua força e pela tua confiança.
    Kisses and hugs.

    ResponderEliminar
  6. Ora, bem vinda ao mundo blogueiro! Eu também entrei pelo meu pé, com muita ignorância. O problema é que continuo com ela e como só de vez em quando me lembro dele...
    Desde 2ª feira que tento escrever um texto com imagens e não consigo. E já fiz isto algumas vezes.
    Hoje aproveito para te dar uma boa notícia: tenho uma sobrinha-neta há cerca de 6 h - a Leonor.
    Espero visitar-te de vez em quando.
    Bons escritos e boas respostas.
    "Chefe"

    ResponderEliminar
  7. Chefe!
    Muito me honras com a tua visita! Sinto-me muito acompanhada quando falas da tua "ignorância" porque a minha é total e também não posso estar sempre a pedir ajuda aos genros que têm mais que fazer...
    Parabéns pela tua Leonor! Mais uma "Carneirinho"! Que bom! Vou mandar mensagem à Laurinha. Ela deve estar felicíssima!
    Beijo.
    Graça

    ResponderEliminar
  8. Bem-vinda a este gostoso clube dos apoesentados!Digo-te eu, qyue sempre gostei do ofício, mas não cultivo saudosismos...e cá tenho andado bem desde há uns seis anos...

    E a Leonor parece que, como eu sempre previ,chegou fermosa e bem segura...a verdura que deverá pisar será lá mais para diante...

    ResponderEliminar
  9. Não estarei aqui senão com a postura de um velho amigo, dificilmente me irei intrometer no meio de uma comunidade de mestres, que se forem todos da estirpe da "dona" do blogue, serão discussões interessantes, e muito técnicas.
    Mas no meio de tudo isto tenho alguma vantagem sobre os teus colegas, é que somos amigos desde o tempo em que éramos ambos colegas sim, mas alunos. Só que com uma diferença eu era um cábula!
    Andavas sempre no gozo comigo por ser um jovem reformado, vais ver que, se estes "mangas" não derreterem os nossos descontos não há patrão como este.
    Não te preocupes que há sempre muita coisa para fazer!
    Na tua apresentação,com a tua mania dos gatos esqueceste os nossos amigos cães, que são capazes de morrer pelos amigos, há quem empregue a palavra (dono)...
    Bem vinda.
    Beijos
    Caínhas

    ResponderEliminar
  10. Obrigada, Amélia, pela tua visita. Vamos ver se é como tu dizes e não vou morrer de tédio longe das obrigações diárias. O ME assim quis! Vamos esperar para ver.
    Obrigada, querido amigo Caínhas, pela tua presença que eu espero constante, até porque vou falar muito de Sintra e dos meus queridos Diamantes e de outros assuntos gerais que tu vais comentar e contrariar-me como de costume... Assim espero! Quanto aos nossos amigos cães, não me esqueço deles, não senhor. Só que prefiro gatos, que queres? Lembras-te de um Gato-de-Luxo?

    ResponderEliminar
  11. Olá Graça!
    Ainda bem que encontaste uma boa forma de ocupar o tempo. Parar é morrer e a vida deve continuar e se possível colocando os nossos saberes e experiências ao dispor de outros.
    Força!
    António

    ResponderEliminar
  12. Blogue e dona do mesmo signo?
    :))

    Sabes que eu adoro visitar os primeiros posts dos blogues onde comento... e pelos vistos o teu nunca calhou!
    Olha, foi hoje, 7 anos e 3 meses depois do início desta tua odisseia e no dia em que reuniste 2500 publicações.

    Parabéns Graça
    Beijinhos...

    ResponderEliminar