terça-feira, 27 de abril de 2010

Os jornais que temos!


(jantar-conferência da Casa-Museu)

A direcção da Casa – Museu Dr. João Soares costuma organizar jantares-conferência com figuras públicas que se deslocam a Leiria para falarem sobre temas da actualidade. Há duas semanas promoveram um jantar com a presença do Primeiro Ministro que veio falar da sua acção governativa e da sua visão de futuro para o país.

Sabemos que Leiria não é uma cidade/região da área político-partidária do PM. Por isso fiquei deveras surpreendida com a quantidade de pessoas que se apresentaram para o ouvir. Falando com um membro da organização, fiquei a saber que as inscrições rondaram as 400 e que, desde que começaram a realizar estes jantares, nunca tinham tido um tão grande número de inscrições.

Registei a presença de pessoas do partido, naturalmente; da actual Câmara, claro; mas, para grande surpresa minha, fui lá encontrar pessoas que nada têm a ver com o PS, como a Dr.ª Isabel Damasceno, a Dr.ª Laura Esperança e muitos outros elementos de diferentes áreas partidárias.

Surpresa maior foi a noticiazinha que saiu no jornal Região de Leiria que se arroga ser o jornal de maior tiragem da região, no fim da última página, com o triste título “Sócrates em Leiria discursa sobre energia e acaba a falar sobre Alegre”. Juro que não adormeci pelo meio, mas nem na conferência, nem no debate foi mencionado o nome do candidato a Presidente da República! Pior, porém, é que refere o vetusto jornal que estiveram presentes no jantar-conferência algumas dezenas de pessoas....

Sabemos que se trata de um jornal conservador, mas faltar à verdade e querer ignorar um evento destes na cidade, não me parece que jogue muito a favor da nossa imprensa!

Fez-me lembrar de há uns trinta e tantos anos, poucos anos depois da revolução (não teria ainda chegado a Leiria!), que mandei uma carta ao director queixando-me amargamente dos pobres transportes públicos existentes à época aqui na cidade (actualmente não são muito melhores, acreditem!) e, devolveram-me a carta dizendo que não a poderiam publicar porque não se enquadrava na linha de orientação do jornal.

Dá-me ideia que ainda não mudou de orientação!



 

1 comentário: