sábado, 13 de novembro de 2010

Canções de Verão


Hoje deu-me para comprar o CD "Óculos de Sol" que é uma colectânea de canções portuguesas (ou versões) que foram sucessos de Verão dos anos 60 e 70. Não é saudosismo porque não sou muito dada a essaas coisas, mas não resisti aos "Vinte Anos" dos Green Windows, ao "Lonely Lost and Sad" dos meus queridos Sheiks, das cançõezinhas dos Conchas (de quem não tinha nenhum disco), ao "É Verão" do Duo Ouro Negro e, mais que todas, ao "O Verão" do Carlos Mendes!

É que o "O Verão" cantado pelo Carlos Mendes para o Festival da Eurovisão no ano de 1968 foi a primeira canção concorrente ao Festival  - que naquele tempo era um verdadeiro acontecimento, tratado com toda a pompa e circunstância cá no país - de que realmente gostei. Ao contrário da maioria dos portugueses que estavam mais na linha das canções ultra-românticas do tipo António Calvário e dos gritinhos pseudo-yé-yés da Madalena Iglésias...  É que já nessa altura as minhas opiniões eram ao contrário das da  maioria das pessoas (ainda agora assim é...)  E todos auguravam o pior dos resultados quando a canção fosse apresentada lá fora. Raramente era passada na rádio; o cantor ainda não era muito conhecido, era muito jovem, saído dos festivais de conjuntos do Monumental, dos Sheiks, a letra não era lamechas nem parola - em suma: não gostaram da canção!

A ironia  e a minha imensa satisfação à época, vem do facto de ter sido a primeira vez que Portugal pontuou no Festival. Teve quatro pontos, o que foi um espanto! Lembremo-nos que estávamos em plena Guerra Colonial, os países europeus ignoravam-nos, era a época do "orgulhosamente sós" de Salazar.

Ainda hoje gosto de ouvir e de trautear O Verão. Vejam como o intérprete era giro!


2 comentários:

  1. O meu último Verão de solteira!
    Inesquecível este Verão e esta canção!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me que se brincou um bocadinho com o "oiçãããoo!".

    Que tempos!...

    Beijo
    António

    ResponderEliminar