domingo, 28 de novembro de 2010

As Árvores e os Livros


Há quem roube uvas, laranjas, maçãs, pêssegos das árvores dos vizinhos ou mesmo das da borda da estrada. Eu roubei a árvore inteira do blog da minha escola, de um texto da equipa da Biblioteca, primeiro porque a achei lindíssima - deve ser do colega de EVT , C.C. que faz sempre uns desenhos muito criativos e cheios de significado para os alunos. Roubei-a também porque fica tão bem com um poema que encontrei por acaso - nada acontece por acaso, não é?

Aqui ficam ambas as formas artísticas para embelezarem o vosso Domingo.


As Árvores e os Livros

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e copas (isto é, capas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

(Jorge Sousa Braga, 1957, in Herbário)

9 comentários:

  1. Com gato e tudo, sim senhora!
    É aquilo que eu chamo uma subtracção com sinal mais. :)

    ResponderEliminar
  2. Bela postagem, boa poesia, bom gosto. Tudo isto em 3 frases.
    Grato pela passagem em meu espaço. Quanto ao comentário, não esquecer que sou alentejano por adopção. Gosto tanto do Alentejo que, não trocaria por outra terra. Por estas bandas, também se chega ao extremo em termos de temperatura. 8 ou 80. No entanto há quem diga que no Alentejo não se trabalha, pura mentira. Trabalha-se e, muito. É um mito dizer-se que o alentejano é preguiçoso, ele gosta isso sim , ser independente. Mas, quem não gosta da sua independência?
    Tenha uma feliz semana.

    ResponderEliminar
  3. Amiga, não roubaste nada,a menos que tenhas batido, mordido ou esfaqueado alguém (não sou nada exagerada, não senhora...) por causa da dita árvore. Se não usaste de violência apenas furtaste (assim reza o direito) e quem confessa o pecado não merece castigo.
    Além disso, tal como refere a Rosa dos Ventos o "ajuntamento" é perfeito e com gato e tudo, como reparou o Rui, acho que podes furtar mais, que todos nós gostámos.
    Se fores presa nós vamos levar-te umas fatias de pão-de-ló à prisão e um termo com chá.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Belita, uns bolinhos são sempre bem vindos....
    Obrigada, amigos, pelos vossos comentários. E quanto aos alentejanos, eu já disse aqui - gosto muito; tive muitos amigos alentejanos na Faculdade e eram una queridos.
    Beijinhos. Boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Tem piada! Quem "roubou" primeiro a imagem fui eu! Encontrei-a or aqui... algures... no meio das mil imagens que o Google me mostrou.
    Gostei tanto que não resisti! O C.C. (que faz sempre coisas lindíssimas)aproveitou-a para o cartaz.
    "As árvores e os livros" ficam mesmo a condizer!
    Obrigada, Carol!
    Um terno toque de asa...

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, Corvinho da Biblioteca, pelos teus esclarecimentos. "Ladrão que rouba ladrão..." mas foram uns belos roubos...
    Take five, Corvo!

    ResponderEliminar
  7. Creio ser esta a minha 1ª visita.

    Achei variado e interessante

    o seu blog.

    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  8. A minha primeira visita a este blog, que adorei.

    Saudações de contos

    Fátima Martins

    ResponderEliminar