terça-feira, 23 de novembro de 2010

Congresso Fernando Pessoa



Começou hoje e prolongar-se-á até depois de amanhã o II Congresso Internacional Fernando Pessoa na Casa que usa o nome do Poeta. O dia de hoje terá sido, na minha opinião, o mais interessante porque contava com nomes de grande envergadura como Teresa Rita Lopes, Jerónimo Pizarro, António Feijó, Richard Zenith, que vão falar sobre Bernardo Soares e o (muito na moda) Livro do Desassossego. Maria Aliete Galhoz e Eduardo Lourenço estarão, de igual modo presentes. Naturalmente o (actualíssimo e super-na-moda)  filme do Desassossego também será exibido.

Amanhã, dia 24, será abordada a relação literária de Pessoa com outros autores e será glosado o tema “Quantas Pessoas tem Fernando?” No último dia dos trabalhos, dia 25, falar-se-á, entre outros assuntos, sobre as relações do poeta com o Estado Novo, sobre os sentidos ocultos de Pessoa e sobre a poesia de Álvaro de Campos. Ao filósofo José Gil caberá realizar a conferência de encerramento do congresso.

É, com toda a certeza, um evento de enorme riqueza cultural a que eu gostaria muito de assistir. Estão a ver as enorme vantagens de se viver em Lisboa?

Vale-nos o facto de ir ser lançada, durante o congresso, a revista PESSOA na qual se prevê termos  acesso a muito do que for feito nestes três dias.



4 comentários:

  1. Somos umas provincianas! :-((
    Tu ainda vives numa cidade a sério, agora eu...
    Costumo receber por mail todos os eventos da Casa Fernando Pessoa e às vezes até me apetecia meter no expresso, só que do metro no Rato até lá ainda é uma longa caminhada para uma "idosa" e apanhar um táxi em Sete Rios já tornava a actividade cara...

    ResponderEliminar
  2. E...Quantos nomes tem Fernando Pesoa?

    Grato pela passagem e pelo comentário em meu espaço. Pode levar as rosas, mas por favor não as colha do pé. Colher uma rosa é como matar uma mulher. As rosas não se colhem. Admiram-se, Veneram-se inala-se o seu perfume e, sobretudo amam-se.

    ResponderEliminar
  3. Tenho pena de não poder estar presente...
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Que de conhecimento sobre as rosas e... sobre as mulheres, João! Quanto ao nomes do Pessoa... nem sei dizer quantos terão sido, mas eu gosto é do Álvaro de Campos e do Bernardo Soares.
    Rosinha, infelizmente, tens razão: somos umas provincianas! Que contrariedade!
    Mas há coisas piores, deixa.

    ResponderEliminar