domingo, 4 de julho de 2010

Porque hoje é Domingo


(St. James's Park)

Hoje é Domingo e está um calor incrível. Finalmente está bom para ir para a praia aqui na costa oeste onde as manhãs têm acordado húmidas e cheias de nevoeiro e em que o Sol faz a sua aparição breve lá para o meio-dia.

Somos um país de praias e cultivamos e bem essa tendência. Não temos a tradição de ir para o parque. Aí os ingleses são exímios e que belos parques eles mantêm no meio das cidades e por todo o lado e que bem os aproveitam em todos os momentos livres que têm, para ler, para descansar, conversar, descontrair,  admirar os esquilinhos aos saltos...

Deixo aqui algumas fotografias tiradas em parques de Londres.






(brincando nos relvados de Westminster Abbey depois da chuva)

(foto cedida pelo F. Mendes)

(foto cedida pelo F. Mendes)


(foto cedida pelo F. Mendes)


(Hyde Park)


9 comentários:

  1. Dava jeito uma cadeirinha destas no meu quintal... :-)
    A preguiça é tanta que nem apetece pôr o nariz fora de casa que é bem fresquinha!
    Boa praia!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Passeei por alguns destes parques e são, de facto, um exemplo exímio de conservação e aproveitamento por parte da população londrina.
    A única parte que não gostei mesmo nada foi no Hyde Park não permitirem que nos sentássemos na relva, precisamente porque deveríamos pagar, pelas cadeirinhas que aparecem na foto, quase 2 libras por 30 minutos... Cobrador, com farda, caixa metálica a tiracolo e tudo!
    Pelo menos os esquilos e os aluados do Speaker's Corner foram de borla.... ;D

    ResponderEliminar
  3. Como eu gostava de saborear esses belos parques!

    E como estão magistralmente representados nas fotos que a Carol colocou no post!
    Já se deve ter apercebido que sou um apaixonado pela fotografia. São aos milhares as fotografias que tenho armazenadas desde os tempos da minha velhinha Kodak Retina S-1 (foi com esta máquina que fotografei a passagem do Papa Paulo VI por Leiria, em 1967 (ou 68 ou 66? não confirmo...foi por essas alturas, era só ir ali e verificar...ai, santa preguiça!)).
    Agora ando embeiçado por uma máquina semi-profissional, com teleobjectiva e uma macro! Mas é uma pipa de dinheiro. Caramba, mas que hei-de fazer? Deixar-me ficar no marasmo do dia a dia da minha profissão? Vou mudar de profissão, nunca é tarde. Vou para a Fotografia!...

    Um grande obrigado pela consideração, Carol, das suas visitas com um beijo amigo,

    António

    ResponderEliminar
  4. E eu de fotógrafa tenho tão pouco! Só agora com o blog e com uma destas máquinas que fazem tudo por si é que eu me atrevo a tirar algumas fotografias... É O que eu lhe digo, António, mande as declarações fiscais às urtigas e faça-se fotógrafo!
    Quanto aos fulanos do Hyde Park, são ingleses e basta! Para nos sacarem dinheiro estão por aí, nas curvas! Lá no hotel onde ficámos até tinham uma máquina para carregarmos telemóveis porque a electricidade é diferente. 3 libras por cada 90 minutos!

    ResponderEliminar
  5. O que tu poupavas se tivesses levado um adaptador! :-))

    ResponderEliminar
  6. Oh Amiga
    Vou ter que te lembrar os teus "verdes anos" de adolescente, passados neste glorioso Eden, como diria Byron. Onde os parques frondosos e belos estavam (e estão ainda) ao dispor dos munícipes, já menos cuidados e arrebatadores, não obstante o vírus infecto das empresas municipais no caso vertente a empresa Parques Monte da Lua, qual albergue, que pouco ou nada produz que tenha visibilidade, a não ser os gastos ao erário municipal.
    Para tua recordação, o parque Municipal, hoje da Liberdade, então Parque Valença, e de lápide de regime Dr. Oliveira Salazar, (por este ninguém chamava), ou o parque das Merendas mais perto de tua casa, onde moravam as tuas amigas Lena e Teresa, já para não falar no parque da Pena, no Castelo dos Mouros, ou Santa Eufémia.
    Tu na tua condição de menina, não desfrutavas como eu destas benesses, porque nestes dias de férias era de manhã à noite lá a brincar com os da minha idade, não era preciso ir o papá ou a mamã tomar conta. Hoje não deixamos os nossos filhos e netos ter essa liberdade porque é mesmo muito perigoso, aqui ou em qualquer parte. São os custos do progresso, nesse aspecto preferia o tempo da ignorância.
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Que belo texto, querido Gato Preto! Alguma vez me esqueceria desses magníficos parques da minha terra do coração que é Sintra! Tanto que eu estudei no parque Dr. Oliveira Salazar (agora parque da Liberdade) para aqueles horrorosos exames do 5º ano do liceu! E o que eu namorei por lá também... alguma vez ia esquecer! Tenho de lá ir tirar fotos para fazer uns textos para aqui. Lá para o Outono quando tudo está vestido de dourado e castanho.
    Bem hajas pelo teu texto.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  8. :) belo texto e comentários, como é costume.

    Cá por Leiria, como em todas as cidades, os parques não têm vida, muito menos como a que fala no texto...pena....mas o Pinhal esteve bem animado...pelo "Pinhal das Artes" passaram 15 mil pessoas...é Grande...e aqui em Leiria. Vale a pena :)

    ResponderEliminar
  9. Se houver fotos disponíveis e algumas informações, faz-se um texto... É só combinarmos.
    O Pinhal de Leiria também muito bonito e então em S. Pedro de Moel... é lindíssimo! Temos de escrever sobre S. Pedro.

    ResponderEliminar