segunda-feira, 5 de julho de 2010

Parques de Sintra



Repreendida (e bem) pelo meu amigo e seguidor de Sintra, o Gato Preto, por ter exposto aqui os parque de Londres antes de falar dos parques da minha adolescência, dos parques de Sintra, vou, de alguma forma, emendar a mão, copiando para aqui algumas fotos (recolhidas na net) daqueles frondosos parques que em nada, mas mesmo em nada, ficam atrás dos que expus ontem, muito até pelo contrário.

E quantos de nós conhecem os de Londres e desconhecem os de Sintra? O roteiro que deixo aqui é o da minha juventude: o parque da Liberdade, outrora chamado Dr. Oliveira Salazar, que para mim é o mais belo de todos porque era o meu parque de todos os dias: lá estudei horas a fio, lá namorei e passeei, lá assisti a espectáculos de bailado maravilhosos e até a treinos de hockey-em-patins dos meus colegas de escola e a desafios dos craques dos anos 60.







Depois vem o Parque das Merendas, lá bem perto da casa onde morei, passado o chamado Largo do Vítor e onde íamos muitas vezes ter com as amigas que lá viviam e ao musgo para fazermos o presépio de Natal.

                                     

                                              


                                     

 Grupos de rapazes e raparigas, no primeiro dia das férias de Natal, munidos de cestos e de facas pela estrada da Pena, Fonte dos Amores, Monserrate naquele misto de névoa, de mistério e de frio que só há em Sintra, para trazermos enormes postas de musgo verde para o presépio.




(Fonte dos Amores)

Por fim, os parques da Pena e de Monserrate – belíssimos, num matizado de mil verdes que nem nos quadros a ponto de cruz... Estes mais para turista visitar.


(Parque da Pena)

(Parque da Pena - águas da chuva)

(Fetos no Parque da Pena)

(Palácio de Monserrate)

(Parque de Monserrate)
(Parque de Monserrate)

Vale bem a visita, não vale?


5 comentários:

  1. Sintra, a sempre bela Sintra!
    Conheço bem estes parques mas os de Londres not yet... :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu posso lá ir contigo.... if you want...

    ResponderEliminar
  3. Agora venham cá com histórias!
    Alguma vez há terra mais linda do que esta?
    Coitadinha, tem todos os dias gente incompetente a fazer-lhe mal, há muitos anos, não é de hoje nem de ontem.
    Antigamente era porque não havia dinheiro, mas como havia muita fome, haviam muitos trabalhadores rurais, a trabalhar quase de graça nos parques e jardins, tanto das Matas Nacionais como nos Jardins e Parques camarários, e estavam bem cuidados. Depois veio o pós Estado Novo, que fez tábua rasa de tudo o que até então estava feito, estivesse bem ou mal feito.
    Quem me conhece sabe que sou 100% pró 25 de Abril, mas sempre fui contra estragar, partir, bota-abaixo! Emendar o que está mal, aproveitar o que está bem é o meu lema.
    As coisas agora já estão mais ou menos encaminhadas, mas deixou-se ir tudo quase à ruína para depois virem orçamentos astronómicos para colocar como estava. Manter teria sido mais económico.
    Os ingleses têm muito a ver com o que de bom existe em Sintra, porque sempre houveram cá ingleses endinheirados, que trouxeram o bom gosto e tradições das suas terras, e a realeza também se estabeleceu cá, e não havia nobreza que não comprasse quinta em Sintra, o Parque da Liberdade era parte da Quinta dos Condes de Valença.
    O Visconde de Monserrate era Inglês, há muita influência de outras culturas, com o Rei D. Fernando II à cabeça que era austríaco e:

    -"Sempre gostara muito de Sintra! Logo ao entrar, os arvoredos escuros e murmurosos do Ramalhão lhe davam uma melancolia feliz!"

    Eça de Queiroz in "O Primo Basílio"

    Miau e muitos Ron Ron's!...

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada, amigo Gato Preto, pelos teus "miaus" sempre a ensinarem-nos mais qualquer coisa acerca da tua/nossa linda terra! Sobre a reconstrução de Sintra, visita o blog "Sintra do Avesso" que está sempre a dar na cabeça do presidente da Câmara e o "Rio das Maçãs" que também é bom e tem fotografias muito bonitas. Eu "vou lá" muitas vezes para saber da "nossa" terra.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Que lindíssimas fotos! Claro que o sitio é tão bonito que se presta a ser fotografado :) e é impossível não sentirmos os ecos de um mistério na estrada de sinta quando por lá passamos ;)

    Aproveito para desejar os parabéns pelo espaço extremamente agradável que tem aqui, e que passarei a frequentar com detença.

    ResponderEliminar