segunda-feira, 26 de julho de 2010

As Cortes de Lamego - uma falsificação patriótica...

(Igreja de Santa Maria de Almacave, Lamego)

No livro “Histórias Rocambolescas da História de Portugal” do jornalista João Ferreira – que também é historiador – que ando a ler, fiquei a saber que “Ao longo dos anos, na biblioteca e nos studia do mosteiro de Alcobaça, os monges de Cister trabalharam arduamente em silêncio, descobrindo e decifrando códices velhos de séculos que alimentaram as bases da argumentação nacional a favor da independência (de Portugal por altura da Restauração) e contra as pretensões espanholas. Foi ali, resultado do saber e da ousadia desses religiosos, que se forjou de fio a pavio, provavelmente no segundo quartel do século XVII, a mais célebre e patriótica falsificação da História de Portugal: as Cortes de Lamego.


O documento «descoberto» foi apresentado como uma cópia já muito tardia de um original do século XII que dava conta da reunião de Cortes na igreja de Santa Maria de Almacave, em Lamego, em 1143. Aí, os representantes do clero, da nobreza e do povo, teriam aclamado rei D. Afonso Henriques, que aceitou um conjunto de leis sobre a sucessão do trono, a nobreza, a justiça e a independência de Portugal. Essas leis afastavam da sucessão os reis castelhanos – e legitimavam a eleição em Cortes do mestre de Avis.


Mais imediata era a clara legitimação das pretensões do duque de Bragança à Coroa.”
(pág. 27 e 28)

Aí lembrei-me – e desculpem-me pela disparidade entre as temáticas – mas lembrei-me de como alguns colegas das direcções de outras escolas aqui da zona também forjaram e modificaram documentos importantes, como actas de reuniões do conselho pedagógico e de departamentos curriculares, gráficos e estudos comparativos nunca realizados, etc. etc., para apresentarem aos inspectores por altura da avaliação externa das suas escolas e assim alcançarem melhores classificações ...

Pelos vistos, esta tendência já nos vem nos genes, é histórica e é sempre feita por bem...

4 comentários:

  1. Isto está tudo mal desde o principio!
    Quem torto nasce tarde ou nunca se endireita.
    Resumindo:
    -Esse tal Afonso Henriques nunca havia de ter nascido!
    Vê lá que nesta altura até podíamos estar para aqui todos contentes, por sermos campeões da Europa e do Mundo em futebol, campeões de formula um, de ténis, um montão de coisas!
    Assim de independentes só temos o nome, andamos sempre de mão estendida.
    Por muito que uns se esforcem a fazer algo, os que se distraem a estragar são sempre mais infelizmente!
    Essa das Cortes de Lamego, para termo de comparação, tem requintes...

    ResponderEliminar
  2. É para que saibas! E para mais eram monges...

    ResponderEliminar
  3. Provavelmente noutros países aconteceu e acontece o mesmo só que com o mal dos outros podemos nós bem!
    Em todo o caso gosto muito de ser portuguesa! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar