domingo, 25 de julho de 2010

Animação de Rua em Leiria


É antigo. Quando vimos das férias de praia, vamos sempre jantar ao “franguinho” à Barosa, onde se come o melhor frango assado do mundo... e aí disseram-nos que havia música na rua em Leiria.

Ora aí fomos nós com as crianças para Leiria ver do que se tratava. E fomos, de facto, surpreendidos com imensa gente passeando alegremente nas ruas. A cidade pejada de carros estacionados como durante o dia e o centro fervilhando de movimento mais do que de dia.

A música vinha do mercado de Santana e aí nos dirigimos. Grupos de meninas e meninos bailarinos apresentavam as suas coreografias animadas e mais ou menos certinhas ao som de músicas populares umas mais que outras. O pior é que faziam a sua apresentação na rua, ao nível do chão e com o amontoado de pessoas que se reuniram para ver, quase não se conseguia ver nada.




Mas vinha mais música do largo da Fonte Luminosa onde havia insufláveis de saltos para os mais pequenos e barraquinhas de actividades informáticas! E música na Praça Rodrigues Lobo. Bandas, tunas, lança-chamas e tambores. Foi o que vi. Havia mais actividades mas, como já disse, fomos apanhados de surpresa.



As lojas do centro estavam abertas e também faziam a sua própria animação; uma tinha manequins humanos – engraçado!

E muita gente na rua! Isso é que é interessante, porque Leiria não tem sido a cidade mais animada nos últimos trinta anos, pelo menos - muita gente nas ruas só às compras em época de Natal e de saldos e talvez aos sábados de manhã. Mas ontem à noite, parece que toda a gente saiu.

Hoje li no jornal que foi uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal e pela Associação dos Comerciantes  –  o Shop On - em que as lojas combinaram ficar abertas até à meia-noite. O nosso amigo Gonçalo que encontrámos na Fonte Luminosa e nos explicou do que se tratava, queixava-se que estava muita gente mas estavam nas ruas e não nas lojas... Pois se a animação era cá fora!

Há que continuar e fazer mais. E publicitar. A cidade é bonita. E as pessoas precisam.

6 comentários:

  1. É a movida leiriense!
    Estou a gostar, valeu a pena mudar! :-))
    Para melhor, claro!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu tive menos sorte. Sabia do acontecimento e, como não podia ir à noite (mãe em casa), fui ver como estavam as coisas entre as 19 e as 20 h. Apesar de tudo, ainda vi actuar a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Leiria, na Praça Rodrigues Lobo, e os preparativos no arranjo das ruas ali à volta.
    Para não se queixarem de desconhecimento, ponham lá na vossa agenda: "Há Mísica na Cidade", no dia 2 de Outubro. No ano passado esta actividade fez-se na véspera das eleições, em Setembro, para comemorar os 25 anos do Jornal de Leiria. Como é uma altura má para os alunos de Música e Dança (início do ano lectivo, após quase 3 meses de inactividade), acertou-se que, este ano, seria no final do ano lectivo. Estava tudo combinado para o dia 26 de Junho, quando a CML decidiu adiar por causa do Mundial e lá teremos outra vez a Festa no arranque do ano lectivo. Como no dia 1 é o Dia Mundial da Música, aproveita-se a comemoração da data. O Orfeão e Samp participam na organização, que é do JL com o apoio da CML. A Música, de vários estilos e épocas, interpretada por "artistas" de todas as idades, a nível individual ou em grupo, estará espalhada por vários pontos da cidade (Terreiro, Praça Rodrigues Lobo, Mercado de Santana,Largo Paio Guterres - Gato Preto, Jardimm Luís de Camões, etc.)
    Boa continuação de férias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também não tive sorte. Durante o dia, poucas lojas abertas, certamente porque poucas aderiram ao evento, e tudo às moscas. Apenas vi passar a banda dos Bombeiros Voluntários de Leiria.

    ResponderEliminar
  4. Pois...ver Leiria animada É uma questão de sorte!E acontece de 50 em 50 anos!

    ResponderEliminar
  5. Lá estaremos no dia 2/10 para mais uma animação de rua em Leiria! Leva tempo mas chegamos lá!

    ResponderEliminar