quinta-feira, 15 de julho de 2010

O Vento Mudou


De facto, hoje de manhã, fez muito vento aqui pela costa sul, mas de tarde, o vento mudou... Mas não é por isso que estou a escrever. Lembram-se há mais de 40 anos de uma canção com que Portugal concorreu ao Festival da Canção da Eurovisão que se chamava "O Vento Mudou" defendida pelo cantor africano Eduardo Nascimento?

Como é costume e sempre foi, a pontuação foi nula ou muito baixa, já não me lembro, mas lembro-me bem que nós, adolescentes encantados (e bem) com a música anglo-saxónica, gozámos bastante com a letra e com a sua actuação.

Fiquei a saber um dia destes que os UHF retocaram esta música, deram-lhe um novo ritmo, nova orquestração, nova alma, e (re)lançaram-na. Está giríssima!

Vamos ouvir?



4 comentários:

  1. Como me lembro da canção que concorreu ao festival da EuroVisão! E do entusiasmo que tínhamos por aqueles concursos, quer na fase de apuramento em Portugal quer no Certame final, algures num país Europeu. Não me lembro de que algum tenha ocorrido em Portugal.

    Esta versão dos UHF melhorou e de que maneira aquela canção. Nem parece a mesma! Aliás, na altura, a interpretação deixou muito a desejar, temos que convir.

    Espero que a Graça esteja a passar umas boas férias aí pelos AllGarves...

    Bj
    António

    ResponderEliminar
  2. Uma coisa que não discuto é os gostos de cada um.
    Para mim tudo o que vem dos UHF, ponho logo um ponto de interrogação, não gosto do estilo, achei sempre do pior que se faz cá. Mas fui ouvir para não estar a falar de cor.
    Por acaso até está bem tocado, mas mal empregados músicos que tem que levar com este cantor, mas é assim a vida. Os músicos têm que trabalhar e, nesta altura do campeonato factura-se "quase nada" (também na música, graças à concorrência desleal da musica assistida) logo, não dá para seleccionar.
    No vídeo ele está a cantar com música assistida, porque está sozinho em cima do palco. Mas não me vou alongar sobre isso porque eu quero falar é do Eduardo Nascimento, que era o vocalista dos ROCKS de Angola, e ficaram em segundo lugar no Concurso YÉ YÉ, realizado em 1965/66, Pelo Movimento Nacional Feminino (senhoras do Facho) no Teatro Monumental, a final foi em 30/04/66, (naquele tempo chamavam-se conjuntos) os 8 conjuntos finalistas foram:
    -Os Claves (que venceram), Os Eckos, Os Rocks, Os Espaciais, Os Night Stars, Os Jets, Os Tubarões, e Os Chinchilas.
    Vi actuar o Eduardo Nascimento muitas vezes, tanto com os ROCKS, cá em Lisboa, e vieram uma vez em 1969 ao Baile das Camélias a Sintra como em Luanda na Boite Flamingo onde actuava com o a Conjunto Night and Day, uma delícia, o homem cantava e acredito que ainda cante espectacularmente, qualquer género.
    Hoje acho que está ligado a algo do governo de Angola.
    Era um verdadeiro Show Man. Este "cantor" dos UHF, tem muito que aprender com o Eduardo Nascimento.
    Mesmo velho o Eduardo Nascimento a cantar lado a lado os dois músicos, até pode ser a versão rock'ueira dos HHF desta música, o Eduardo Nascimento, sai por cima, tal a sua competência, o seu vozeirão isto tudo aliado a muita tarimba, (nós na música utilizamos outro termo) eu aqui vou escrever; - muito saber estar!...

    ResponderEliminar
  3. Está mesmo gira!
    Eu não fiz como ela, eu voltei...depois de uma escapadinha! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, António. De facto, naquele tempo, os festivais da canção eram um acontecimento aqui na "parvónia"...
    Quanto ao Eduardo Nascimento, sei que ele tinha uma voz que faz favor, mas a canção era muito pobre, era ou não era? E agora, bem ritmada e assim, está bem melhor. Mas isto é a minha opinião absolutamente empírica. De resto, acredito em tudo o que diz o meu amigo Gato Preto.

    ResponderEliminar