quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ciência em números

Realizou-se no Centro de Congressos de Lisboa, na semana passada, a quarta edição do Encontro com a Ciência e a Tecnologia, promovida pelo Conselho dos Laboratórios Associados, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Ciência Viva.


Este evento, só por si, não teria para mim tanta importância de modo a trazê-lo aqui, não fora o facto de o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, ter apresentado, na cerimónia de abertura, uma série de números interessantes e que passo a referir:


· em 1987, as estatísticas da OCDE diziam que Portugal tinha apenas uma média de 1,5 investigadores por cada mil activos;

· hoje, 23 anos depois, esta fracção subiu para 7,2 por cada mil activos e é já superior à média europeia;

· Portugal tem actualmente cerca de quarenta mil investigadores que trabalham a tempo inteiro em diferentes áreas do conhecimento, dos quais 43% são mulheres, a maior percentagem dos países da OCDE.

  
Como explicarão os críticos do sistema de ensino e os inventores da triste expressão “eduquês” sempre prontos a denegrirem o que em termos de educação se tem feito nos últimos vinte/trinta anos, como explicarão esses e outros velhos do Restelo esta evolução, este aumento no número de estudiosos no nosso país, cuja notícia quase passa despercebida numa revista de Domingo de um jornal diário?


1 comentário:

  1. "Como explicarão os críticos do sistema de ensino e os inventores da triste expressão “eduquês” sempre prontos a denegrirem o que em termos de educação se tem feito nos últimos vinte/trinta anos,"
    As pessoas nem comentaram. Criticar é facil, criticar e nao fazer nada .
    essa noticia é boa e passa assim, despercebida, porque? poucos se interessam!

    ResponderEliminar