sábado, 3 de julho de 2010

Marcelino Sambé ganha mais um prémio



Foi no passado fim-de-semana, no estado norte americano do Mississippi, ganhou a medalha de ouro do International Ballet Competition.


Quem é Marcelino Sambé? É um jovem de 16 anos, filho de pai guineense e de mãe portuguesa que nasceu num bairro social, em Paço de Arcos, num dia 29 de Abril – Dia Mundial da Dança.


Começou a dançar com 4 anos, em Paço de Arcos. Dançava em festas e no Centro Comunitário do seu bairro onde fazia dança africana.

Aos dez anos o pequeno Marcelino entrou para a Escola de Dança do Conservatório Nacional português, graças a uma bolsa especial de que pôde beneficiar. Foi uma assistente social que, apercebendo-se do seu talento, o encaminhou para esse estabelecimento.


Em cinco anos Marcelino conseguiu impor-se com um talento promissor, quer em Portugal, quer a nível internacional, participando e ganhando em diversos concursos: ganhou um primeiro prémio em Pequim, o Gran Prix de Berlim. Em Abril de 2009, obteve a medalha de ouro da categoria júnior na décima edição do Youth American Grand Prix Competition, organizada em Nova Iorque. Ficou em primeiro lugar de juniores no Concurso Internacional de Ballet de Moscovo.
 

Porém, o jovem permanece modesto perante todos estes prémios. Para ele o que conta nestes concursos, muito mais do que os prémios recebidos, é a "experiência de palco" que esses eventos proporcionam.
 
   
 

Eis mais um exemplo de humildade e de como nós, Portugueses, quando queremos, somos mesmo bons!





(Informações e fotografias retiradas da Revista de Dança e da net)




                                 

1 comentário:

  1. Lembro-me bem dos inícios deste miúdo!
    Quantos como ele ficam por descobrir em vários tipos de áreas?

    ResponderEliminar