quarta-feira, 21 de março de 2012

Outro Dia de...


Este mês de Março é rico em Dias de... Hoje é o Dia da Árvore e da Poesia, dois temas por de mais belos e importantes para os deixarmos passar sem celebração.

Hoje o dia (não deu em chuvoso, como gostaríamos...) deu em ir à "minha escola" porque é dia de ir desejar os meus parabéns a dois bons amigos que lá deixei - a chefe do pessoal e o técnico da ASE - e dei com estas belas imagens de comemoração à Árvore.








Não me canso de mostrar os indícios do trabalho dos meus (ex)colegas no seu melhor! (malgré tout...)

Para celebrar o Dia da Poesia, escolhi este poema de João Roiz de Castelo Branco, do século XV, que foi sempre um dos meus preferidos desde os meus tempos de adolescente romântica e que, de tão belo, até foi musicado e cantado.


Cantiga partindo-se
Senhora, partem tam tristes
Meus olhos por vós, meu bem,
Que nunca tam tristes vistes
Outros nenhuns por ninguém.
Tam tristes, tam saudosos,
Tam doentes da partida,
Tam cansados, tam chorosos,
Da morte mais desejosos
Cem mil vezes que da vida.
Partem tam tristes os tristes,
Tam fora de esperar bem,
Que nunca tam tristes vistes
Outros nenhuns por ninguém.


Poderão gostar de o ouvir a versão original  por José Cheta




... ou na interpretação de Amália.




14 comentários:

  1. BELAS HOMENAGENS: - florescem poesia em árvores e dão frutos na voz da Amália! Belo, Graça!
    Abraço, Célia.

    ResponderEliminar
  2. Carol minha querida
    Adorei os trabalhos!
    Amália sempre minha amiga

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  3. Boas escolhas, Gracinha!
    Este dia creio que é o que acumula mais comemorações - da Poesia, da Árvore, da Floresta, da Unidade Inter-Racial e descobri no FB do Autismo e do Síndroma de Down...não sei bem se se escreve assim...
    E em Março comemoro os meus anos, facto também muito importante! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu fui à escola do meu sobrinho ler uns versinhos às crianças, desde Fernando Pessoa até (perdoe a falta de modéstia) Felipa Monteverde. E todos gostaram (acho).
    E viva a Poesia!
    E a água.

    ResponderEliminar
  5. Estarei enganado ou essa canção também foi cantada pelo Quarteto 1111 (José Cid)?
    Árvores e Poesia, raízes que me prendem.
    Gosto!

    ResponderEliminar
  6. A RV comemora os seus e eu os meus...M.A.A.

    ResponderEliminar
  7. O dia de hoje é das comemorações que mais gosto no mês de Março!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Passou o dia e não o associei ao dia da árvore ou da poesia. Não tenho a certeza, mas creio que o Dia da Árvore se celebra aqui na última semana de abril. Em homenagem às árvores, plantamos mais árvores.

    ResponderEliminar
  9. Esperemos é que ninguém se esqueça das árvores, da poesia, da floresta e da discriminação racial durante o resto do ano! Bom, pelo menos as crianças não devem esquecer desse pequeno tributo à árvore, na escola... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. Gostei e não escrevo mais.

    Continuo na mesma e com o trabalho de fim de Período. Uma _erdinha!!!

    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Adoro esse poemadesde o Liceu, que foi quando conheci!!

    Infelizmente, não pude ouvir nada pois o meu computador anda alérgico aos sons...

    parabéns à "tua" Escola, rrss

    Beijinhos para ti

    ResponderEliminar
  12. E Hoje é Dia da Água, mas pouco se ligou a isso na blogosfera. O Blogger conti nua a pregar-me partidas e o post que tinha agendado sobre o tema não foi para o ar. Enfim, devo estar com algum problema relacionado com as novas tecnologias e elas devem ter ficado alérgicas a mim

    ResponderEliminar
  13. E eu, mesmo quase pela noite dentro, deixei o meu pequeno contributo para o Dia da Água. Que Março é rico em Dias de... Até são os dias da Rosa dos Ventos e da M. A. A. - comemoremo-las!

    Desculpem-me, mas eu prefiro a versão do José Cheta.

    Beijinhos poéticos para todos.

    ResponderEliminar