sábado, 17 de março de 2012

Dia de S. Patrício


A minha amiga canadiana Susie a quem ando a ensinar português (o que ela sofre com os nossos catorze tempos verbais e com as dezenas de verbos irregulares em que a nossa bela língua se enrola!) deseja-me sempre um Bom Dia de São Patrício que, de facto, não é uma tradição das nossas.  Já no ano passado, no dia 17 de Março aqui escrevi sobre esse dia tão bem celebrado na Irlanda pelo que não me vou repetir. 

Deixo apenas algumas imagens que retirei da net e que mostram bem como se celebra lá fora este dia que, em alguns países de tradição inglesa, até é feriado. Na Irlanda, claro, é feriado e hoje, apesar da austeridade, eles que não são tão «bons alunos» como nós, foi assim:



Desfilaram assim


E até a realeza adere...


E é que nem os animais de estimação escapam ao trevo e à onda verde!




A minha amiga Susie disse-me que dava sorte comer ou beber coisas verdes no dia de São Patrício. Portanto se hoje não comeram ervilhas, alface, agriões ou couves, ainda estão a tempo de beber umas cervejas verdes...

 Cheers!!!




Ou mesmo um chazinho... verde se vê!!






15 comentários:

  1. Oi,Graça... além de comer tudo verdinho... também torcer pelo Palmeiras... verdinho é o uniforme deles!! Detalhe: você percebeu que até os olhinhos do gato são verdes? Tudo combinando!!!
    Bj. Célia.

    ResponderEliminar
  2. Pensei que te referirias a este dia tal como no ano passado. Fiquei a aguardar pelo post.
    Evidentemente que aqui celebra-se igualmente esse dia ou não fosse a comunidade irlandesa uma das primeiras a “colonizar” o país! : )
    Sem me recordar que daria sorte comer qualquer coisa verde, experimentei a cozer um vegetal que nunca tinha visto e que comprei esta semana num supermercado com muitos produtos do médio oriente. Apontei o nome do dito vegetal para pesquisar na internet de como o poderia consumir (sei que cozido é uma forma) mas perdi o papel e esqueci-me do nome, claro. Conclusão, depois de cozido com água e sal, tento comer uma rodela. Nunca tinha comido um vegetal tão amargo! Foi todo para o lixo, claro. Que quererá isto dizer? Vou já comer um pepino com casca!

    Quanto aos verbos, imagino a dificuldade que a Susie poderá ter. Não se debruçam muito sobre a conjugação dos verbos em inglês; em francês sim e nesta língua também têm dificuldade se esta não for a sua língua materna.

    ResponderEliminar
  3. O ano passado estava na Irlanda nesse dia, adorei as manifestações que encontrei. ~Pena não ter visto a coleira do gatito! o meu gato ía adorar...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Gostei particularmente da foto do Carlos e da Bowles :-)
    Bom fds

    ResponderEliminar
  5. Eu comi couves!
    Safei-me mesmo sem saber que era um dia tão importante! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. A única coisa de que não gostei na Irlanda, foi o desgraçado clima que têm!!

    Bons sonhos.

    ResponderEliminar
  7. Sempre a aprender...não sabia desta tradição.
    Então na Irlanda é feriado e cá cortam a maioria dos feriados...
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  8. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Lá diz o ditado cada terra com seu uso cada roca com seu fuso.
    Por estas paragens este dia de S. paricio não é igualmente celebrado, dia este que por coincidência calha no dia mundia do sono rsrsrs.
    Não gosto da cor verde, a minha cor preferida é o branco que representa a pureza de alma.
    Abraço amigo e tenha paciència para ir aturando a sua aluna, e o Bom dia de S. Patricio.

    ResponderEliminar
  9. Grande dia p'ró Sporting, que bem necessita dum trevo dos de 4 folhas...
    Adorei as fotografias verdes, particularmente 3 delas- belas pernas, belo par e belo gato!

    ResponderEliminar
  10. tenho aqui um vaso de flores, claro sao trevos e todos de 4 folhas, heheheh nada como ser casa da com agronomo :)))

    ResponderEliminar
  11. Own, que fofo!!! Tudo verde! Adorei o post e as fotos. Em especial a foto do gato!!!

    Bom domingo, querida!

    http://pequenocaminho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Estou a ver que tenho de trazer para aqui mais gatos... foi a imagem mais gabada... Mas a cor verde e os clubes desportivos verdes também não foram esquecidos. Ainda bem!

    E viva o Sporting (com muitos trevos de quatro folhas, para dar sorte...)!

    ResponderEliminar
  13. Não conhecia esta tradição (ontem por acaso comi espinafres :). Não consegui seguir o link, mas vou procurar o post anterior pela data.

    ResponderEliminar
  14. Oi oi oi essa do dia de são patricio é novidade para mim,eu não sabia da existência deste dia. gostei de ver as imagens. beijinhos fofinhos!!

    ResponderEliminar