segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia do Pai



Hoje é (mais um) dia de celebrar o Pai. E é recordando aqui os Pais da minha vida que celebro todos os Pais dignos desse nome e felicito todos os Pais por quem tenho a honra de ser visitada.

Que todos os dias possam ser o Vosso dia!

Este era o meu pai (jovem viúvo, jovem pai de um filho que cedo de mais ficou sem mãe) antes de se casar com a minha mãe.


Aqui estou eu com algumas horas de vida, no colo da minha querida tia V. e o meu pai, enlevado, (digo eu!...) a olhar para a sua obra...


Esta foi das últimas fotos do meu pai, numa festa de Carnaval em 67. A dançar comigo. Ele que nem sabia dançar! O que um pai não faz pela filha...




O outro Pai da minha vida é o pai das minhas filhas. Vejam como estava orgulhoso das suas lindas obras!

Com a filha mais velha, em 75, muito babado.

 Ainda em 75. (Atentem no pormenor da boina revolucionária...)

Com a mais nova, em 79, ambos muito circunspectos...

Como homenagem a todos os Pais, deixo aqui uma cena do belo e comovente filme de 1979, Kramer contra Kramer. Quem se lembra?


  



13 comentários:

  1. Os homens só passam a ser decentes
    quando assumem, plenamente, a paternidade.

    Sei, por experiência três vezes repetida, quanto as filhas gostam disso...

    ResponderEliminar
  2. Só a meio da tarde é que me apercebi que era Dia do Pai em Portugal.
    No Canadá é no terceiro domingo de Junho.
    Espero que todos os pais – que por aqui passam - tivessem tido um ótimo dia.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Tive um amor sincero pelo meu Pai , que já partiu , fez 6 anos. E não é que ele em novo era parecido com o seu ?!Bom , era o estilo anos 40 e nós anos 60.... as roupas , o cabelo , tudo , até a boina " à Basco", mais tarde, anos 70 . Até o meu marido e filho ( ainda garoto ) tiveram uma.
    Hoje , já o meu filho recebeu no colégio-infantário da filha , um postal ...é a lei da vida. M.A.A.

    ResponderEliminar
  4. Carol
    Excelente e comovente reportagem e homenagem que fizeste aos pais da tua vida.
    O meu já partiu há muito tempo e muito jovem.
    Como sabes eu tenho 55 anitos, mas tenho minhas filhotas mais velhas que as tuas, a mais velha faz em Novembro 39 e a outra 35 anos em Maio, sou 16 anos mais velha que a minha filha que nasceu em 1973.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  5. Aqui no Brasil, Graça, o Dia dos Pais é celebrado em agosto. Hoje, celebra-se o "Dia de São José". Vejo que vocês honram o Pai maior - o Pai de Jesus! Lindo isso! E, os "pais" que circundam sua vida são realmente assumidos! Parabéns! E, faço uma ressalva, meu pai era filho de português... portanto estamos em festejos! Ora pois!
    Bj. Célia.

    ResponderEliminar
  6. Óh, gostei tanto! Obrigada por partilhares fotos e emoções :) adorei a foto em que estás com o teu pai a dançarem e do pai das tuas babies com aquela bóina! lindas!!

    ResponderEliminar
  7. Quem não se lembra de um filme tão comovente?!
    Quanto aos pais que apresentas...é a vida!
    Partem sempre antes de tempo...de tanta coisa, por isso os que vão ficando precisam de aproveitar cada minuto que passa!
    O meu partiu há 30 anos!
    Mas pela primeira vez o meu filho já está no clube dos pais babados! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Bonito gesto minha cara.
    Beijo
    Rodrigo

    Nota: Ontem não escrevi nada sobre o meu Pai, fi-lo há umm ano atrás.
    Recordar a partida do meu Pai está acompanhada duma grande revolta, não pelo facto de ter morrido, porque faz parte da lei da vida e por muito que custe temos que aceitar esse facto, mas pela forma como foi tratado, ainda em vida e depois de morrer. Se tiver 2 minutos visite o meu o post de 19 Março de 2011 e vai perceber.

    ResponderEliminar
  9. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Belas fotos que fazem com que a mente retorno uns anitos.
    Eu sou pai de cinco filhos, dois rapazes, 44 e 43 anos e três raparigas, 29, 19 e 18 anos, para mim o dia do pai é todos os dias do ano.
    Sou igualmente duplamente pai, porque sou avô de três nétinhos.
    Aqui na Tailandia, o dia do pai é celebrado dia 5 de Dezaembro quando o rei faz anos e o dia da mãe é celebrado quando a rainha faz anos 12 de agosto, como tal temos imensos motivos para festejar o dia do pai todos os dias.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  10. Ó Rogério, quer isso dizer que eu nunca vou ser decente? Ter um gato conta?

    ResponderEliminar
  11. Onde é que já se viu um Rafeiro ter um gato?!.... O Rogerito é que sabe, mas acho que não conta...

    ResponderEliminar
  12. Este filme foi uma delícia, com o qual me comovi imenso... ;)

    E vivam os bons pais do mundo! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  13. Caro "folha seca", já tinha lido esse seu texto sobre o seu pai e lembro-me do caso que lamento sinceramente.

    Agradeço aos pais e às mães que também tiveram pais, as recordações que aqui trouxeram.

    Beijinhos paternais...

    ResponderEliminar