domingo, 25 de março de 2012

Casas de S. Pedro


Parece-me que já aqui disse, mas vou repeti-lo e não será pela última vez: gosto muito de S. Pedro de Muel.  Não tanto pela praia em si que, tirando a fiada de barracas implantadas à direita  na língua de areia que, em maré baixa, deixa as rochas desgastadas à vista, é igual a tantas outras. Não tanto pelo mar que é violento e brutal permitindo escassos dias de bandeira verde. Não tanto pelo Sol que pode muito bem estar escondido pelas brumas durante dias e dias em pleno verão. É pelo encanto natural do lugar, pelo ambiente caprichosamente romântico que se respira entre o mar e o pinhal, pelo espaço poético das brumas da manhã, pela pequenez carinhosa, pelo conforto morno de autêntica "casinha de bonecas" que se respira quando, vindos de cima, desembocamos na ladeira da casa do poeta que nos leva ao Largo.




Mas desde que, em inícios de 70, lá fui, o meu encantamento foi para as lindas casas que desde o centro junto ao mar até por entre os pinheiros se encontravam.



















Uma das mais majestosas.




As do Largo onde o mar entra sem qualquer rebuço quando está mais zangado.







A minha preferida.



Algumas réplicas desta, em pequeno.


E em grande.


A "nossa" casinha do Galo onde passámos tantos Agostos agradáveis!



E esta na descida, cheia de remendos...



E esta tão lindinha e tão típica!



E o mar ali à espreita...



A casa do Mestre Joaquim Correia e da minha "velha" colega Maria de Jesus na Escola Paula Vicente há muitos, muitos anos.



E as suas obras de arte.






"E la mar agora mora em nós: em ti la mar canta e ri e em mim canta e chora"

São tantas, tantas! E tão bonitas naquele envolvimento de história de fadas. Poderia estar aqui toda a noite a pôr fotografas de casas de S. Pedro!


14 comentários:

  1. Lindamente românticas essas casas e os lugares em que se encontram. Seu gosto é de primeiríssima grandeza! Bj. Célia.

    ResponderEliminar
  2. Não conheço S. Pedro de Muel e gostei imenso de conhecer este local através das tuas fotos. Assim fiquei com uma ideia e será mais um lugar a conhecer.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Estive lá há dias...
    Também irei mostrar a praia...mas as fotos mais bonitas foram-se com o computador que me roubaram! :-((
    Também gosto muito de algumas das casas de S. Pedro que mostraste!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Não tenho fotografias mas reconheço-as a todas naquele recanto bonito de São Pedro.
    Vale a pena uma caminhada percorrendo aquelas ruas e admirando cada cada casa em cada esquina.

    ResponderEliminar
  5. Também gosto imenso. A reportagem fotográfica está excelente! adorei.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Também gosto, mas da última vez que lá estive fiquei com a sensação que o centro está um bocado ao abandono. Beijoca!

    ResponderEliminar
  7. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Já passei por várias vezes de S. Pedro do Muel mas não tomei muita atenção a seu belo casario.
    Agora sim, através de suas belas fotos posso ter uma ideia bem diferente daquilo que pode ver.
    Lindo. *Portugal tem locais encantadores, pena é que a política praticada seja a roubar até dizer basta.
    Adorei, grato pelo este seu belo trabalho de nos dar a conhecer um pouco do nosso belo Portugal.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  8. A última vez que estive em São Pedro de Moel também a achei uma vila encantadora. Ideia contrária à que tinha anteriormente, devido a umas férias lá passadas em jovem, com um casal amigo dos meus pais e respetiva filha (um ano mais nova que eu) - foram as piores férias da minha vida, até fome (relativa) passei!

    Enfim, um dia destes terei de lá voltar! E também gostei de ver as casinhas... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  9. Passei por lá uma única vez há muitos anos, Parece-me que não havia, na época, tantas casas assim lindas. E o tempo não estava de feição.

    Esta tua reportagem deu-me vontade de a visitar de novo.

    Boa semana

    ResponderEliminar
  10. Compartilho o teu bom-gosto: é uma local encantador, que me faz recuar à minha meninice lá pelos anos 50!
    A reportagem está encantadora:-)))

    ResponderEliminar
  11. Há décadas que não vou lá e, pelos vistos, está cada vez mais bonito.

    Bjos

    ResponderEliminar
  12. Carol
    Claro que S. Pedro de Moel é LINDO!
    Ainda a semana passada fomos tomar o pequeno almoço à Praia Velha e acabamos passeando por S.Pedro que é deslumbrante, apenas não gosto da praia por estar muito pequenina.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  13. revisito s. pedro de muel todos os anos, durante o outono ou no inverno. tenho nuito boas recordações de alguns dias que lá passei, há quinze anos.

    ResponderEliminar