sábado, 2 de janeiro de 2016

Dá cá uma tristeza!

Dizem que a felicidade não existe, existem apenas momentos de felicidade – mais ou menos extensos. O mesmo deve acontecer com a infelicidade, suponho: haverá momentos de infelicidade mais ou menos longos.

O dia 31 trouxe consigo um momento de infelicidade. O vizinho, que também é primo, bateu-me à porta e disse, cuidadoso: «Prima, venho trazer-te uma notícia pouco agradável… A tua gatinha cinzenta e branca está ali morta.»

Balbuciei: «Tenho duas quase iguais; qual delas foi? A minha Branquinha? Foi atropelada?» Que não. Atropelada não foi. Que estava ali caída.

E lá estava, no passeio, junto ao muro da casa, inerte, de borco, as patinhas esticadas, a cauda desarrumada. A minha Nikita. Sem sinais de atropelamento nem de envenenamento. Serena.

Foi no Setembro do outro ano atrás, quando regressámos da praia. Entrou cá pela janela da frente, a fugir da irmãs e das filhitas que lhe aborreciam a existência. Novinha, novinha e cheia de apetite, um nico de gente a amamentar as crias – por isso lhe chamei Nikita, por ser um nico de gente.

(A entrar)
(A amamentar, já cá em casa)


Adotada, tratada, esterilizada, passou-se definitivamente para cá e por cá vivia feliz na companhia da mais velha, igual a ela, que até lhe lambia o pelo pela manhã.  




Teria uns três anos ou nem tanto e era tão meiga, tão fofa, com um olhar tão doce. Ainda na semana passada tinha ido renovar as vacinas e fazer a consulta anual. Estava tudo bem com ela.



Tenho tido gatos sem conto e tenho mais dois em casa e outro que me visita na qualidade de «comensal»… mas fica sempre uma tão grande saudade e uma tão grande tristeza de cada vez que um deles parte…



18 comentários:

  1. coitadinha do bichinho! Deve haver um bocadinho do céu para os bichinhos de olhar doce:)

    ResponderEliminar
  2. Gosto bastante dos felinos gatos... Afeiçoamo-nos a eles e depois ao fim de alguns, bem menos que nós, eles "partem" ! :(

    ResponderEliminar
  3. calculo como te deves sentir, Graça.
    É como dizes, fica sempre uma dor imensa.
    O meu abraço.

    ResponderEliminar
  4. Lamento, Graça. Afeiçoamo-nos aos animais e depois é isto..Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Os animais entram na nossa vida e passam a fazer parte dela. Entendo tão bem essa dor...
    Nem quero pensar que a minha amiga rafeira de 16 anos, cardíaca e cheia de reumático, um dia destes nos vai deixar. :(

    ResponderEliminar
  6. Partilho a dor da ausência da sua gatinha. Tentei desenhar com palavras singelas esta modesta "homenagem", com ela na ideia,
    no meu blog...

    ResponderEliminar
  7. Do texto, sim, "momentos", são o factor comum às duas situações e fazem pender para um ou outro lado do ponto de vista da questão colocada, em função da sua frequência e do grau que se lhe atribui!
    Neste caso, conhecendo-te o amor que lhes tens, uma grande perda ! Uma infelicidade, uma grande tristeza, que lamento muito, Graça !
    Eles chegam a ser família ! :((

    Um Abraço !

    ResponderEliminar
  8. Como entendo a sua tristeza!

    Beijinho

    Lídia

    ResponderEliminar
  9. Lamento tanto, Graça! Sei como és afeiçoada às tuas gatinhas e posso compreender o que sentes!
    Os nossos amigos de quatro patas, entram na nossa vida e ficam nela para sempre! Mesmo depois de partirem...

    Um abraço grande!

    ResponderEliminar
  10. Grata a todos os amigos pela compreensão e pela doçura dos comentários.

    Beijinhos e ronrons...

    ResponderEliminar
  11. A Graça tem demonstrado neste espaço a dedicação que emprega na defesa dos bichanos. A ocorrência destes desenlaces toca sempre.
    Atualmente não tenho nenhum mas aparecem-me por aqui dois "comensais". Não entram em casa mas andam pelo quintal mais tempo do que na casa do dono. Ainda ontem me foram ao peixe que tinha a grelhar nas brasas.

    ResponderEliminar
  12. Também lamento muito, Graça.
    Protegemos, convivemos e afeiçoamo-nos
    e, subitamente, ficam eternamente ausentes, o que faz doer.

    ~~~ Beijinhos, querida amiga. ~~~

    ResponderEliminar
  13. Lamento muito pela Nikita (enquanto crescia tivemos cães, o Fiel, o Wolf e o Tuiqui, foi sempre muito mau quando morreram).
    um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Lamento muito pela Nikita (enquanto crescia tivemos cães, o Fiel, o Wolf e o Tuiqui, foi sempre muito mau quando morreram).
    um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Sinto muito. Os animais são uma forma muito pura de amor e sua partida nos faz muito tristes. Nos deixam muita saudade. Beijos

    ResponderEliminar