terça-feira, 14 de outubro de 2014

Que preguiçosos, os portugueses!


A senhora Merkel, na sua sanha de (re)ganhar pela asfixia económica a guerra marcial (passe o pleonasmo) e étnica que o seu antepassado Hitler perdeu, lançou, conjuntamente com os povos lá bem do Norte – certamente invejosos do esplendoroso sol e da alegre luminosidade do sul – a patranha de que nós éramos um povo de preguiçosos, que não tínhamos ânimo para o trabalho, e por isso não conseguíamos manter a nossa economia acima da linha de água tudo por causa da nossa baixa produtividade.

Não tardou muito tempo para que o polidor de sapatos ao serviço da dita senhora, o “nosso” primeiro-ministro, pegasse nessa deixa da sua aureolada mentora e cortasse feriados centenários, aumentasse o número de horas de trabalho semanal dos funcionários públicos ao mesmo tempo que lhes baixava os vencimentos enquanto cortava drasticamente nas vagas necessárias para o, não digo bom, mas pelo menos razoável funcionamento das instituições públicas. Tudo em nome da bendita produtividade que não conseguimos por causa da preguiça.

Partindo desta (germânica) premissa, nem sei como explicar o meu espanto quando li, há dias, no jornal que o pessoal médico e de enfermagem está próximo da exaustão pelo esforço despendido para conseguir dar nos seus postos de trabalho a resposta que o público espera deles e a que estava habituado.

Quando leio que aquela espécie de ministro (C)rato promete aos quatro ventos que os alunos prejudicados pela hecatombe (palavra minha, não estou a citar…) criada pelos disparates em cacho na colocação dos professores contratados vão ter aulas de compensação, já estou a ver daqui que quem vai ser obrigado a leccionar essas aulas vão ser os professores que já estão a trabalhar com os seus horários completos, alguns com oito e nove turmas de vinte e muitos alunos para reger e mais não sei quantas horas de apoios e sei lá de que mais que as direcções lhes queiram dar.

Outros grandes preguiçosos são os auxiliares de acção educativa – que agora de chamam assistentes operacionais – muitos dos quais são contratados temporariamente a 2.90 euros a hora num máximo de quatro horas por dia e que dão horas e horas do seu tempo para que os alunos, muitos dos quais tão novinhos que não podem ser deixados sozinhos, tenham de facto alguma assistência (nem que seja operacional…)

Com preguiçosões destes – e de outros – que só querem esticar-se ao sol e viver de subsídios, como pode realmente a nossa produtividade aumentar por forma a elevar a economia do país?

Sim, que a responsabilidade por este caos não pode ser assacada às políticas do “governo”, nem aos vergonhosos roubos de banqueiros e outros poderosos da área do “governo”, nem da inépcia e falta de conhecimento e de saber dos nossos empresários, nem da falta de honestidade e de visão na aplicação por parte dos governantes e dos influentes dos milhões que jorraram da Europa desde a nossa adesão e que deveriam ter renovado toda a indústria e desenvolvido a nossa riqueza natural!


A culpa é toda deste povo de preguiçosos!

18 comentários:

  1. Um grito de revolta igual a tantos e tantos outros que se fazem de silêncio.

    ResponderEliminar
  2. Então e como é que explica o recuo da economia alemã?
    Preguiça também??
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorava tê-la no meu conjunto próximo de amigas,,,iria enriquecer o conjunto,,,boa malha,,,se ouvissem as nossas " malhas "...
    M.A.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida M.A.A.. Não mereço as suas amáveis palavras! Mas, de facto, malhar é comigo!...

      Beijinhos

      Eliminar
  4. ~
    ~ ~ Os preguiçosos que partiam para Alemanha para desempenhar os cargos mais violentos nas fábricas de siderurgia, onde ficavam 14 anos, altura que tinham direito a meia reforma. Partiam sem saber uma palavra de alemão e, muitas vezes, para poderem economizar deixavam as famílias em Portugal onde vinham passar, apenas, as férias anuais.

    ~ ~ Estes preguiçosos contribuíram, desde o tempo da ditadura com o seu duro trabalho para a reerguer a Alemanha. Saíam, muitas vezes, sem passaporte e com pouco dinheiro, atravessando a fronteira em lugares inacessiveis.

    ~ ~ Presentemente, as regiões alemãs, com maiorias formadas pelos partidos de esquerda, aceitaram com a maior delicadeza, inúmeros engenheiros e técnicos superiores portugueses. Foi uma verdadeira sangria...

    ~ ~ São estes os preguiçosos do país que a detestável "Angie" perseguiu e esmagou. ~ ~

    ~ ~ ~ ~ ~ Beijinhos. ~ ~ ~ ~ ~



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo cada uma das tuas palavras, Majo!! Muito duro! Muito bem visto!

      Beijinhos

      Eliminar
  5. A culpa é deste povo de preguiçosos que trabalha mais 300 horas do que os alemães e ganha menos de metade.

    ResponderEliminar
  6. Nunca tinha visto o problema como o vejo agora ao ler a intervenção da Majo.
    A mente brilhante da mulher dos casaquinhos, laranja, cor-de-rosa, amarelos, de todas as cores, deverá ter tido uma visão "virtuosa", angelical, durante uma noite de insónia:
    - Alto lá, andámos nós a pagar salário aos imigrantes durante 40 anos, durante o deboche social-democrata e até o meu paizinho Helmut Koll ingenuamente alinhou na farra, quando sabemos que a construção do império pode realizar-se, com eficiência, com mão-de-obra judia?! Vamos exigir de volta todos os marcos que lhes pagámos. Com juros

    O engraxador feito ensebador tratou logo de pegar na enxada para abrir o buraco, sem perceber que ao enterrar todo um povo está a enterrar-se a ele próprio e à seita do neoliberalismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá esse enterro se dê com a brevidade possível. Se bem que já vá atrasado, Agostinho!

      Eliminar
  7. Só não compreendo é como sendo o povo português tão preguiçoso, como foi denominado pelos germânicos, ande a ser recrutada mão de obra especializada portuguesa, para trabalhar na Alemanha e outros países nórdicos.

    Deve ser porque trabalhar com o cérebro seja mais fácil do que o trabalho braçal.!!
    Ou será pela fama de termos brandos costumes?

    Cambada de exploradores, isso sim! Desdenham para 'comprar' barato!

    E quem 'nos vende' ainda lhes dá graxa?!?

    :(

    ResponderEliminar
  8. Irónicas verdades
    falta dizer
    que esses preguiçosos
    votam abaixo das suas possibilidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente foram tantos, tantos os que não votaram!! Falta de sentido de cidadania!

      Eliminar
  9. Deve ser por isso que os alemães procuram os nossos engenheiros, pois os deles deixam muito a desejar...
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Todos os meus amigos tocaram no mesmo ponto: é que somos, de facto, queridos para trabalhar no país dos trabalhadores.... Ironia...

    ResponderEliminar
  11. Acho que não somos preguiçosos mas sim parvos, por deixarmos que nos façam tudo o que querem.

    beijinho

    ResponderEliminar