quinta-feira, 18 de maio de 2017

O Museu do Brinquedo de Sintra

Hoje, Dia Internacional dos Museus, relembro aqui o Museu do Brinquedo de Sintra, que esteve instalado no antigo quartel dos bombeiros no chamado centro histórico da vila, desde 1997 e que, infelizmente, encerrou no fim do verão de 2014 por forte quebra no número de visitantes e consequente falta de verbas.

O museu expunha mais de 60.000 exemplares de diferentes brinquedos, uma das maiores coleções do mundo.

Deixo aqui algumas fotos de uns tantos dos brinquedos pela objetiva do meu amigo blogger Pedro Macieira do Rio das Maçãs.






























Uma pena que tenha fechado!

Atualmente, naquele espaço, está sediado o Museu da Notícia, de que falei aqui.


17 comentários:

  1. Tive oportunidade de o visitar pouco tempo antes do encerramento
    Estou de volta.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Soube há poucas semanas que há um Museu do Brinquedo em Ponte de Lima. Não sei se tem alguma coisa a ver com o que havia em Sintra, onde estive mas, quando for ao Norte, vou passar por lá
    a

    ResponderEliminar
  3. Uns amigos fizeram a exposição, os brinquedos, o livro, do "Brinquedo do Pé Descalço" há já alguns anos.
    Gostaria de saber o que é feito de todo esse acervo.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que não ficou perdido, Pedro. Seria muito mau!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ola Graça, também fiquei com pena quando vi a noticia sobre o fecho do museu do brinquedo porque fui la duas vezes com os meus filhos e tínhamos gostado muito!
    espero que o acervo não se perca e que abram noutro sítio, as vezes não é a falta de interesse, será mais a falta de divulgação e de marketing !
    abraço
    Angela

    ResponderEliminar
  5. Conheci-o há já alguns anos ... e foi uma pena que o tivessem encerrado!!!bj

    ResponderEliminar
  6. Já agora, sabem que Ermesinde era uma das maiores zonas industriais do brinquedo de chapa e de madeira ?...
    Muitas fábricas havia ! ... Agora creio que uma ou duas !?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fecha tudo o que é antigo e não tem interesse económico. Uma pena!

      Eliminar
  7. Não me conformo com a extinção desse museu e nem o conhecia.
    Não existiria um lugar mais modesto para preservar estas coleções de brinquedos tão interessantes? Onde estarão amontoados?
    Em vez de modernizarem e dinamizarem o museu, com fotos murais e filmes, extinguirem-no!
    Que falta de sensibilidade!
    O Pedro Macieira bem podia organizar um abaixo assinado; eu participo.
    ~~~ Beijinhos contristados ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem que tentaram fazer com que não encerrasse. Parece-me que até a autarquia se meteu, mas não conseguiram nada!!

      :((

      Eliminar