segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Acasos

Por um acaso que teve a ver com a vida profissional do meu pai, vim aí por 56/57 acabar de fazer a 1ª classe aqui à escola de Vieira de Leiria onde fiz também a 2ª classe e iniciei a 3ª tendo depois, por questões de saúde, regressado a Algés, a minha terra natal.

(Vista da minha escola na Vieira, entretanto já deitada abaixo)

Tive como professora uma senhora chamada Helena, mais ou menos da idade dos meus pais, de olhos míopes, que usava óculos e, por acaso, morava numa casa geminada com aquela em que nós vivíamos.

A nossa vida aqui por esta região terminou algo precipitadamente em finais de 57, não se tendo mais pensado na Vieira.

Até que... (e isso é já do conhecimento de todos) aí pelos inícios de 70 casei – por acaso – com um leiriense que acabou por me arrastar para aqui vir viver.


(Vista de Leiria)

Um dia, ainda na velha D. Dinis, uma aluna disse-me casualmente que a mãe dela me conhecia, que tinha sido minha professora na Vieira.


(A velha D. Dinis)

As voltas que o mundo dá!!

Acabei por ser também professora do filho mais novo da senhora dona Helena e fui vendo a senhora pela cidade, embora os anos tenham passado e a tenha perdido de vista.

Hoje, uma vez mais por acaso, recebi um pedido de amizade no facebook. Da senhora dona Helena quase com 86 anos e «vivinha da costa» a pedir-me amizade pelo computador…

A vida é mesmo uma sucessão de acasos, não vos parece?


8 comentários:

  1. É, é verdade
    E Portugal
    não passa de um pequenos quintal

    ResponderEliminar
  2. ~
    ~ ~ Que desfecho tão terno!

    ~ Vai poder retribuir carinho!

    ~ ~ ~ ~ ~ Beijinhos. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  3. Penso que nada acontece por acaso e neste caso é bom poder retribuir a amizade que em tempos a Senhora Professora lhe dedicou.
    Elas eram exigentes mas eram nossas amigas.

    ResponderEliminar
  4. Por acaso essa senhora foi mesmo mãe tardia!
    Sendo da idade dos teus pais ainda teve filhos que foram teus alunos! :)
    Por acaso gosto do facebook para encontrar e conviver com gente que não vejo há muito como por exemplo...tu! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. É tudo isso que contas que torna a vida doce, com momentos de felicidade e alegria. A tua crónica tocou-me, já que tive, também, um princípio de vida muito errante...

    ResponderEliminar
  6. Também gosto do facebook...

    De facto, Rosa dos Ventos, a Srª D. Helena ainda era solteira quando foi minha professora.

    ResponderEliminar