segunda-feira, 10 de maio de 2010

Futebol, Fátima e ...



Nada me move contra o futebol, nada sei de futebol, embora tenha as minhas simpatias como qualquer pessoa. No meu tempo de menina, a coqueluche em termos de desporto era o hockey-em-patins e, além disso, o desporto não fazia parte da educação de uma menina! Reconheço porém, a força anímica, o entusiasmo, a efusão de emoções, a alegria em suma, que o futebol traz à população em geral. Durante anos, vi o Domingo Desportivo na televisão para, no dia seguinte, meter as minhas “bocas” sobre futebol nas minhas turmas. Os alunos, especialmente os rapazes, adoravam e ficavam mais motivados para a aula!

Mas daí a termos sido, ontem à noite, bombardeados em todos os telejornais com os festejos do Benfica, (não é por ser do Benfica! Até poderia ter sido do Esperança de Lagos, com o devido respeito) acho lamentável se não mesmo ultrajante! Nos telejornais?! Todos?! Não terá havido mais acontecimentos em Portugal e no mundo? E por que razão todos os portugueses tiveram de assistir a tudo desde que o primeiro adepto que chegou ao Marquês de Pombal no telejornal? O José Rodrigues dos Santos já não sabia mais o que havia de dizer perante aquele directo. Deprimente! Mudar para os outros canais para quê? Todos a darem o mesmo! Mas... por outro lado, nem uma palavrinha para o estupendo feito conseguido pelo clube que, pela primeira vez na história dos nossos campeonatos, alcançou o segundo lugar sem o orçamento do Benfica, sem os constantes jogos contra dez jogadores em campo, sem as cenas perpetradas pelo Luisão ... Enfim, coisas dos chamados "grandes" clubes!  Somos mesmo pequeninos!

E hoje, de manhã, a abrir as notícias, foi outra vez o mesmo: o Benfica campeão! E nos jornais todos. E nos telejornais da hora do almoço....

Amanhã começa a visita do Papa e vai ser outro massacre. Estamos quase como noutro tempo: Futebol, Fátima e ... será que vem aí uma maratona de Fado? Aí eu fujo!

7 comentários:

  1. Carol
    Tenho que concordar consigo. Que foi um massacre insuportável aquilo que se passou nas Televisões de Portugal porque o Benfica ganhou o campeonato.
    Que seria desejável ter-se falado um pouco mais de, pelo menos, o Braga. É que, ao fim e ao cabo acabou por ser o Vice-Campeão.
    A questão é que nestas coisas do Desporto (que já não é amador) há sempre um clube que é Campeão. E outra questão, igualmente importante, é que o Desporto dito profissional já só vive à custa de dinheiro, de influências e de uma grande quantidade de outros imponderáveis. Infelizmente é assim que as coisas funcionam.

    Quanto a gostar-se ou não do Futebol e ser-se dum clube ou doutro. Haverá alguém que consiga justificar racionalmente o facto de ser do Benfica ou do Sporting ou do Braga?!
    Claro que não.

    Quando nos pomos a pensar na vida real, nos problemas sociais que nos afligem e que têm de ser uma prioridade para todos nós, somos forçados a regressar à Terra e então a realidade apresenta-se-nos deprimente.
    Estes momentos de euforia por causa da "Bola" não são senão momentâneos analgésicos. Efémeros, demasiado efémeros...

    Tem toda a razão. O Fadário vai continuar. Papa,
    a seguir Campeonato de Mundo de Futebol, de permeio as finais das Taças Europeias de Futebol, as Férias... e depois?
    O mais provável é, então, termos que pensar muito mais atentamente, no desemprego, na miséria, nas mais que possíveis manifestações de contestação às medidas do PEC e outros que tais...

    De qualquer modo, não podemos perder a esperança
    nem pretender mudar o Mundo com um estalar de dedos!
    Que fazer, então? Cada um de nós, os que não detêm as rédeas do Poder?
    ...
    António

    Um texto para reflectir. É pena que as pessoas tendam a meter a cabeça na areia!...

    António

    ResponderEliminar
  2. Depois dos habituais protestos sobre os desmandos que narras e que eu subscrevo, mudo para outras hipóteses onde vejo policiais, hospitais e outros que tais... :-))
    Também concordo com o António, andamos numa de analgésicos.
    Haja paciência...já que o Domingos mal foi falado! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boa, Rosinha!
    E eu que pensava que ia "levar na cabeça" por falar contra o futebol e, afinal, concordam comigo! Ainda recebi uma hiperligação da minha amiga A. que dizia assim: "Sim...agora só falta o fado...Como se não houvesse mais coisas lindas no nosso Portugal...e no Mundo!... "

    ResponderEliminar
  4. Amiga sabes que futebol é uma das minhas áreas, e que aquela cor não é nada das nossas simpatias...
    Só tenho dois clubes, o Sporting e o que joga contra o benfas, mas como não gosto da maneira de estar no desporto do Domingos e daquela escola do Pintinho que tem mais alguns até fiquei mais contente com a vitória do rival da 2ª circular, parece impossível mas é verdade! Mas eu não tive esse pesadelo porque os mandei logo bugiar, e por isso é que eu pago um balúrdio todos os meses à ZON, tenho muitos canais para escolher, e fui ver uns filmes e não tive que estar a aturar esse pessoal.
    A ZON, é melhor que o MEO porque não tem o canal dos lampiões!
    Beijo para ti oh leoa!
    E o rugido de um gato preto, verde e branco.

    ResponderEliminar
  5. Ora cá está um comentário que eu assino de cruz na sua totalidade.

    Gato Preto
    eu sou Leoa Assanhada e só o facto de ser casada com um Benfiquista me fez ver o jogo e um pouco mais mas... pouco!

    Gosto de futebol porque, desde criança, acompanhava o Pai ao futebol enquanto a Mãe visitava a minha irmã que se encontrava internada com doença contagiosa e eu não podia ir com ela.
    Assim me fizeram leoa no tempo dos 5 violinos que dava para gostar, amar e idolatrar. Hoje...
    fico por aqui que não quero despencar.

    Abraços verde-esperança

    ResponderEliminar
  6. Eu acolheria de bom grado o fado... o resto, dispenso, mesmo!

    ResponderEliminar
  7. Ó querido Gato Preto (que havias de ser verde às riscas...)assim mesmo é que se fala! E a amiga Tite pode despencar à vontade! Bolas para isso é que cá estamos. E parabéns por ser verde. A nossa amiga Rosa-dos-Ventos também é verde! Sporting sempre nem que desça à 2ª divisão!!!

    Quanto ao fado... só se for pelo Carlos do Carmo que sempre é mais disfarçado. Mas gostos são gostos e não se discutem, não é, Tsiwari?

    Saudações leoninas!

    ResponderEliminar