quinta-feira, 27 de maio de 2010

Jornalistas condenados a pagar 400 000 euros



Estamos habituados, no nosso país, a fazer tudo o que, alegremente, nos vem à cabeça, sem que nada de mal nos aconteça! Há as leis, mas ... nem todas são para cumprir (foi-me dito há anos por uma actual deputada da nação!)! E pode sempre contornar-se a lei. E há gente que acha que está acima da lei. Os jornalistas são uns deles. Portanto tudo acaba bem!

Por outro lado, a justiça é lenta, as prescrições são rápidas e há (ou encontram-se) muitos vícios de forma pelo meio dos processos. Portanto tudo acaba bem!

Mas desta vez, o Tribunal Cível de Lisboa trocou-lhes as voltas e condenou-os por terem publicado escutas telefónicas que estavam em segredo de justiça e a que os jornalistas tiveram acesso sabe-se lá como. Acho bem. E que fique claro que não estou aqui a defender nada nem ninguém que vá para além do poder da Justiça. Sempre aprendi que havia três poderes: o legislativo, o executivo e o judicial. Não me lembro de ter estudado nem lido em nenhum sítio que existia o poder jornalístico no governo das democracias.

Chega de tirania dos meios de comunicação social, peritos em alcandorarem ou arrasarem uma pessoa conforme as suas tendências partidárias ou outras!

O director do Sol diz que fica falido se tiver de pagar as multas a que foi condenado. Temos pena! Tivesse pensado nisso quando, ilegalmente, publicou o que não podia!

4 comentários:

  1. Não é por nada mas parece-me que conheço a tal deputada!... :-))
    Será que ainda pensa assim?
    Coitado do homem que fica falido!
    Mas olha que daqui até pagar se calhar passam uns anitos...
    Recurso para aqui, recurso para ali, mais um adiamento...
    Creio que um dos pilares fundamentais da Democracia, a Justiça, está muito doente.
    Se estivesse de boa saúde muitos dos nossos males seriam evitados e muitos recursos humanos e materiais poderiam ser canalizados para outros fins!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Não tenhas dúvidas! Quanto à deputada... se calhar, agora, já não pensa da mesma maneira!

    ResponderEliminar
  3. Alguma imprensa parece não ter o menor respeito pelo que é designado por "ética profissional". Vale tudo para vender mais... É lamentável!

    L.B.

    ResponderEliminar
  4. Donde se pode concluir que uma notícia rentável não vale tudo!

    É o que faz a Comunicação Social andar atrás de notícias de "arromba" sem olhar a meios e a métodos.

    Um abraço
    António

    ResponderEliminar