sexta-feira, 21 de maio de 2010

É preciso ter classe!



Nasce-se com classe ou somos educados com classe? Deve ser ambas as coisas. Todos concordamos se afirmarmos que o Dr. Mota Amaral é uma pessoa com muita classe. Em todas as situações. Não me vou esquecer nunca quando se deu o terramoto de 1980 nos Açores, de o ver chorar numa entrevista que lhe fizeram na televisão uns meses depois. Conquistou-me.

Como no papel que desempenha actualmente nas comissões de inquérito perpetradas pelos deputados da Assembleia da República em que ele não permite que estes abusem da capacidade de resposta dos inquiridos quando os pretendem “espremer”, confundir, vencer pelo cansaço. Desempenha o seu papel com uma correcção e justeza impressionantes. É preciso ter muita classe!

A propósito, revejo uma situação a que assisti, um dia destes, quando comprava o peixe. Havia um monte de gente de senha na mão e a atendedora chamou: “N.º 10!” Ora a senhora com o número dez estava a falar ao telemóvel e assim se deixou ficar calmamente. A atendedora chamou uma vez mais o número e a senhora lá fez um sinal sem, apesar de tudo, deixar de falar pelo telemóvel. A peixeira começou a atender o cliente seguinte e isso foi o suficiente para a senhora deixar o telefone e pugnar pelos seus direitos... Todos os presentes tinham um sorrisinho nos lábios, mas a atendedora, muito educadamente, disse que a atenderia de imediato. O que, de facto, aconteceu. A senhora, porém, não conseguiu dominar a sua fúria e falou alto para a peixeira que, com uma voz delicada e modelada lhe disse: “Não precisa de me falar tão alto. Eu estou a atendê-la. A senhora é que estava a falar ao telefone e não me disse o que desejava...”

É preciso ter muita classe!

8 comentários:

  1. plenamente de acordo!
    um abraço e obrigada pela visita
    luísa

    ResponderEliminar
  2. O que mostra que a classe pode vir do berço e em qualquer meio socio-cultural-profissional!
    E ainda bem que a classe não se compra porque há por aí muitos "desclassificados" cheios de dinheiro!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Claro que a imagem tinha que ser de uma chávena com uma rosa...
    Uma escolha com classe! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Rosinha, por me "classificares" desse modo!
    Eu é que agradeço à "pin gente" a visita porque sou muito nova nestas andanças...

    ResponderEliminar
  5. Muito bem, Graça! Estou a ver que este blog vai mesmo a todo o vapor. Estou pasmada não só com este óptimo artigo, como com outros por aí. Parabéns! E por este em especial que li agora. Artigos assim ajudam-nos a olhar o espelho interior em cada um de nós. Reflectir sobre o que somos e gostaríamos de ser, naquilo que por vezes fazemos e não quereríamos, mas fazemos por stress, ou má formação ou pensarmos demasiado em nós e tão pouco nos outros. É preciso ter classe!

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, Margarida, pelo comentário.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Carol,

    Estou absolutamente de acordo com ambas as situações aqui apresentadas.
    Contudo, não sendo PSD, quero aqui realçar o modo de estar na política do Dr. Mota Amaral. Que bom seria se todos os seus pares tivesse a mesma classe, educação e princípios.
    Por certo não estaríamos a viver certas consequências como as que vivemos e iremos suportar durante mais alguns difíceis anos.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Concordo! E também não sou do PSD...
    Bj.

    ResponderEliminar