segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ramos

Ontem foi Domingo de Ramos. Ouvi dizer. Nunca assisti a uma missa de entrega dos ramos. Não frequento missas. A minha educação religiosa foi extremamente parca: batizaram-me em Vieira de Leiria tinha eu sete anos não entendi porquê ali que nada tinha a ver com a nossa terra. Mais tarde, já em Sintra, depois de três reprovações por faltas na catequese porque não suportava as patetices que lá ensinavam baseadas num catecismo escrito para criancinhas pequenas que eu já não era, uma senhora nossa amiga lá me preparou, (não sei muito bem como é que ela conseguiu…) para fazer a primeira comunhão – tinha onze ou doze anos. Para além disso, as aulas de Moral no colégio eram passadas a ler e a ouvir ler Novo Testamento (e a rir e a falar para o lado...)  e só duraram até ao 3º ano (atual 7º). E fiquei por aí no que toca à Igreja.

Mas de cada vez que oiço falar na festa dos Ramos, que celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, lembro-me sempre da cena do extraordinário filme Jesus Christ Superstar que vi em 1973 e que ainda gosto de rever e de reouvir – tem uma banda sonora fora de série!

Querem recordar?




11 comentários:

  1. Ontem, na Batalha, dei mostras da minha grande ignorância ao ter perguntado a uma senhora a razão de andar tanta gente com ramos nas mãos.
    Depois de me ter respondido ainda me esclareceu que no próximo fim de semana era a Páscoa...
    (Lembrei-me imediatamente da resposta do José Rodrigues dos Santos ao Sócrates... mas não lhe dei troco).

    ResponderEliminar
  2. Olá Graça,

    Acabei de descobrir o seu blog através da Manuela do blog "A Turista Acidental".

    Obrigada pela partilha uma cena do filme "Jesus Christ Superstar".

    Uma boa pascoa.

    Evelyne

    ResponderEliminar
  3. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Eu neste domingo de Ramos que passou, e após ter ido visitar e prestar homenagem em um mosteiro budista, depois de almoço, levei a família, e fomos assistir à missa de Domingo de Ramos na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
    Sou um católico não praticante, fui educado no colégio de D. Bosco e frequentei dois anos de seminário em Vila Viçosa.
    Porém me dou bem com todas as religiões.
    E até trouxe para casa vários ramos de palma, que postei na entrada da porta de casa.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  4. http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2014/04/domingo-de-ramos_13.html

    ResponderEliminar
  5. Esse é dos inesquecíveis, Graça.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Um dos dias mais "interesseiros" do ano ! :))
    Pega lá este raminho (forreta) e passa para cá uma bela prenda de Páscoa ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  7. Adorei voltar a ver o "Hosanna" do filme "Jesus Christ Superstar" de que também gostei muito. Obrigada pelo momento.
    Um beijo e Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  8. Um filme que só vi uma vez , mas que gostaria de rever...

    Fica bem

    ResponderEliminar
  9. Hossana, Hossana, assim gritam os corpos na ebulição da espera...

    beijo

    ResponderEliminar
  10. Vi o filme talvez em 1976...
    Com agrado vim aqui recordá-lo.

    ResponderEliminar