sábado, 5 de abril de 2014

Cheiro a fénico

Aprendi com as mulheres lá minha infância que, ao escolhermos na praça, por exemplo, um pargo, devemos  reparar se ele cheira a fénico. E se cheirar, há que recusá-lo em absoluto.

Vem-me à cabeça esta memória de outras eras a propósito do «cherne», aquela espécie de político a quem a mulher, certamente feliz por se livrar dele a tempo inteiro quando foi para a Europa, assim apelidou a partir do poema de O’Neill «Sigamos o Cherne» (que se «lá no assento etéreo a que subiu» ficou a saber disso, deve ter dado umas boas voltas na tumba!)




É que o cherne, ao fim de todos estes anos a boiar em águas turvas e chocas, cheira com certeza a fénico e há que recusá-lo!

Ascendeu aonde ascendeu muito pela pobreza de inteligência, civilidade e de «saber de experiência feito» que grassa, desde o fim da Guerra Fria, entre os políticos da Europa e mais ainda por ter servido nos Açores (o «criado de libré» no dizer sempre sarcástico de Baptista-Bastos) aqueles cafés ao Bush e ao Blair sedentos de irem ao pote no Iraque. E agora, na curva descendente do seu baço reinado europeu, está a lançar todas as redes – ironia de cherne estragado – aqui para a tirinha de terra de onde fugiu com o rabinho entre as pernas clamando que o país estava «de tanga» para ver se apanha distraído este povo de tristes pescadores de carapaus e sardinha e se  atraca a Belém.

Para isso ele faz de tudo. Manipula opiniões sobre a excelente actuação do “governo”; encomenda relatórios sobre a "recuperação" da nossa economia e sobre a famosa "saída à irlandesa"; opina sobre tudo e manda recados e bitaites cá para dentro em nome da Europa.

Como os insanáveis “governantes”, deputados, apoiantes e puxa-saco da maioria e como os media em geral, também este cherne estragado está apostado em denegrir e desacreditar o partido que tem fortes probabilidades de ganhar as próximas eleições legislativas. Então, lembrou-se de levantar umas ondas de areia do fundo do mar atirando mais uma atoarda sobre o ex-governador do Banco de Portugal, elemento daquele partido, querendo enredá-lo no infame e torpe escândalo do BPN, criado pelas gentes do seu próprio partido e do qual se quer agora afastar, vá-se lá saber porquê!...

Se, de facto, já em 2002, ele estava preocupado com o crescimento daquele «polvo» de águas sujas, tinha obrigação, enquanto primeiro-ministro, de formalmente questionar o governador do BdP sobre se seria verdade «aquilo que se dizia sobre o BPN», alertar a Assembleia da República e até o Presidente da República. Mesmo sem o ter feito, o dr. Barroso, se tivesse querido jogar limpo, teria apresentado estas surpreendentes revelações que agora se lembrou de vir relembrar aquando da realização das comissões de parlamentares de inquérito sobre o assunto, coisa que não fez.

Este cherne fede! Cheira a fénico! Há que recusá-lo!

17 comentários:

  1. Já vimos que ele é fresco... e cheira a fénico...
    Nem que ele se escame todo, a mim não me convence.
    :)

    ResponderEliminar
  2. O mau cheiro cada vez se alastra mais...ontem também chegou à AR!
    Este peixe já não engana ninguém...espero eu!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Em estado de putrefação é que está e ainda se dá ao descaramento de querer vender-se como fresco.
    Que vá para o Dafur distribuir rações que será mais útil. Por cá está mais do que escalado, quero dizer, queimado. Mas apesar disso o PC ainda vai propor ao belenense condecorações a 10 de Junho, estátuas e panteões para espécies piscícolas. Veremos.

    ResponderEliminar
  4. ~
    ~ ~ Pfffiiiiiiiiiiií!!!... Que fetidez!!!

    ~ ~ ~ Vá de retro!!!

    ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~

    ~ ~ Um Domingo muito agradável. ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa da correcção. Não se diz «vá de retro», mas "vade retro" que significa "afasta-te", "vai para trás", sendo vade uma forma de imperativo do verbo "vado"(=ir) e retro um advérbio que significa "para trás".

      Esta expressão "vade retro" é usada na Bíblia, Evangelho de São Mateus, quando Cristo, no deserto, praticando o jejum, é tentado por Satanás: "Vade retro Satana". Daí ser usada sempre que se quer esconjurar algo. (a maior parte desta informação foi obtida em http://delingualatina.blogs.sapo.pt/8398.html)

      Eliminar
  5. Estas figuras apelidadas de cherne enjoam. Já nem suporto esse cheiro.
    Coitados dos pobres peixes que suportam estas comparações políticas .

    ResponderEliminar
  6. Certo é o ditado: "Há muitas formas de matar pulgas" neste caso, para atingir os seus objetivos disfarçadamente...

    ResponderEliminar
  7. Ele é cherne , é camaleão , ele é doninha fedorenta, ele é odioso , é perigoso , é um grande filho da mãe . Detesto-o , sempre o detestei e nunca me enganou.
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  8. Este cherne SEMPRE cheirou a fénico e quanto a roubos ísso é coisa que só o incomoda quando lhe convém: Arnaldo de Matos teve que o obrigar a devolver secretárias e mesas à Faculdade de onda as fora tirar.

    Porém, continuo a considerar que Constâncio poderia ter feito mais do que fez.Por exemplo, demitir-se , já que não tinha meios para obstar a que fraudes mais ou menos conhecidas e públicas estivessem a acontecer.

    Durão só tinha que apresentar queixa na Procuradoria, fazer algo se ao fim de três vezes não obteve resposta às suas inquietações, e não entendo como é escolhe Dias Loureiro para cargo importante no PSD!

    ESta criatura como não conseguiu o lugar internacional que pretendia vira-se para a Presidência da República e como vergonha e decência são coisas que nunca teve tem o desplante de fazer uma entrevista destas ocupando ainda o cargo de Presidente da Comissão Europeia fazendo dela o mesmo que o reformado de Boliqueime fez da Presidência da REpública: uma flor de lapela!

    Abraço de parabéns, Gracinha.

    ResponderEliminar
  9. Eu não gosto de cherne nem mesmo acabadinho de pescar.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  10. Boa malha, São!! (Obrigada pelos parabéns. Beijinho)

    ResponderEliminar
  11. o meu medo é que apesar do fedor que exala, o povo de memória curta se esqueça disso rapidamente. Um gajo que abandonou o cargo para o qual foi eleito, porque ia receber lá fora um ordenadão, não deveria poder voltar a candidatar-se nem para presidente da junta de freguesia...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Tenho pena do cherne... Fica com a imagem prejudicada à custa de destas figuras.

    ResponderEliminar


  13. para além do cheiro nauseabundo o fénico contamina o ambiente.

    toneladas de soda cáustica, precisam-me para uma limpeza profunda.

    beijo

    ResponderEliminar
  14. Cheira a podre! pior do que o cheiro no Parlamento a semana passada...

    ResponderEliminar