quinta-feira, 10 de abril de 2014

Baixo nível II

Com esta idade toda ainda me deixo espantar perante manifestações de falta de verticalidade e de coerência na atuação (coluna vertebral, diz-se) por parte de pessoas que acreditamos pertencer a um determinado nível sociocultural, de formação e detentores de graus académicos de prestígio.

Não consigo aceitar gente com falta de escrúpulos, para quem vale tudo para atingir os seus intentos, que enganam, ludibriam, cometem ilegalidades e, mais que tudo, as mentiras com que pretendem enganar quem os conhece bem – não tanto pela mentira em si que essa, dizem, tem perna curta, mas mais pela ofensa que fazem à nossa inteligência.

Mas que digo eu? Como posso encrespar-me contra comportamentos destes por parte de pessoas (mais não posso nem devo alargar-me sobre quem falo) que se movem numa esfera “cá de  baixo”, quando a segunda figura do país – a “nobre” barata-loura com fatinhos e passinhos à Charlot, que preside (sabe Deus como certa gente ascende onde ascende) à Assembleia da República  – se comporta como um verdadeiro galináceo perante os jornalistas que apenas pretendem desempenhar a sua função e, não contente com isso, responde não informalmente – o que já seria mau atendendo ao alto cargo que desempenha – mas de forma altiva e deseducada, boçal mesmo aos Homens que permitiram que ela própria e os apaniguados dos partidos que a escolheram possam ter ascendido aonde ascenderam – à Casa da Democracia.

Costumo dizer que temos 100 anos de atraso em relação às restantes democracias ocidentais em termos de cidadania, de justeza, de noção de igualdade, de legalidade, de noção de direitos e deveres, de representatividade e sei lá o que mais.

Mas em termos de comportamento vivencial, temos mais de trezentos anos de atraso: são os 300 anos de “santa” Inquisição mais 48 de ditadura que fizeram de nós um povo acorrentado aos grilhões da ignorância, da ruralidade, da incultura, da superstição, da mordaça clerical imposta.

E para submergirmos de todo esse lodo, desse lamaçal, desse nevoeiro, desse sebastianismo pacóvio que nos atiraram para cima, não chegam 40 anos!


Os eleitos da triste figura!

11 comentários:

  1. Já seria de esperar que não os deixassem falar, até porque essa escumalha sabe que a Associação não tem nada de abonatório a dizer sobre eles. Antes pelo contrário!

    Mas não tenho a menor intenção de ver as comemorações dos gajos na AR... :P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. O que ela disse foi muito mau, o tom que empregou foi gravíssimo. Estava com uma telha!!!, a dona da casa da Democracia...
    Os telhados estão baixos, fico-me por aqui não vá partir alguma telha, sem querer.

    ResponderEliminar
  3. Ouvi hoje as declarações.
    Esta saiu da aldeia, mas a aldeia nunca saiu dela.
    BFDS

    ResponderEliminar
  4. " O problema é deles!" - que vergonha, como é possível dizer-se uma coisas destas sobre os homens que fizeram a Revolução que estamos a festejar?
    Só não concordo que a compares com Charlot porque esse era um senhor!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. ~
    ~ ~ Queriam plúmbeos capitães, de cravo na lapela, mudos e risonhos,
    ~ ~ para enfeitar e abrilhantar a sua carnavalesca festa pseudo democrátiica,
    ~ ~ mas o tiro saíu-lhes pela culatra.

    ~ ~ O resto... ""Não existe!"", parafraseando a douta e fiel subalterna. ~ ~

    ~ ~ ~ ~ Bom fim de semana para todos os autênticos democratas. ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  6. Se tivessem a consciência tranquila , limpa , o dever cumprido dentro do espírito de Abril , até teriam muita honra em ter lá os ainda sobreviventes e ouvi-los, E mais não digo Graça,pois anda por aqui alguém da escumalha e depois da ditadura económica voltem a impôr a ditadura da palavra e do pensamento.
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  7. Amiga Graça:

    Como foi possível deixarmos que só os incompetentes e mal formados chegassem aos mais altos cargos da nação ?

    Nós temos que ter alguma culpa nisto, não há outra explicação.

    Será que algum dia chegaremos a outro nível ?

    beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Mas esta senhora, lá na assembleia, até que está no lugar certo. Ela representa, inteiramente, quem a lá colocou. Melhor transparência seria difícil... valha-nos Deus!

    ResponderEliminar
  9. a mulherzinha anda mal do toutiço, só pode ser...

    a Presidência da AR é um passo maior que a sua perninha.

    porventura boa para a canja, mas sem a passada certa com o lugar.

    subscrevo a tua indignação.

    beijo

    ResponderEliminar
  10. Assunção Esteves desiludiu-me profundamente. Conheci-a em macau e tinha uma imagem dela bastante positiva.

    ResponderEliminar