segunda-feira, 7 de abril de 2014

Memória de Elefante

«… podes achar idiota mas preciso de qualquer coisa que me ajude a existir.» (Todos precisamos, não é? E muito!)

É assim que termina «Memória de Elefante», o primeiro romance do escritor António Lobo Antunes, publicado em 1979 e que acabei de ler há dias. Mas não foi o primeiro nem o segundo romance que li do autor. Sei que não é um autor querido do grande público, mas eu gosto de o ler. Se calhar comecei a lê-lo por ser psiquiatra. Os psiquiatras sempre exerceram um certo fascínio sobre mim. Mas isso é outra história…

«Memória de Elefante» atraiu-me pelo título (sempre tive muito boa memória) e pelo que ouvi da boca do autor numa entrevista a que assisti aquando do lançamento de «Não é meia-noite quem quer». Também queria ver se a prosa, a linguagem utilizada, a sintaxe, a temática eram já tão densas e complexas como em romance mais recentes.

Lobo Antunes disse que «Não é meia-noite quem quer» é o mais autobiográfico dos seus romances. Mais ou menos autobiográficos são todos os romances que dele li, mas parece-me que «Memória de Elefante» é muito, muito ligado ao afastamento do autor da mulher e das filhas., da sua saída de casa.

A história quase não existe porque tudo se passa num dia e numa noite da vida deste psiquiatra atormentado com a solidão que lhe advém do seu trabalho no hospital psiquiátrico e da ausência da família chegada: a mulher, que continua a amar com um amor de paixão e as filhas, que chega a espiar à saída do colégio.

Uma prosa pesada, carregada de referências de grande erudição, memórias de infância, dores de crescimento numa família grande e pertencente à burguesia lisboeta em que a figura do pai é por de mais marcante, cicatrizes profundas deixadas pela Guerra Colonial. E sempre a angústia do narrador que é personagem principal e se confunde com o autor.

Aliás o que mais surpreende e encanta (e dificulta) na leitura de Lobo Antunes é a constante desconstrução da narrativa; a confusão nas categorias do romance: o tempo cronológico e psicológico, os espaços, o tratamento das personagens que muitas vezes se confundem e o narrador que constantemente passa de “ele” para “eu”. Neste seu primeiro romance essa desconstrução não é ainda tão profunda ao nível das personagens já que toda a (pouca) acção se centra no narrador. Por outro lado, a sintaxe ainda é mais ou menos “regular” porque ainda não há frases nem palavras deixadas a meio…

Mas é uma narrativa violenta, com uma linguagem violenta, cheio episódios muito fortes e pesados como são as cenas passadas no hospital psiquiátrico em condições quase sub-humanas – é preciso ver que o país tinha saído há pouco da ditadura, tempo em que os direitos básicos da população não eram tidos nem achados. De igual modo violento quando se descrevem os sentimentos do narrador-autor-psiquiatra. Violento e dramático na descrição da prostituta com que o narrador se envolve para, de alguma forma, sanar a sua solidão, a sua angústia.

E, alternando, a beleza, a ternura do capítulo que trata do momento em que o psiquiatra, roído de saudades das filhas, se esconde numa pastelaria de bairro à espera que elas saiam do colégio para as ver de longe. «Torcido de cólicas de amor o médico tinha a impressão de haver feito a favor delas um seguro de sonho…»


Se gostarem do género, leiam…

18 comentários:

  1. Nunca li nada do autor, mas a ideia que tenho é que "denso" demais para o meu gosto. Aliás,o meu marido leu em tempos "Exortação aos crocodilos" (acho que era este o título algo bizarro) e no fim não me soube explicar sobre o que o livro tratava. O que só por si foi elucidativo... :)

    Mas li algumas crónicas dele de que gostei bastante!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Excelente indicação. Vai para minha lista de futuras leituras. Obrigada!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Já li Graça e tenho outro dele para ler, "Vida em mim"

    Boa semana minha querida

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar

  4. http://conversavinagrada.blogspot.pt/2014/01/antonio-o-cordeiro-e-um-lobo-chamado.html

    ResponderEliminar
  5. ALA não é de se dependurar nas paredes da sala. Dá trabalho mas eu gosto muito. Por isso mesmo.

    ResponderEliminar
  6. O primeiro livro que li dele foi “Os Cus de Judas” a pedido de um amigo que insistiu ser um dos melhores livros dele.
    Gosto de metáforas. Detestei as que o autor usou.
    Tentei ler outro, cujo título não me recordo. Não o acabei.

    ResponderEliminar
  7. A segunda vez que hoje leio referências a memória de elefante.
    a primeira foi no blogue do Carlos Barbosa Oliveira.

    Lobo Antunes é que não entra comigo.
    Não consigo gostar.
    Beijinhos e votos de boa semana!

    ResponderEliminar
  8. ~
    ~ Lamentamos que a memória de elefante não tenha produzido livros mais coerentes, por exemplo, no que concerne à definição do eu autor, do eu narrador.
    ~ A guerra colonial traumatizou todos que nela participaram e produziu conflitos conjugais, muitos doentes de foro psicológico e distúrbios mentais.
    ~ Memória de elefante não convém a um psiquiatra. Eu conheci um, completamente "passadinho dos carretos", inofensivo, mas irremediavelmente alienado. ~

    ResponderEliminar
  9. Tenho momentos,
    gosto de tentar acompanhar o ALA, leio e leio, já consegui perceber o seu estilo de escrever, de enquadrar as suas ideias, muitas lucubrações, muitas vezes me chateio com o autor, levanto-me e vou espairecer por uns tempos, depois volto, leio e leio, tenho-me deixado influenciar pela forma como escreve, fico com muitas reticências... que acabo por as usar, também, no que escrevo...
    Acabo por me irritar comigo mesmo porque não sou capaz de screver sem reticências e exclamações/interrogações, fica-se assim (eu fico) sempre que insisto em ler o António Lobo Antunes.
    Uma coisa é certa: é o autor de que tenho mais livros; quase todos...

    !!!
    Gostei muito deste seu texto , Graça.
    O dia está a apelar para que eu vá para a rua, para o campo, para a Serra, capturar momentos!...
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Gosto tanto das suas crónicas e ainda não consegui entrar a sério nos seus romances!
    Tenho mesmo que voltar a insistir!
    Agradeço a dica!

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Já li há muitos anos este livro. Por certo devia relê-lo. Gostei do que escreveu sobre o autor, que aprecio bastante...
    Um beijo, amiga.

    ResponderEliminar
  12. Gracinhamiga

    Preparava-me para enviar daqui de Colvá a minha opinião sobre a Memória de Elefante que trouxe aqui para Goa e a fim de o reler com alguma atenção.

    Mas, debaixo dos pés se levantam os trabalhos: a nossa Rosinhamiga tirou-me tudo o que me apetecia dizer. É assim mesmo, Ventania!, é assim mesmo.

    Fomos colegas de carteira no Camões; já então ele tinha mau feitio... Não gosto, realmente, muito dele. Ou melhor, nem muito, nem pouco.

    Qjs

    ResponderEliminar
  13. Lobo Antunes não é um escritor para toda a gente, mas um grande escritor Português. Bem merecia, num futuro próximo, ser um candidato ao Prémio Nobel.

    ResponderEliminar
  14. ~
    ~ Este anónimo segue este blogue.
    ~ Não é preciso ser um sobredotado, como dá a entender que é, para perceber que não tem hombridade para se identificar, porque não integra o perfil político deste blogue.
    ~ Até pode ser alguém bem nosso conhecido, mas, para mim, os seus comentários merecem-me toda a (des)consideração que dedico a todos os incógnitos. ~

    ResponderEliminar
  15. Opiniões, Majo! Para mim, desde que não mostrem falta de civilidade, aceito todas as opiniões sejam assinadas ou não. Não se sabe o que pode estar por de trás dessa vontade de anonimato. Temos de lutar contra a nossa constante vontade de fazer juízos de valor.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  16. Fui, durante muitos anos, fã incondicional de Lobo Antunes. Logo que saía um livro dele, ia a correr comprá-lo. "Os cus de Judas e Memória de Elefante foram os primeiros que li. Ou melhor... devorei!
    A partir de determinada altura, os seus livros começaram a ser demasiado herméticos, um bocadoneuróticos até e deixei de ler. Continuo fiel à suas crónicas quinzenais na Visão. Imperdíveis!
    Já agora, a propósito de "Memória de Elefante", permita-me que lhe sugira esta leitura:
    http://cronicasontherocks.blogspot.pt/2014/04/memoria-de-elefante.html

    ResponderEliminar