sábado, 18 de janeiro de 2014

Ary

Passados trinta anos sobre o seu desaparecimento, continua vivo na nossa lembrança, nas nossas canções, no nosso imaginário.

«Torrencial, apaixonado, firme, exuberante, truculento, corajoso. Qualquer destes adjectivos cabe em José Carlos Ary dos Santos, mas nenhum deles chega para qualificar plenamente o homem, o poeta, o militante. Em Ary, o todo é sempre mais do que a soma das partes e estas nunca são estanques entre si: Ary foi o poeta que foi por ser o militante que era, e não poderia ser uma diferente sem trair tudo aquilo que constituía a sua própria razão de ser.» (…) «Fumava, bebia muito e era visto como truculento, imprevisível e arrebatado. (…)» - dizem no jornal de hoje.

Fernando Dacosta em «O Botequim da Liberdade» sobre o Bar das tertúlias de Natália Correia, fala assim sobre o poeta Ary:

«Para Natália (…) Ary era o «Arycoffee português» (pela sua dependência da bebida). Ele retribuía-lhe com idêntico empenho: (…) chamava-lhe «jibóia bufona».

A certa altura «Ary difamou-me, dizendo que eu era da PIDE, mas Álvaro Cunhal, um verdadeiro príncipe, veio logo a público defender-me e desmenti-lo, criticando-o por essa infâmia!» revelou-me a visada [Natália].

Ary era useiro em comportamentos destes. Além de Natália, traiu (a seguir à revolução) Amália e Fernanda de Castro, três mulheres a quem, até aí, tratava por «tias do meu coração» (…) passando a referi-las por «velhas gaiteiras».

Num encontro literário no Solar do Vinho do Porto, Ary e Dórdio (ainda solteiro) entornaram-se ruidosamente rebolando, gordinhos, aos sopapos, aos insultos, ante o gáudio (mal) dissimulado dos presentes e o gozo de Natália – causadora de tão pífio duelo entre álcoois marados.
Os comportamentos pitorescos de Ary faziam-se, entretanto, cardápio de gozos no Botequim – e na cidade.

Numa madrugada cruza-se, no Rossio, com um jovem a quem convida para o acompanhar. Entrados em casa, rés-do-chão junto à Sé, o desconhecido tira da carteira um cartão: inspector da Judiciária.
Num ápice, Ary escancara as janelas e, carregando no vozeirão, grita: «Socorro, tenho aqui um polícia que é bicha, acudam. Socorro!»

Ao visado só restou fugir a sete pés, ante o acordar da vizinhança, que saiu para a rua em defesa do seu poeta. (…)

Ramalho Eanes, Presidente da República, conseguirá mais tarde que Natália aceite (com indisfarçáveis reservas) as desculpas de Ary. (…)

Justa, Natália Correia destacará, sempre que se proporciona, o talento poético, a ousadia social de Ary.(…)» (pág. 51 – 53)

Deixo aqui duas das muitas canções com poemas seus das que eu considero mais bonitas: «Cavalo à solta» e «Estrela da Tarde»








13 comentários:

  1. O Ary, ele mesmo o dizia: "serei tudo o que quiserem..." tinha uma estranha forma de estar na vida, mas até agora ninguém mais escreveu poemas tão bonitos e fortes para cantar. Faz-nos falta a "voz" dele.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Excelente trabalho, admirável. Gosto.
    Quando um poema é construído assim ganha adeptos, pela força que imana. Por isso dedicou tantos anos da sua vida como letrista, sendo um grande poeta.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom poeta, mas uma pessoa extremamente complicada.

    Gostei de ouvir o Tordo, que anunciou ir embora de Portugal em breve ...isto já depois de Maria João Pires (que anda zangada desde belgais9 afirmar ir renunciar à nacionalidade portuguesa.

    Comprendo-lhes as razões, mas lamento que em vez lutarem usando a notoriedade que têm, partam.

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
  4. Com uma personalidade muito bizarra, deixou-nos alguns belos e inesquecíveis poemas, num estilo emocionante e muito peculiar.

    Vivendo mais um Inverno; para hoje, um dia feliz.

    ResponderEliminar
  5. Estrela da Tarde - muito lindo - total boêmia amorosa!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Interessante compilação. É sempre bom recordar.

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto muito do Ary Poeta. O outro eu nunca conheci.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  8. O homem podia ser isso tudo e muito mais, mas o poeta, esse, é imortal! :)

    Beijocas

    ResponderEliminar

  9. Irreverência q.b. para tanto talento!...

    Um beijo

    ResponderEliminar
  10. "Tricas" à parte, resta a poesia. Genial!

    ResponderEliminar
  11. Nem eu disse outra coisa! A poesia é genial. O(s) poeta(s) como o comum dos mortais tem pés de barro!

    «É da torre mais alta do meu pranto/
    que eu canto este meu sangue este meu povo./
    Dessa torre maior em que apenas sou grande/
    por me cantar de novo.»

    ResponderEliminar
  12. Escolheste duas musicas perfeitas e lindas para o tema desta tua postagem,super adorei e me encantei.

    ResponderEliminar
  13. Ary dos Santos foi um poeta genial.Tem poema que são verdadeiramente inspiradores e únicos. Gosto do jeito torrencial e sanguíneo que o caracteriza. Só os grandes, são capazes de escrever músicas tão belas e intemporais como aquelas que escolheu aqui para o lembrar... Faltam-nos hoje Arys dos Santos, capazes de com as suas palavras plantarem as sementes capazes de germinar em revolução - de mentalidades, de crenças..., de gente capaz de reinventar para reclamar o seu país.

    ResponderEliminar