sábado, 21 de janeiro de 2017

J'ai froid!

Brrrrr!!! Estou farta de frio! Bem sei que daqui por seis meses estou a vociferar porque hei de estar farta de calor! Mas para já, estou enregelada, enrodilhada em roupa, com quilos de dores nas articulações e montes de frieiras nos pés e nas mãos. 

Estou farta de frio! Mesmo com os dias lindos de sol, estou farta de frio! As minhas pobres plantas estão caídas e queimadas. As camélias soçobram castanhas em vez de cor-de-rosa. Só o pequeno azevinho, árvore do frio, parece remoçar.

E nas minhas habituais deambulações pelas minhas canções de sempre, lembrei-me da querida Françoise Hardy - que fez (73) anos há poucos dias  - com aquela canção de 62 em que dizia: «J'ai chaud, j'ai froid, hum, hum cheri» 

Nesta altura  j'ai froid apenas, mas a cançãozinha fica aqui para aquecer-nos o coração...




23 comentários:

  1. Gostava muito de a ouvir cantar, embora eu seja dez anos mais novo que ela ! Aliás gosto imenso de canções francesas e de muitos intérpretes !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu!!! A língua e a cadência francesas são muito belas.

      Eliminar
  2. Graça não sei se conheces esta artista francesa, mas se não conheces encontras no Youtube muitas músicas dela !
    barbara (monique serf), na wikipedia...
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Barbara_(cantora)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Frio, frio, só tive na quarta-feira. E mesmo assim, havia gente na praia :-).
    Apesar de não gostar de frio, ainda menos gosto de chuva.
    Bom FdS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui mais para norte, as noites têm tido temperaturas negativas que se mantêm até às dez da manhã. Muito frio!

      Eliminar
  4. Eu adoro frio.
    Já tive frieiras que coisa mais detestável que desespero só podes estar enervada e irritada.
    Não me lembro nada desta música mas adorei.
    Fica bem e sem comichões.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Depois de ouvir
    o Bruce
    aqueci

    e já nem sei quem foi essa tal Hardy
    Cantava?

    ResponderEliminar
  6. O frio a mim, não me impede de fazer seja o que for, já o calor gera em mim uma indolência tal que só me apetece estar estendida no sofá.
    :)
    Estou admirada por o CBO ver aqui a sua idolatrada Francoise e só falar do tempo. :))
    Frieiras, não sei o que é isso há mais de 40 anos...fiquei imune às queimaduras do frio!!
    Hoje até que esteve um dia menos mal, por aqui.
    Beijos Graça.
    (Tens de usar luvas, gorro e botas de cano alto. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E uso, Janita! Mas sou animal de sangue frio... (mas de coração quente!)
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Também eu estou fartinha de tanto frio!
    Bom domingo!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brrrrrrr...... Não há moda que nos brilhe com este frio, Isa!!

      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Eu também sou assim. Quando faz frio, queixo-me. Quando faz calor, volto a queixar-me. :)

    ResponderEliminar
  9. Como tu dizes bem, ela e estas canções aquecem-nos os corações !!! Quantas saudades destas músicas e destas/es intérpretes de música francesas, que juntamente com as dos conjuntos italianos eram as que eu mais ouvia na minha juventude (10 anos fazem muita diferença !), ainda as inglesas não estavam em voga e as vieram a destronar (infelizmente, digo eu) ! :)

    Beijinhos quentinhos, Gracinha ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cá gosto/gostei sempre de todas: das francesas, das italianas, das latino-americanas e das inglesas, pois então! Eu queria era festas e bailes... eh eh eh...

      Eliminar
  10. Espantaram-me os 73 anos!

    ESta canção desconhecia.

    Quanto ao teu texto, subscrevo (menos as frieiras, que felizmente não tenho).

    Boa tarde

    ResponderEliminar