segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Manuel António Pina


O escritor que adorava gatos, poeta discreto, prémio Camões, autor diário de crónicas «com saudade da literatura» no JN, completaria hoje 70 anos se não tivesse partido, também discretamente, há pouco mais de um ano. No Porto, onde vivia, a data foi assinalada de variadas formas: o Museu de Imprensa promoveu a leitura de dez dos seus poemas em sete locais que o autor frequentava nomeadamente a padaria Ribeiro, a belíssima Livraria Lello, o café Piolho, a estação de metro da Trindade, e os cafés Orfeuzinho e Convívio. Esta iniciativa foi acompanhada pelo lançamento de milhares de panfletos com poemas do poeta em diversos locais da cidade do Porto.

Em jeito de homenagem breve ao cronista que eu tanto apreciava, deixo aqui uma das muitas crónicas com que o jornalista/autor animou a última página de tantos e tantos exemplares do Jornal de Notícias. Podia ser uma qualquer outra, mas esta, além de falar de gato, parece-me tão atual!

Onde se fala de gatos e de homens

Os meus gatos dormem durante a maior parte do dia (e, obviamente, durante a noite toda). Suspeito que os gatos têm um segredo, que conhecem uma porta para um mundo coincidente e feliz, por onde só se passa sonhando. Um mundo criado como Deus terá criado o nosso humano mundo, à sua desmesurada imagem. Porque os que sonham são deuses criadores. Os gatos sonham dormindo, os homens sonham fazendo perguntas e procurando respostas.

Mas os meus gatos dormem e sonham porque não têm fome. Teriam, se precisassem de procurar comida, tempo para sonhar? Acontece talvez assim com os homens. Como se o espírito criador fosse, afinal, prisioneiro do estômago. Talvez, então, a mesquinhez de propósitos da nossa vida colectiva radique, como nos querem fazer crer, no défice, e talvez o cumprimento das normas do pacto de estabilidade seja o único sonho que nos é hoje permitido.

E, contudo, dir-se-ia (e isto é algo que escapa aos economistas) que é o sonho, mais do que a balança de pagamentos, que alimenta a vida, e que os povos, como os homens, precisam de mais do que de números. Os próprios números têm (os economistas não o sabem porque a sua ciência dos números é uma ciência de escravos) o poder desrazoável de, não apenas repetir, mas sonhar o mundo.

Há anos que somos governados por economistas e o resultado está à vista. Talvez seja chegada a altura de ser a política (e o sonho) a dirigir a economia e não a economia a dirigir a política. Jesus Cristo «não sabia nada de finanças, / nem consta que tivesse biblioteca», e o seu sonho, no entanto, continua a mover o mundo.

JN, 09/11/2005

12 comentários:

  1. Também muito o apreciava e partilho com ele a paixão pelos bichanos.As pessoas como ele não morrem viverão pelos pensamentos positivos e afirmativos que criam e transmitem.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Mais um homem excepcional nascido em Novembro!
    Lembrei-o no facebook ao partilhar a notícia que referes!
    Ele merece e ainda por cima um amante gatos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Tinha uma enorme admiração pelo Pina, um dos melhores cronistas a escrever na nossa imprensa. Ele não partiu. Quem gosta de gatos, nunca parte!

    ResponderEliminar
  4. Gracinhamiga

    Tive o privilégio, o prazer e a honra de ter sido amigo do Manel António, o Pina. Aprendi muito com ele, embora ele fosse mais novo do que eu - uns escassos dois anos, mais ou menos...

    O Porto homenageou-o. Fez bem. O Porto tem memória. Acho bem. Mas o Porto sem o Manel António não é o mesmo Porto. Digo eu. E digo porque nos riamos a bandeiras desfraldadas com o digo eu.

    Até quando, Pina? Até quando um homem quiser, como o Natal. Obviamente - com gatos.

    Qjs

    ResponderEliminar
  5. O Manuel Pina oferecia-nos deliciosas crónicas no JN e poesia de primorosa sensibilidade. Tive conhecimento da partida dele, pela rádio, quando regressava a casa ao fim do dia. Atrevi-me então a escrever as linhas seguintes, sem ter o conhecimento das suas rotinas.

    O Poeta voou

    Um coração abriu as asas e
    mil folhas agitaram ao vento
    da árvore onde morava
    um poema no derradeiro alento.
    Num voo crescente soltou-se no universo.

    Há de voltar ao Guarany,
    os jornais dirão do evento
    ao café com outros ausentes,
    no granito ficará o momento.
    A liberdade respira sempre num verso!

    Manuel António Pina
    18/11/1943 – 19/10/2012

    ResponderEliminar
  6. Lia sempre as suas crónicas na "Visão"

    Um abraço

    ResponderEliminar

  7. Se os gatos mandassem...os coelhos já teriam fugido!

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar

  8. O Porto é pequeno demais para uma tão grande "pessoa". Mas como muito bem diz, trata-se de uma pessoa "discreta", discreta como só alguém de alma nobre.

    Tenho uma referência ao poeta nas minhas "searas".

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Uma justíssima homenagem a um dos Grandes intelectuais e escritores portuenses !

    Bj. Graça ! :))
    .

    ResponderEliminar
  10. "A poesia vai acabar, os poetas

    vão ser colocados em lugares mais úteis.

    Por exemplo, observadores de pássaros

    (enquanto os pássaros não acabarem).

    Esta certeza tive-a hoje ao

    entrar numa repartição pública.

    Um senhor míope atendia devagar

    ao balcão; eu perguntei:

    "Que fez algum poeta por este senhor?"

    E a pergunta afligiu-me tanto

    por dentro e por fora da cabeça que

    tive que voltar a ler

    toda a poesia desde o princípio do mundo.

    Uma pergunta numa cabeça.

    – Como uma coroa de espinhos:

    estão todos a ver onde o autor quer chegar? "
    Manuel António Pina (1943 - 2012)

    ResponderEliminar