sábado, 29 de abril de 2017

A gata Tama

Hoje o Google assinala o 18º aniversário do nascimento da gata Tama, que era a chefe da estação de comboios Kishi em Kinokawa, no Japão. Isso mesmo: a gata era mesmo chefe da estação!

Durante muitos anos, a estação de Kinokawa teve muito pouco movimento o que ia provocando o seu encerramento em 2004. Em 2007, os japoneses tiveram a ideia de nomear a gato de Chita, chefe da estação na altura, para suceder no cargo ao seu dono.

A gatinha atraiu multidões de viajantes só para vê-la no seu escritório com o gorro oficial de tamanho de gato. Essa decisão acabou por salvar a estação do encerramento e ainda contribuiu muitíssimo para desenvolver a economia local.


(daqui)

A gatinha nasceu no dia 29 de abril de 1999 – faz hoje 18 anos – e morreu em 25 de junho de 2015. Entretanto já arranjaram um outro gatinho para fazer as suas funções. É o Nitama, ou o Tama II.

Fez-me lembrar quando, há uns anos, fui a Londres e fiquei num hotel em que um gatarrão andava por cima do balcão da receção como se fosse o dono daquilo tudo… O rececionista acabou por informar que o dono do hotel era mesmo o gato!




Uma foto do gato

Claro que tive de lhe pegar ao colo...


A biblioteca de uma escola aqui de Leiria tem um gato que anda livre por lá, o que também é uma atração para os alunos. Uma delícia, não vos parece?

Também na Biblioteca Municipal havia um gato leitor. Infelizmente e como nem todos temos a mesma sensibilidade, quando a nova responsável camarária pela Biblioteca tomou posse, mandou de imediato que retirassem de lá o gato e pronto!

Feitios...

24 comentários:

  1. A senhora que mandou retirar o gato deveria ter alergia. Histórias de gatos que não conhecia. Obrigada por publicá-las.

    ResponderEliminar
  2. Saudades do meu gato angorá... o "Michelin"... Fez parte da meiguice da minha infância...
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A saudades de um gata mitigam-se arranjando outro...

      Beijinho.

      Eliminar
  3. Histórias que também eu não conhecia. Bem... na realidade também a minha gata Liza é a dona cá de casa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São todos... :))

      Obrigada pelo comentário e pela visita.

      Eliminar
  4. Há gatos felizes protagonistas de mil estórias. Com direito a alimentação gourmet.
    BFS.

    ResponderEliminar
  5. Não tenho gato mas o da minha prima e vizinha costuma passear-se por aqui. Sobe-me para os parapeitos das janelas, para os telheiros e, nas noites de verão em durmo com a janela aberta é muito provável encontrá-lo de madrugada dentro de casa. :)
    Não sabia da história da gatinha Tama até aparecer este doodle.

    ResponderEliminar
  6. Já a conhecia!
    Um LAR de idosos onde visito uma tia ... há um gato se enroscando em cada recanto!
    bj

    ResponderEliminar
  7. Conheci uma livraria na Baixa Lisboeta em que era normal ver um gato deitado na montra em cima dos livros.

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia a história da gata Tama (só a fiquei conhecer pelo Google). Senti a vossa falta no encontro hoje e do post que depois se seguiria sobre o encontro.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Gábi, pela tua sensibilidade e simpatia. Também tenho pena de não ter estado presente e do prazer que me dá escrever sobre os nossos almoços no dia seguinte (mesmo com a censura da nossa deusa....)

      Beijinho.

      Eliminar
  9. Que história tão gira!
    Ando com vontade de adoptar um gatinho bebé...
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazes muito bem porque eles são fofos e doces e fazem tanta companhia!

      Eliminar
  10. Já tinha lido sobre a gata Tama, mas acrescentas sempre mais alguma coisa. Percebe-se bem que gostas muito de gatos...
    Uma boa semana, Graça
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro gatos! desde que me conheço...

      Beijinhos e ronrons...

      Eliminar
  11. Uma maravilha este seu post e as várias situações
    da utilização de gatos, que eu adoro.
    Gostei muito de ler.
    Amiga, desejo que esteja a passar
    um bom 1º. de Maio.
    Bjs,
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Irene, pelas suas simpáticas palavras.
      Beijinhos "revolucionários"...

      Eliminar
  12. Amiga Graça, mas alguém tem alguma dúvida da competência e eficiência dos gatos :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar