sábado, 8 de abril de 2017

Dia Mundial da Saúde

Esta altura do ano está cheia de Dias Mundiais. O da Saúde foi celebrado ontem, dia 7. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS e, desde 1950, que no dia 7 de abril se celebra o Dia Mundial da Saúde.

Todos os anos a organização escolhe um tema para ser debatido e, este ano, o tema escolhido foi a depressão, com o lema "Let's talk" – Vamos falar!

Realmente, é muito importante que se fale sobre esta doença – porque é, de facto, de uma doença que se trata e não uma “mania”. Há anos que me esfarrapo a dizer que uma depressão é tão doença como uma hepatite, uma infeção, uma perna partida, embora as pessoas tenham uma enorme simpatia, uma grande compaixão pelo doente que tem queixas do coração, do fígado, dos pulmões do que do pobre desgraçado que diz que está num processo de depressão. Não faltarão os comentários mais depreciativos, mais torpes, mais injustos. «Tem mas é falta de trabalho!» «Falta de peso!» «Não sabe o que há de fazer ao dinheiro.» «Mimo a mais!» ou, pior que todos, aquele que ouvi aos meus ouvidos quando não conseguia dormir mais do que três ou quatro horas por noite: «Graças a Deus nunca tive de tomar nada desses medicamentos para dormir: sempre dormi de consciência tranquila» - Foi das maiores maldades que me disseram.

Por outro lado, são os próprios doentes que se recusam a admitir que estão realmente doentes “porque sabem que estão doentes mas não querem ir ao «médico dos doidos», porque não querem tomar medicamentos que «viciam, engordam e não fazem nada» e porque sabem que quem se queixa desse tipo de coisas são pessoas «fracas da cabeça».” Mesmo entre a família há olhares desconfiados, e dizem e redizem que a vida tem de continuar. Não acreditam que esteja verdadeiramente doente, com uma doença «de verdade».

Por isso há que falar! "Let's talk".

E depois, as pessoas que, felizmente, não têm tendências depressivas e que, felizmente, nunca tiveram aquele imenso nó na cabeça, ou no coração, ou no estômago, ou sei lá onde que durante meses, anos a fio teima em não se desatar, gostam de nos dizer: «Vá, não estejas triste! Não penses nisso! Distrai-te!» ou «Mas qual o motivo por que estás assim? Tens todos os motivos para seres feliz!» ou «Tens de te esquecer dessas angústias! Tens de ter força e sair disso!»

Por isso há que falar! "Let's talk".

«Como com outras doenças, [a depressão] pode acontecer independentemente dos eventos de vida. E ninguém pergunta a um doente oncológico: “Como é que tens um cancro, se tens uma vida ótima?” Temos de tratar a doença mental como tratamos a doença física.» - defende a psiquiatra Filipa Palha.





17 comentários:

  1. A mente pode elevar-nos ou destruir-nos... Principalmente, a mente alheia...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. bem verdade, Graça.
    e ainda há aqueles que não levam a sério estas doenças.
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, Graça. Mente sã em corpo são.
    Há que estar atento aos sinais e tratar a mente como se trata do corpo. Apesar de haver pessoas que acham 'isso da depressão' uma picuíce.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu já sofri de depressão...aliás tenho depressão endógena: tenho falta de produção de serotonina. Assim sendo, tenho de tomar sempre anti-depressivo. No entanto, estando medicada, sou uma pessoa tranquila e feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que conseguiram encontrar a medicação certa!!

      Beijinho.

      Eliminar
  5. Segunda as estatísticas de 2012, 4,7% da população canadiana sofria de depressão.

    Quem faz esse tipo de comentários é, rigorosamente, ignorante!

    ResponderEliminar
  6. Posso garantir (não é só minha impressão, Graça) que a "Depressão" é uma das piores doenças ! :((
    Não só para a própria pessoa, mas também para as que a rodeiam !
    Pode não matar (embora por vezes isso aconteça, por suicídio) , mas mói e de que maneira !
    O que acontece é que há depressões e depressões e é habitual as pessoas queixarem-se por andar deprimidas, sem saberem bem o que isso é na realidade. Quando há uma depressão de verdade , isso é para muitos, muitos anos !!! ... e dificílima de nos vermos livres dela e dos males que ela causa ! :((

    Grande Abraço , Gracinha ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem dito, Rui!! A depressão 'a sério' tem de ser tratada por psiquiatras e pega-se à gente durante anos! Sei bem do que falo.

      Beijinhos

      Eliminar
  7. É uma doença muito grave concordo com o Rui, faz mal a todos, doentes e acompanhantes.
    A vida tem muitas voltas e reviravoltas não é possível estar sempre bem, uns conseguem ter um episódio ou outro e passa-lhes mas outros convivem com a doença a vida inteira.
    É um caso sério que não passa só porque se diz que está um dia de sol...
    Haja saúde.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Amiga Graça, só quem passa pela depressão, ansiedade e ataques de pânico(tive direito a todos)sabe como são incapacitantes e dolorosos.
    Felizmente pedi ajuda atempada e consegui de algum modo reverter a situação, mas as marcas ficaram para sempre.

    Um beijinho grato

    O Toque do coração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também passei por isso tudo e... sabe.se lá se já passou... É um bocado mau!! Na Primavera volta sempre a mostrar um arzinho da sua "graça"...

      Beijinhos.

      Eliminar
  9. quem nunca passou as linhas vermelhas
    que atire a primeira pedra

    beijo

    ResponderEliminar