quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Vergonha na CPLP

Não gosto muito de trazer para aqui questões meramente políticas, mas há alguns assuntos que me deixam muito abespinhada. E como um blog é, por definição um «diário de bordo», ou seja, um web log e dias há em que dificilmente consigo calar o que aqui me vai dentro , cá vai!

A questão é sempre a mesma de há uns meses para cá: a forma abstrusa como os nossos jornais (e telejornais) passaram a transmitir as notícias, ou seja, pela negativa. Por exemplo, há um ano atrás a taxa do desemprego descia e o pisca-o-olho da RTP1 estampava um sorrisinho naquela cara de sonso e dizia com entoação de grande surpresa: «a taxa do desemprego caiu mais x pontos percentuais!»; esta noite disse com ar sisudo: «a taxa do desemprego caiu para os 10,6%» mas sublinhou e repisou que há quinhentos e sessenta mil desempregados em Portugal. Importa denegrir, quero eu dizer.

O DN – que ultimamente se tem desdobrado em chamar à primeira página notícias, opiniões, entrevistas e outras coisas o anterior primeiro-ministro e a ex-ministra Cristas – ontem encheu a sai capa com um enorme perfil de Teodoro Obiang (o ditador que manda e desmanda na Guiné Equatorial há 37 anos com direito a pena de morte e tudo) com o seguinte título em maiúsculas: OBIANG O PRESIDENTE QUE EMBARAÇA MARCELO E COSTA. E em letras mais pequenas: Presidente da Guiné Equatorial é um dos líderes presentes em Brasília para a XI Cimeira dos países lusófonos. Antiga colónia espanhola em África é o membro mais recente.

Esqueceram-se de referir que foi com a anuência do anterior PM e do anterior presidente da República que aquele país, onde nem se fala nem se ensina a Língua Portuguesa e onde se desrespeitam os mais básicos direitos humanos, passou a fazer parte da CPLP. Foi há dois anos na Cimeira de Dili. Uma enorme vergonha e a troco de quê? Para que aquela organização se «torne um dos blocos mais importantes ao nível petrolífero» - disseram. E eu que pensava que o grande objetivo daquela comunidade era a aproximação de Portugal e das suas ex colónias em volta de uma língua e cultura comuns!


Ai se esta desastrosa inclusão tivesse sido autorizada por um PM e por um PR da área da dita «geringonça» (passe o ignominioso termo) - o que os jornais não teriam de dizer!




19 comentários:

  1. A imprensa portuguesa, quase na generalidade, não faz mais do que sabotar o actual governo
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabem fazer mais nada! Jornaleiros à jorna é o que eu lhes chamo.

      Beijinho.

      Eliminar
  2. Obiang? quem é?
    deve ser figura importante
    pois passou a notícia dominante
    na cimeira CPLP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Notícia dominante
      de jornalistas sem caco
      Passou a se importante
      à custa do Passos e do amigo Cavaco...

      Eliminar
  3. Eu quero ver é quem tem coragem para propor a saída desta ditadura da CPLP.
    Ou de, pura e simplesmente, ignorar a presença do seu ditador nas reuniões.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, ora, agora para o pôr dali para fora vai ser quase impossível. Cá para mim, ele deve ter pago e bem a sua entrada para a comunidade...

      Eliminar
  4. Não farei comparações, mas penso exactamente como a Graça Sampaio.
    Uma organização para harmonizar os povos e a língua portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Luís, e apenas isso. Mas isso somos nós que pensamos "pequenino"... ...

      Eliminar
  5. concordo com a Graça, o denegrir é página de rosto :( e aos mais "criticáveis" estende-se o tapete vermelho da notícia
    quanto ao "pisca-o-olho", mudo de canal, e relativamente ao Presidente da Guiné Equatorial acredito que o professor Marcelo Rebelo de Sousa já o tenha inscrito numas aulas de português!
    abraços
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ah ah... e já lhe deve ter vendido uma série de livros...

      Beijinhos, Ângela!

      Eliminar
  6. Política e políticos ... "puxam a brasa à sua sardinha"!!!
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracinha, parece-me que deve haver algumas exceções. Poucas, mas algumas...

      Beijinhos excecionias...

      Eliminar
  7. Uns e outros, vivem e alimentam-se de "queixinhas", eu não me canso de pensar que os jornais não são de fiar,....:)))
    Bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero dizer com isto que comentários que se possam fazer baseados em notícias que são grandes verdades à segunda e uma enorme mentira à sexta, coisa que nos está sempre a acontecer.
      Grandes verdades de um partido serem desmentidas pelo opositor a mim deixa-me desorientada além de furiosa!!!
      Os anos passam e os pobres continuam pobres e os ricos, ricos e não me parece que alguém esteja muito interessado em alterar este estado de coisas.
      Haja saúde!!!
      bjsss

      Eliminar
    2. Infelizmente assim tem sido, mas nós, cada um de nós, não pode nem deve não participar nem que seja reclamando...

      Beijinhos.

      Eliminar
  8. E, já agora, como explicar o quase silêncio da nossa CS perante o escândalo da ocultação do défice francês, com a conivência de Durão Barroso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vergonha. Há na comunicação social um enviesamento da informação porque o "patrão" que paga manda. Quanto ao comportamento do pisca-pisca que mantém uma atitude teatral na apresentação das notícias tendenciosa, acho eu, deveria há muito estar de licença sabática para se candidatar ao prémio Nobel. Também ouvi, por acaso, a notícia que a Graça refere e pensei é preciso ter lata!
      Quanto ao sr. Obiang ainda não percebi como é que lhe aparam o jogo. Não há um segurança que o retenha à porta e o recambie para o TPI?
      Bom fim de semana.

      Eliminar
    2. Uma vergonha!! Somos o povo do «deixa arder que o meu pai é bombeiro», uns tristes!

      Eliminar
  9. Por essas e outras não ganham os actuais jornalecos portugueses um cêntimo comigo.

    Quanto ao jornalista de sarjeta e escritor de fancaria nem o vejo sequer.

    Se o reformado de Boliqueime e Passos tivessem uma réstea de dignidade e um pingo de vergonha teriam recusado a situação e saído da sala!!!

    No Brasil , a reunião nem sequer em nota de rodapé foi referida tanto nas televisões como nos jornais.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar