terça-feira, 30 de agosto de 2016

Parabéns, Dona Cleo!

Cleonice Berardinelli – cem anos!

Esta senhora, figura grande do estudo e do ensino da literatura portuguesa no Brasil, professora universitária e membro brilhante da Academia Brasileira de Letras, completou cem anos no passado dia 28.

Especialista em Camões e Fernando Pessoa, não desmerecendo autores desde Eça até Saramago, considera a Literatura Portuguesa – que conhece profundamente – a base de tudo. E diz: «Nós chegamos até aqui porque existiu lá atrás um sujeito chamado Camões. Ninguém mais conhece Dom Diniz, que escreveu as cantigas de amor mais lindas. Então, tudo isso é o lastro de conquistas seguidas até se chegar ao século XVI, com os artistas já considerados clássicos. Até chegar o Gil Vicente, foi preciso passar antes pelos esboços de teatro de Henrique da Mota, por exemplo

Dona Cleo formou gerações e mais gerações de professores e intelectuais. Alguém lhe pergunta o que significa leccionar, ao que responde com toda a simplicidade: «Tudo. A aula é o começo de tudo. O que eu escrevi foi a partir do que eu estudei para ensinar. Os ensaios que eu escrevi nasceram na sala de aula. A minha atividade como professora, como didata, é a raiz de tudo que eu fiz, de tudo que eu escrevi. Uma pessoa que me entrevistava me perguntou: "Como pode a senhora chegar a esta idade com este entusiasmo, esta paixão pelo que faz?". Eu disse: "Porque nunca parei de dar aulas e nunca parei de fazer exatamente aquilo de que eu gosto". Então, trabalhar naquilo que se gosta é realizar-se. É a impressão que eu tenho. Se me obrigassem a pentear cabelos, eu seria uma desgraçada total. No terceiro cabelo, eu já estaria louca. Eu penso nisso porque sempre detestei me pentear.

Em magnífica forma, dizem os seus amigos, mantém a sua capacidade de comunicação e de ler bem os versos dos poetas que estudou e admira.


E em dias de festa para a língua portuguesa, a escritora e amiga Nélida Piñon também celebra: “são 100 anos augustos, benditos. E teve uma vida muito bonita. Ela serviu ao rei que ela queria: a língua portuguesa”.


Oiçamo-la!




(Para saber mais:)



10 comentários:

  1. Gostei do assunto Graça:)))
    também fiz recentemente algumas descobertas que coloquei no meu blogue de poesias:

    http://poesiesenportugais.blogspot.pt/2016/08/tomas-antonio-gonzaga-marilia-de-dirceu.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Ângela! è preciso dar a conhecer os nossos poetas, os nossos escritores que são tantos e tão bons. Já lá fui espreitar: Tomaz de Gonzaga traduzido em francês? Que máximo! É belíssima a poesia de TG, séc. XVIII com a sua Marília de Dirceu que escreveu no exílio em Moçambique...

      Beijinhos poéticos.

      Eliminar
  2. Confesso a minha ignorância.
    Não conhecia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia, mas na blogosfera também se aprende e tu és daquelas que nos trazes sempre assuntos especiais e interessantes.

    Beijinhos Graça

    ResponderEliminar
  4. Gostei de conhecer, aqui, esta senhora. :)

    ResponderEliminar
  5. Amigos, eu também soube da existência e da categoria desta senhora há poucos anos: com o Jornal de Letras e outras leituras do género...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Graça, tem aqui um peça e tanto. Fiquei encantado com Dona Cleo. Dá gozo ouvir, assim, uma voz como a dela, um tom especialmente terno que a idade lhe conferiu. A Bethânia já conhecia e admirava.
    Venha mais disto. Vale a pena.
    Bj.

    ResponderEliminar
  7. Uma Senhora das Letras que não deixa que a sua voz canse nem que a sua paixão esmoreça. Acabo de ler no JL, os textos de homenagem, mas já antes havia pesquisado no You Tube para a conhecer melhor.

    Muito bom o seu artigo também, Graça!

    Bj.

    ResponderEliminar
  8. 100 anos? Estou deliciada!
    Estive a ver alguns vídeos... são pura delícia! E depois, na companhia de Maria Bethânia ainda mais interessantes são.
    Já é tarde e não me posso alongar nas visualizações... mas já guardei esta ligação para ver mais tarde.

    Beijinhos cheios de coincidências!
    (^^)

    P.S. a minha tia também é toda fresca... :)

    ResponderEliminar