terça-feira, 16 de junho de 2015

Auto-imolação? Não, obrigada.



Já aqui disse uma vez que gosto de ler (que me desculpe o Henriquamigo que não vai com a cara do cara…) as Opiniões de Sérgio Figueiredo às 2ª feiras no DN.

Ontem, antes mesmo de ter tido tempo de ler a do dia, comecei a dar conta que muitos dos meus facefriends estavam a partilhar (oh como odeio a conotação de hipocrisia que este verbo ganhou!) o texto de SF com apreço, a qual abordava a «entrevista que não aconteceu» de José Sócrates à TVI.

Não é novidade para ninguém (nem aqui nem em nenhum outro âmbito em que me mova – a transparência é uma das minhas imagens de marca) que me interessa particularmente tudo o que tenha a ver com a prisão profilática de JS, pelo que me apressei a ir ler o dito texto.

Confesso que fiquei bastante desiludida. Não propriamente com o texto jornalístico que este jornalismo pátrio é tudo menos interessante, isento e sério, mas com o que fez exultar os meus facefriends. Que foi o seguinte: «Não devo nada a ninguém. Muito menos a Sócrates. Ao contrário de outros, outrora amigos, eternos da onça, que se escondem entre as frases ocas que proferem e as visitas que não lhe fazem. Partido cobarde, partido escondido, partido assustado. (…) Mais impressionante que a coragem de Sócrates em permanecer dentro de uma cela, entre delinquentes, é a falta dela em António Costa e na maioria dos dirigentes socialistas, que deliberadamente confundem justiça com amizade.»

O jornalista faz o que o patrão quer que ele faça que é fazer transmitir a mensagem de que António Costa é um fraco que não defende o ex dirigente do partido. É isso que convém aos partidos do governo. Naturalmente se António Costa viesse a terreiro dizer que JS é o único preso político deste país democrático (?) e fosse visitá-lo todas as semanas, o jornalista (este e os outros todos) viria dizer que este era um candidato perigoso (Já não corajoso) porque queria a todo o custo sobrepor-se ao poder judicial e estava claro que defendia as mesmas políticas de JS que “obrigaram” o país a chamar a tr(o)ika…Sempre de acordo com aquilo que o patrão quisesse que ele escrevesse.

Agora serem os próprios militantes e simpatizantes do partido a fazerem a anti campanha, não me quadra nada bem. Mesmo sendo por solidariedade para com JS (e olhem que solidária estou eu com ele desde o primeiro minuto – e escusam de me criticar que não me faz diferença, nem me demovem) não consigo admitir que, numa altura em que há que fazer de tudo para mudar o triste destino que este país escolheu há quatro anos e que este partido é o que melhor se perfila para que isso aconteça, queiramos ser tão “politicamente corretos”, tão independentes, tão isentos que recorramos à auto-imolação!

É que para nos deitarem por terra já temos a coligação e a esquerda dita única.  

17 comentários:

  1. Não sou simpatizante do Partido em causa, não gosto de JS nem tenho espírito de monge budista para me auto-imolar. No entanto, não posso deixar de vir dizer que admiro em ti essa inabalável crença no ex pm, e sim, Graça, todos te reconhecemos essa imagem de marca chamada 'transparência'.

    Como de hipócrita também não tenho nada, vais desculpar-me, mas acho que todos têm direito a manifestar a sua opinião, quer ela vá de encontro à tua ou não!
    Pelo que, os teus amigos do face book têm o mesmo direito de se manifestar, nem que seja para dizer parvoíces, como essa exultação que referes , a respeito do texto de SF, do qual discordas.
    Então a liberdade de expressão não foi uma das conquistas de Abril?

    Não abri o link, mas amanhã virei fazê-lo para ficar mais por dentro do assunto e não andar a fazer "manobras de maquinista não encartado"...:-)

    Beijinhos e boa noite, Graça!

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disse contra a liberdade de expressão, parece-me! Ainda antes de visitar Londres, nos idos de 70, a minha maior admiração naquele povo era terem um Speaker's corner. Como poderia estar contra a liberdade de expressão, Janita?!

      ;)

      Eliminar
  2. Ocorre-me uma reflexão, não sobre o texto em questão nem sobre a imolação, seja ela auto ou não. E é assim:

    Sobre esse arguido, o que tenho lido, é que tudo se tem desenrolado no mais estrito respeito pela letra da lei. Ora a lei é coisa escrita e votada por aquela malta lá no parlamento sentada. Se a lei é injusta, é porque assim a fizeram. Se ela está artilhada, nem digo mais nada... por ironia o arguido é vítima da sua ´própria maioria. Sabia?

    Claro que o juiz é peça importante, mas não consta que tenha cometido nenhuma ilegalidade... até ver

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sabia! Tenho-me em conta de pessoa mais ou menos bem informada. Mas se a lei é que conta, por que razão as (pseudo)investigações aos senhores da área do Padrinho são feitas de forma tão diferente? Será que usam uma outra lei?
      Ai se fosse um dos do seu partido, meu querido!!

      Eliminar
  3. Para onde quer que se volte, António Costa leva porrada por causa de José Sócrates, Graça.
    Se não o vai visitar e não fala acerca dele, é porque não o apoia, não é solidário.
    Se o vai visitar, se fala acerca dele, é porque está a interferir na investigação.
    Preso por ter cão e por não ter.

    Sócrates preso político, Graça??
    Por favor, isso até é ofensivo para aqueles (muitos) que foram realmente presos políticos, presos de consciência.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, sei bem a diferença entre um preso político em tempos de ditadura e um preso político em tempos de democracia - passe o paradoxo...
      Vivi até dentro da idade adulta contemporânea de muitos e muitos presos políticos no tempo de Salazar e de Caetano - seria a última pessoa a pretender ofender os seus sofrimentos injustos. Garanto-lhe!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Gostei das vossas opiniões e tenho muita pena de não conseguir expressar a minha de uma maneira simples e sucinta mas tenho tendência para pensar que há dois tipos de pessoas: os políticos e os outros....
    Para se ser político há que ser capaz de seguir as regras de um jogo que já está a correr...nem toda a gente serve para isso.
    Eu diria que a política é um mal necessário.
    bjs



    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, papoila! Tantos males necessários neste nosso mundo!! Se fosse só esse....

      Beijinho

      Eliminar
  5. Subscrevo o que a amiga escreveu e a sua opinião sobre o Sérgio Figueiredo.
    Está tudo a funcionar contra o PS. Agora até a hipótese da saída da Grécia
    está a servir para atacar o PS e dizem eles, que precisamos de manter
    o actual Governo(Nuno Melo, hoje na TSF) A SIC está totalmente do lado
    da direita e a TVI quase o mesmo. A RTP já se sabe, enfim a Counicação
    Social muito mais favorável à direita.
    Bj.
    Irene Alves.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Irene, pela compreensão! Por vezes sinto que estou a falar sozinha...

      Beijinhos

      Eliminar
  6. JS não é o preso político "tipo antes do 25 de Abril". Corrupção, branqueamento de capitais, fuga aos impostos e... dizem que uns poucos de milhões são dele e não dos amigos... Há seis meses preso...E os Espirito Santo, que ficaram com muitos milhões das economias dos depositantes, onde estão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão em casa muito recatados e sossegadinhos para abrirem a porta aos polícias amigos que, ao fim de onze meses, da barracada é que vão fazer os arrestos..... Por amor da santa!!!

      Eliminar
  7. A comunicação social passa a informação que mais convém aos patrões!
    A prisão de JS e data em que ocorreu não foi por acaso, vão fazer tudo para prejudicar o PS só não vê quem não quer.

    Beijinho Graça
    Adélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só não vê quem não quer e a quem não dá jeito, Flor! Enfim!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. ~~~
    ~ «Auto-imolação»?!
    ~ São muito débeis para tal ato!
    ~ Neurónios lentos, massa cinzenta escassa,
    QI baixo, falta de discernimento, visão curta.

    ~ ~ ~ Grande abraço, Graça. ~ ~ ~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  9. Já não compro jornais há décadas...

    Beijinhos

    ResponderEliminar