sábado, 19 de julho de 2014

Mais uma cratinice!

Mesmo «de férias» não dá para ignorar mais esta aleivosia por parte do senhor (C)rato e da sua maravilhosa equipa. 

E nem vale a pena voltar a perorar sobre o caso. Basta transcrever parte do editorial do DN de ontem para se ficar a entender a atitude persecutória aos professores por parte do ministro.

«O Ministério da Educação publicou ontem em Diário da República um despacho em que agenda para a próxima terça-feira, 22 de julho, a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC), imposta aos docentes contratados. (...)

A avaliação profissional, seja em que atividade for, faz parte do escrutínio e é um instrumento indispensável para aferir da qualidade e do mérito de quem trabalha. Mas o que está em causa é o método adotado pelo ministério liderado por Nuno Crato.


Convocar os professores para um exame obrigatório apenas com três dias úteis de antecedência, em que muitos já estão em pleno gozo de férias, é pouco sério e revela uma postura quase revanchista em relação a uma classe profissional que, naturalmente, tem usado de todos os meios legais à sua disposição para travar as intenções do Governo. É evidente que é necessário escolher os melhores e também é normal que, a este processo, corresponda uma redução do número de professores contratados com base em critérios de qualidade aferidos através da avaliação. O que não é aceitável é que o Executivo transmita a ideia de que o seu único objetivo é contabilístico, isto é, a eliminação de professores da folha de pagamentos do Ministério da Educação. É que, em política, o que parece é.»

(DN, 18 de julho de 2014, sublinhados meus)




9 comentários:

  1. Não, não é revanche
    É uma medida de "longo" alcance

    (aliás, bem identificada no último sublinhado e na denúncia de Nogueira, goste-se dele ou não)


    ResponderEliminar
  2. Obviamente, Crato evita, assim, uma eventual greve dos professores aos exames.

    ResponderEliminar
  3. ... foi assim, a 18 de Dezembro
    e bem me lembro

    https://www.youtube.com/watch?v=KRbnDG2DiJg

    ResponderEliminar
  4. ~
    ~ ~ Dizes bem-- uma retaliação vergonhosa!

    ~ ~ Mais do que uma falta de respeito por docentes jovens ou no início
    de carreira, é mais um rebaixamento à dignidade do Ensino em Portugal.

    ~ ~ Uma criatura infame e desprezível!

    ~ ~ ~ Continuação de boas férias. ~ ~ ~

    ~ ~ ~ ~ ~ Abraço. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  5. Guardo-me de palavras para classificar os comportamentos deste ministro e deste ministério.
    Parece que tudo lhes é permitido.


    ResponderEliminar
  6. São Banza disse:

    Crato , pura e simplesmente, é o exemplo da falta de respeito que o bando do Poder tem pelas pessoas: para eles uma maioria absoluta, mesmo esgatanhando-se, é a sua ditadura pessoal de quatro anos. E como o reformado de Boliqueime funciona como ministro sem pasta, têm o caminho livre!!

    Boas férias e abraço grande :)

    ResponderEliminar
  7. Nojento este (C)rato! E os professores meus colegas que tanto confiaram nele quando ele chegou ao "governo"! Porque não se deram ao trabalho de ler o seu pedante e mal escrito livro sobre o «Eduquês». Nojento!

    ResponderEliminar