domingo, 6 de julho de 2014

Dia do Vinho

Fiquei a saber pelo telejornal da manhã da RTP 1 que se celebra hoje o Dia do Vinho. Não encontrei nada de muito certo mas parece-me que, aqui em Portugal, se celebra no primeiro domingo de Julho.

Nunca na minha vida bebi sequer uma gota de vinho (não de álcool) e é até, juntamente com azeitonas, uma das minhas repulsas compulsivas - dito assim mesmo com estas duas palavras fortes e que têm a ver com «pulsões».

No tempo da minha infância e adolescência uma senhora, aqui neste país pequenino e cinzento, não bebia vinho, nem cerveja. Beberia um vinho branco, um licor, um Porto, um Madeira, um champanhe mas apenas em ocasiões especiais. Não me lembro de ver a minha mãe ou a minha avó a beberem vinho e, mesmo das minhas tias minhotas, apenas uma bebia à refeição. Havia alcoólicos de mais naquele tempo em que o Salazar dizia que «Beber vinho é dar de comer a um milhão de portugueses» por isso as mulheres da classe média não se podiam dar a esse desfrute. Beber era coisa de homens e de bêbados.

De há uns anos para cá, o "prestígio" do vinho foi-se regenerando, as marcas refinaram, passámos a ser produtores de bom vinho apreciado no estrangeiro e tudo e agora é "fino" beber vinho. Tinto se possível. 

E agora até há um Dia do Vinho!

Por isso resolvi deixar aqui umas brincadeiras para, de alguma maneira, ajudar a celebrar o vinho (que eu abomino...)

Primeiro Pessoa que até foi «apanhado em flagrante delitro»





Depois a Arte: O Fado e o Vinho da nossa amiga Clotilde.



Por fim, o humor.







E, já agora ....


16 comentários:

  1. se calhar ainda bebem pouco. Um amigo casado com uma holandesa revelou que a esposa depois da sua primeira visita a Portugal foi contar à família, espantada, que as portuguesas não bebiam...

    ResponderEliminar
  2. É por isso
    que Baco e Dionísio
    embirram consigo

    Pessoa era um bom copo!

    ResponderEliminar
  3. Gracinhamiga

    No melhor pano cai a pior nódoa, excepto nestas novas toalhas anti-nódoas.

    Já passou o tempo salazarento em que na revista à portuguesa o Vasco Santana dizia: O vinho é qu'induca, o fado é qu'instroi

    Eu gosto de vinho, mas não me emborracho. A Raquel idem, idem, aspas, aspas, os meus filhos também uma nora, a Margarida igualmente. Os netos e a neta ainda não sei.

    E termino com a Amália: Oiça lá ó senhor vinho / vai responder-me, mas com franqueza / porque é que tira toda a firmeza / a quem encontra no seu caminho?

    Qjs

    ResponderEliminar
  4. Alguns médicos dizem que o vinho tinto às refeições faz bem à saúde.
    Ele é bom e escorrega depressa mas se não se tiver cuidado acontece como no fado da nossa Amália
    -diga lá ó senhor vinho...
    (não sei se é esta a letra)
    Viva o dia do vinho e mais os que vierem...

    ResponderEliminar
  5. Deixei passar este dia em branco...não bebi vinho! :)
    Embora digam que o tinto faz melhor ao coração, bebido com moderação, obviamente, eu prefiro branco bem geladinho!
    Confesso que já exagerei duas ou três vezes, não fiz boa figura e daí não ser uma senhora...segundo o conceito salazarento! :)
    Mas isso foi há muito tempo...

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. RRRRSSS RRRSS

    Aprecio vinho a acompanhar as refeições e até percebo um pouco do tema.

    Inclusivamente, no sábado fui ao Jantar de Gala dos trinta anos de Enoteca, de que sou sócia.

    Mas só bebo socialmente, em casa não.Ah, e tenho a sorte de aguentar, pelo que nunca fiz má figura pública , felizmente.

    Mas essa agora de um Dia do Vinho acho disparate,



    Ah, não aprecio mesmo nada cerveja e nas raríssimas ocasiões em que a bebo tem que ser tipo Abadia . Só na República Checa é que, mesmo assim, ma agradou um pouco mais, por ser leve.

    Boa semana. Gracinha.

    ResponderEliminar
  7. Se há tantos “dias de” por que não haver um dia do vinho?! Acho muito bem. É um produto que traz muitas receitas ao país e que até deveria ser mais divulgado no estrangeiro. Pelo que tenho observado (em casa de amigos e de família em Portugal) o vinho continua a ser bebido essencialmente às refeições. Aqui, quando visitamos amigos (não portugueses) é muito frequente oferecerem-nos um copo de vinho (para além do chá ou do café) sem ser à hora do almoço ou do jantar.

    ResponderEliminar
  8. Primeiro o Marquês de Pombal, depois o Salazar e até aos nossos dias, a produção de vinho ajuda a equilibrar a nossa balança de pagamentos. O Dia Nacional do Vinho tem razão de o ser... mas beber com moderação, isso é outra conversa!

    ResponderEliminar
  9. O beber vinho ou cerveja por parte das "senhoras" não é hábito tão antigo como isso ! :))
    Lá bebiam "pela calada" e era famosa no Porto uma confeitaria onde as "senhoras" se reuniam em amena cavaqueira, por volta das 5, como pretexto para "mandarem vir um "chãzinho" servido em chávena e em bule, mas do autêntico branco da parreira, que não dava nas vistas !

    Devo dizer que há cerca de 40 anos fui à Alemanha e fiquei admiradíssimo ao ver homens e mulheres, nas cervejarias ou em barracas de feiras, a beberem "à vontadinha" de grandes canecas em perfeita igualdade de sexos, o que cá seria impossível ! :)))
    .

    ResponderEliminar

  10. Também abomino... Daí perguntarem-me como faço para escrever, argumentando que ninguém o faz em estado de total sobriedade. :)

    Um beijo

    ResponderEliminar
  11. Gosto de saborear um bom vinho, mas sempre com moderação. Um bom vinho português é o que há de bom! Não sabia que temos o "Dia do Vinho"! Valeu a informação!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  12. Amigo Rui, bem sei disso que o meu pai, que era de Barcelos, já falava nisso ...

    ResponderEliminar
  13. Lídia, a mim que não escrevo e muito menos poesia, perguntavam-me como me divertia nas festas sem beber! Como se fosse necessário...

    ResponderEliminar
  14. ~
    ~ Li a opinião de um enólogo americano que estando de acordo com a minha,
    esclareceu as minhas dúvidas. Afirmava que os tintos portugueses são
    excelentes à refeição, mas demasiado fortes para aperitivo ou bebida social.

    ~ Tenho a impressão que antes da engenharia enóloga, ainda eram mais
    "carrascões", pelo que, como bem referiu a Graça, as senhoras não o
    apreciavam.

    ~ Agora já aparecem bons vinhos à venda em Portugal. Num passado recente,
    eram todos exportados, porque por cá, o nível de vida não permitia luxos.

    ~ Atualmente, refeições especiais sem o aroma de uma pequena quantidade
    de bom vinho leve, perdem toda a graça.

    ~ ~ ~ Uma boa semana. ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  15. No tempo do António havia muito mau vinho ou por ser feito sem uvas, o malfadado vinho a martelo, ou por ser produzido sem as técnicas hoje conhecidas. Havia tintos bravos que "arranhavam", espessos, carrascões que se bebiam a custo deixando "a boca a saber a papel de música".
    Hoje têm outra classe, o que não quer dizer que sejam menos alcoólicos, escorregam bem mas há que ler a graduação no rótulo não vá a gente ficar com a testa dormente precocemente.

    ResponderEliminar

  16. Como já cheguei aqui fora de tempo, tive o cuidado de ler, para além do teu saudável post, a opinião de quem cá passou antes de mim.
    E permite-me dar um beijo especial à Catarina pois, quando comecei a ler o que ela escreveu, eram essas precisamente as palavras que eu tinha ENGASGADAS na garganta para dizer.

    Sou minhota e o meu pai era produtor de vinho e posso confirmar que lá em casa só se bebia vinho à refeição. Não me recordo com que idade me deixaram começar a beber... mas não foi hábito regular que trouxe para a vida adulta.

    Hoje bebo muito esporadicamente... mas estou com a nossa amiga Rosa dos Ventos... um braquinho fresquinho é uma delícia, principalmente num dia de calor. Mas se a ocasião e a refeição assim o exigir, não me furto a num dia de festa acompanhar o meu "famoso" arroz de pato com uma garrafinha de vinho tinto da Quinta do Carmo...


    Beijinhos em estado sóbrio... mas inspirado
    (^^)

    ResponderEliminar