quinta-feira, 31 de julho de 2014

Que pires!

De vez em quando tenho uns lampejos de expressões que se usavam em tempos e que caíram em desuso. (Com efeito, a riqueza de uma língua consagra-se na constante mutação semântica, fonética e… ortográfica – por muito que custe aos oponentes ao(s) acordo(s) ortográfico(s) e aos que dizem que «fizeram um acordo com a língua de Camões»…)

Bom, mas voltemos aos tais lampejos! Quem se lembra da expressão «pires» que nos anos 50 se usava para referir uma pessoa reles, de baixo nível, pretensioso, boçal? Foi dessa “linda” palavra que veio a também “linda” palavra «piroso» que, na minha opinião, tem uma conotação menos forte que a primeira.


Pois foi essa palavra - pires - que assomou à minha mente quando li a finíssima declaração que o ainda presidente da Comissão Europeia fez ontem ao referir-se ao montante que a Europa enviará para Portugal nos próximos sete anos: "26 mil milhões de euros é uma pipa de massa".



(imagem retirada do facebook)

13 comentários:

  1. Gracinhamiga
    Hoje não comento, só informo: já tenho quem me produza o livro de crónicas, é a Chiado Editora

    Qjs

    ResponderEliminar
  2. Não lembrei da palavra "pires" porque não conhecia, mas quando li a noticia pensei noutras não melhores em classificação do dito cujo.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  3. Acho que "pires" é uma palavra lisonjeira para ele. Labrego com pretensões a finaço, é o que ele é.

    ResponderEliminar
  4. dizes que é "pires" - e com razão!

    mas se eu bem compreendo a "expressividade" deste espaço é um outro adjectivo que te queima a língua.

    beijo

    ResponderEliminar
  5. De pires não me recordo, mas recordo-me de piroso. Parece que muita pirosice se pode aplicar ao dito senhor.

    ResponderEliminar
  6. Julgava que era ao contrário: que pires era "abreviatura" de piroso! :)

    Quanto ao fujão e ao palavreado dele... suponho que é bem de um cherne!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Uma expressão pouco apropriada a um cherne, não é? :)))
    Beijinhos e votos de bfds

    ResponderEliminar
  8. Essa não conhecia, só o taberneiro.
    :)

    ResponderEliminar
  9. Ele não é piroso é mesmo reles!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Os comentários acima fizeram-me lembrar uma cena a que assisti há uns anos.
    Estava um grupo de indivíduos falando (mal) de um outro, cada qual o mais azedo!
    "Deviam fazer-lhe isto" e "aquilo" - tudo coisas boas, como podes imaginar.
    Um familiar meu ouvia em silêncio, e passado algum tempo perguntou: afinal em que ficamos? mata-se o homem ou não se mata o homem?
    Eu assisti à cena, qua acabou em gargalhada geral.
    E agora pergunto eu - posso fazer a mesma pergunta relativamente ao pires em questão???

    Um dia conto-te como é que um amigo meu diz que acabava "com eles"...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. E ainda há gente a vender e a comprar o produto, com o prazo de validade mais que ultrapassada!? Que cheiro!
    Se ele estivesse bem caladinho poderia passar desapercebido mas pelo jeito está a pedir chuva, ainda poderá surgir por aí alguma casca de banana. Escorregar numa calçada (à) portuguesa pode ser muito feio.
    Vem o dito com preocupações sobre a forma como o dinheirinho é gasto...
    Em que medida contribuiu ele para combater a corrupção e a ladroagem? Como político, primeiro-ministro e presidente da comixão?

    ResponderEliminar
  12. ~
    ~ De baixo nível por todas as razóes-- pela linguagem, pela soberbia e vanglória.

    ~ Fala como se fosse uma proeza sua e não normas dos fundos estruturais europeus.

    ~ Por fim, o que são 26 milhões, em termos macro económicos, relacinando-os com o PIB?!
    ~- Nada! Vão volatilizar preenchendo os buracos do Orçamento do Estado...

    ~ ~ ~ Bom fim de semana. ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  13. ~
    ~ De baixo nível por todas as razóes-- pela linguagem, pela soberbia e vanglória.

    ~ Fala como se fosse uma proeza sua e não normas dos fundos estruturais europeus.

    ~ Por fim, o que são 26 milhões, em termos macro económicos, relacinando-os com o PIB?!
    ~- Nada! Vão volatilizar preenchendo os buracos do Orçamento do Estado...

    ~ ~ ~ Bom fim de semana. ~ ~ ~

    ResponderEliminar