domingo, 29 de dezembro de 2013

Em final de ano

Em final de ano velho e no limiar de mais um ano bebé, eu bem queria poder escrever sobre as coisas bonitas e boas que aconteceram; bem queria pôr aqui músicas daquelas que (me) enchem o coração – La Mer; Je ne regrette rien; Il faut savoir; She (ui!!); These arms of mine; Do you want to know a secret?; Crazy (ui! Ui!); The Closest Thing to Crazy… etc. etc.; bem queria pôr aqui belos poemas de amor e de lamechice… Mas não posso.

Como pode alguém pensar em música e poesia e arcos-íris depois de sabermos que este “governo” – eleito! como diz a nossa amiga blogger  São – vai distribuir benesses pelos hospitais que menos medicamentos receitarem e penalizar os que receitarem de mais?

Como se pode falar em rosas e violetas, quando ficámos a saber que a Linha Saúde 24 vai dispensar 20% dos seus incansáveis efetivos e substituir os enfermeiros mais experientes por outros que lhes ficam mais baratos?

Sabemos desde a campanha eleitoral que o lema desta «gente da sôfrega ida ao pote» era, falaciosamente (aliás como tudo foi falácia, embuste e mentira naquela campanha eleitoral), «fazer mais com menos», por isso… nada de novo!

Tenho para mim (e eu raramente me engano…) que mais uns meses e serão oferecidos benefícios às unidades de saúde que mais óbitos assinarem, que isso vai constituir enorme poupança na despesa pública. É por isso que não posso, não consigo deixar aqui musiquinhas e frases lamechas de final de ano!




15 comentários:

  1. E pensar que Pedrito Coelho é filho de um médico e de uma enfermeira e tem um irmão deficiente!

    Mas penso que não nos devemos privar das nossas manifestações carinhosas, a favor de vitupérios e outros despautérios.

    Sou defensora da partilha de informação, da denúncia das prepotências geste governo; mas também da essencialidade do cultivo da Amizade e, no meu parecer, o dever cívico e a amizade não são incompatíveis, pelo contrário, são os amigos a autêntica "anima" deste processo.

    ~ ~ ~ B e i j i n h o s ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  2. ⋰ ♬♪ ⋯ ✰ ⋯ ♬♪ ⋰
    No alvorecer de mais este ano trago votos de paz, saúde e muitas alegrias.
    Bom ano de 2014 e que este governo não continue destruindo o pouco que temos...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Na minha esplanada, Goebbels foi eleito a personalidade do ano... por tudo isso que aqui está escrito!

    Asco!!

    ResponderEliminar
  4. Não falarias dos meus rosas e violetas, certamente mas se o fiz é porque tenho o roupeiro cheio de cinzento e preto e a alma da mesma cor!
    Às vezes é preciso fazer um enorme esforço para não se notar que o meu tempo é um não tempo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Precisamos, sim, de rosa e violeta, querida Leo.
    Não quero que cedas a essa tristeza.
    A Esperança é a última a morrer!
    Nós vamos resistir! ~ ~ Beijinhos.~ ~

    ResponderEliminar
  6. "Governo tira-nos a saúde". É bem verdade e é por isso que cada vez há mais gente a funcionar a pastilhas. Mas a coisa vai complicar-se ainda mais.

    Quando ouvi esta noite a nova fiquei confuso. Estarei a baralhar as coisas, não percebi bem? Penaliza-se quem gasta de mais! Premeia-se quem gastar menos!
    O que é gastar de mais? O que é desperdício?
    A média da estatística do frango vai ser replicada na saúde? O que vale uma pessoa? Qual a média a gastar em cada doente?
    “Todos os homens são iguais mas uns são mais iguais que os outros”, logo, são diferentes. Sendo diferentes justificam-se tratamentos diferentes.
    Quem puder pagar tem antibiótico quem não pode toma aspirina.Em alternativa cria-se um Banco do medicamento, alimentado pela generosidade do público à saída de supermercados e farmácias, e pelos stocks em fim de validade.

    Quem pensa que “a saúde não tem preço” está redondamente enganado.
    É isto o futuro?!

    ResponderEliminar
  7. Como nao sei o que dizer, nao digo nada.

    Boa noite ou boa madrugada.

    ResponderEliminar
  8. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Embora não viva nesse que foi um Jardim à beira Mar Plantado, infelizmente sei o que se vai passando e cada notícia que ouço me deixa cada vez mais triste.
    Os políticos são todos eles uma cambada de aldrabões, estes que estão no governo, não só nos vão retirando a saúde, como abrindo sepulturas para todos os portugueses.
    Que o novo ano acabe com essa cambada de coelhos e portas e que para de novo possamos disfrutar do que melhor temos.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  9. Sobre os coelhos portugueses não digo nada, estou longe demais para saber o que se passa.

    Este ano tenho cá em casa quatro familiares portugueses; cada um deles vê o governo português actual de maneiras diferentes.

    Continuação de Boas Festas, Graça, para ti e toda a família.

    ResponderEliminar
  10. A Senhora raramente se engana... e não tem dúvidas... Realmente pagar a um enfermeiro, menos do que se paga a uma empregada de limpeza, é obra! Triste governo/País este.
    Resta-nos a esperança de melhores dias, porque melhor ano não teremos, com certeza.

    ResponderEliminar
  11. Amiga: deixa-me citar o poeta Sebastião da Gama: [...]
    "Meu país desgraçado!
    Por que fatal engano
    Que malévolos crimes
    teus direitos de berço violaram?
    Meu Povo
    de cabeça pendida, mãos caídas,
    de olhos sem fé
    - busca, dentro de ti, fora de ti, aonde a causa da miséria se te esconde. [...]
    Bom Ano e beijos

    ResponderEliminar
  12. Não são as canções que referes ( e eu gosto de quase todas) as que devemos recordar, mas sim as de resistência, luta e intervenção de Zeca, Adriano, Zé Mário Branco,Sérgio Godinho, Fanhais,Serrat, Ibañez, Pi de la Serra, ...

    Fiquei sem ar quando acabei de ler o teu post, pois tenho feito tudo para não saber notícias - além de me ter recusado a ouvir Passos e de não ir ouvir o fantasma de Belém.

    Esta infâmia só me fez lembrar outra ainda maior dita pelo médico com responsabilidades profissionais no Campo de Concentração do Tarrafal de Santiago: "Eu não estou aqui para passar receitas, estou aqui para passar certidões de óbito"!!!

    Bom final de ano para ti e que 2014 liberte Portugal desta gentalha que não consigo perceber como conseguiu ser eleita!

    ResponderEliminar
  13. É um desespero, amigos bloggers, este por que passamos! E temos um anjolas no PS que não vai nem fica! Só me dá vontade de me «derriscar» (como diz a Leo ou Rosa dos Ventos)) do partido ao fim de trinta e tal anos de militante.. Grrrrrrrrrr!!!

    ResponderEliminar
  14. Um agradecimento muito especial à poeta Graça Pires que nos tem visitado e deixado os seus amáveis comentários. (E a todos em geral, claro!!)

    Beijinhos e «Bom Ano» se conseguirmos!

    ResponderEliminar
  15. Hoje estou parca e pobre nas palavras. Deixo apenas os meus votos de Feliz 2014.( sem este (des)governo)
    Beijinho

    ResponderEliminar