quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Acabou-se-me o espírito de Natal

Como isto dos blogs etimologicamente não passa de uns meros diários (de bordo), hoje escrevo assim: «Querido diário, tenho a dizer-te que o meu espírito de Natal terminou ontem, aí pelas sete da tarde, quando todos foram embora para as suas casas e me vi perante a sala toda virada de pernas para o ar e com as bancadas e a mesa da cozinha cobertas das loiças, talheres e vidros “melhores” para arrumar e de assadeiras com restinhos de isto e de mais aquilo. Depois seguiu-se a mensagem do inquilino de São Bento que não ouvi, naturalmente, mas cujos comentários não pude evitar, vindo-me a (re)confirmação de que estamos há ano e meio a ser “governados” por um homenzinho ridículo, medíocre e patético que não faz a mínima ideia do que anda a fazer nem do que há de fazer a seguir que se rodeou de um conjunto de meninos forrados da arrogância que lhes vem da ignorância. 

Hoje de manhã, as notícias informavam que o governo espanhol garante que não vai pedir nenhum resgate à portuguesa, estando no entanto a ser resgatado sossegadamente desde há um ano pelo BCE, e que vai abrandar as medidas de austeridade. E, não obstante, o país vizinho não está de melhor saúde económica, financeira e social que o nosso. E pensar que era isto que o anterior primeiro-ministro pretendia fazer, tendo, porém, sido forçado – minoritário como estava – pelos partidos sequiosos de “ir ao pote” fortemente apoiados por um presidente da República vingativo, teimoso e ignorante e até por uma turba de civis iletrados politicamente e não só que vociferavam pelo cantos “chamem a troika!”, “que venha a troika!”, a assinar aquele pacto a correr e às três pancadas!

Outras notícias informaram que a Europa prepara medidas para dar mais tempo de recuperação para a Irlanda, para a Espanha, para a Itália e até para a Holanda, mas não para nós que estamos armados em “bons alunos”!
Por outro lado, fiquei a saber que os “nossos” iluminados governantes inventaram mais um organismo daqueles que não lembram nem ao diabo, que pomposamente se chama Conselho da Diáspora Portuguesa que visa “festejar” e mostrar orgulhosamente ao mundo como estamos felizes por milhares de portugueses qualificados em quem o estado investiu muito e bem estão diariamente a abandonar o país para não passarem fome. À frente desse brilhante Conselho está o inquilino de Belém e mais uma data de friends – é chato dizer boys – que certamente não vão para lá graciosamente… (Se ao menos tratassem da diáspora dos elementos do governo e assim, ainda valia a pena!)

E ainda me previram o corte de uma enorme quantidade de euros no recebimento mensal que mereci ao fim de 40 anos de trabalho…

… não admira que chegasse ao final da tarde e tivesse sido assolada por uma crise de pânico daquelas que há anos não sentia mas que lá consegui controlar com aquele comprimido milagroso que me segura os humores.

Para dar enfim um  sorriso a este texto, deixo aqui esta brincadeira nas palavras.»



9 comentários:

  1. Penso seriamente em pular essas datas... sabe, Graça... Sobra e muito para a dona da casa que abriu a sua porta... E, pensar que era uma manjedoura... tão simples... sem festejo algum!!
    Bj. Célia.

    ResponderEliminar
  2. Deixaste-te desmoralizar muito rapidamente. Ainda nem os teus familiares tinham chegado a casa.

    E por falar em familiares: então tu deixas os meninos e as meninas saírem sem te ajudar?! Injusto. Injustíssimo! Ah, não, cada um tem a sua tarefa a desempenhar antes de sair.Assim diria eu!
    : )
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. GRaça, amiga minha, te sugiro - se me permites - que sigas o meu exemplo e vás dizer o que pensas ao nosso amigo Pedro (para ele transmitir a Passos Coelho), no Facebook.

    Bons sonhos.

    ResponderEliminar
  4. Pois olha, também estou irritadíssima! Então não é que o sacana do Coelho, sabendo que a malta se esteve nas tintas para a sua mensagem natalícia, vai para o facebook tratar-nos amigos?!? EU não quero ter gente dessa laia como amiga. Tenho dito!

    Beijocas, sem pânico!

    ResponderEliminar
  5. Olá Graça,
    Espero que o teu Natal tenha sido bom, já sabemos que essas funções em nossa casa dão sempre muito trabalho.
    Concordo com grande parte do que dizes,sabes que já não acredito em ninguém, mas deixa-te ainda ficar mais uns dias em modo natalício,é melhor, pelo menos não te enervas. Não ouvi o "dito cujo", mas li o que escreveu no Facebook e deixei-lhe uma resposta subtil, mas entendível para quem a ler. Talvez algum assessor.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  6. E quem não deprimiria com tamanha afronta?:((

    beijos, Gracinha

    ResponderEliminar
  7. Não fiquei com nada desarrumado porque estive de folga mas o mau humor, acompanhado de uma azia tremenda instalaram-se em mim e não me largam!
    A da Diáspora então, levou-me ao rubro!
    Parvalhões!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Querida Graça,

    Este ano parece que o mal foi distribuído por todos os lares que tinham "Senhoras-Reformadas-como-nós".
    Apesar de não ter a responsabilidade de alojar a família é óbvio que me senti na obrigação de ajudar mas... a tal azia de que fala a Rosa dos Ventos provocada pelos nervos e revolta por andarmos a ser (des)governados por "infantilóides-mais-do-que-convencidos" fizeram com que passasse a Consoada mais desgraçada da minha vida.

    Recuperada no dia seguinte, nem sequer vi noticiários nem ouvi qualquer mensagem por ter aderido ao apagão, consegui brincar com os netos e, momentâneamente, fui feliz em mais um Dia de Natal.

    Gostei do cartão final

    ResponderEliminar