Num grupo de 50 países, os alunos
portugueses do 4º ano participaram nos estudos TIMMS (Trends in International
Mathematics and Science Study) – que avalia o desempenho no âmbito da Matemática
e das Ciências e PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) – que
avalia as capacidades de leitura e literacia – tendo revelado desempenhos muito
positivos, levando Portugal a classificar-se em 15º lugar no geral e 7º a nível
europeu.
Comparando com o desempenho dos nossos
alunos do mesmo nível de escolaridade em 1995, último ano em que participaram
no programa TIMMS, e em que Portugal se classificou nos últimos cinco lugares,
verifica-se uma melhoria muito interessante que leva o nosso país a incluir-se
no pequeno grupo de países que registam melhorias.
Este assunto merece toda a nossa
atenção já que diz muito acerca do esforço realizado pelos ministérios da Educação
desde os idos tempos do grande ministro Roberto Carneiro, pela melhoria de equipamentos
e de recursos físicos bem como ao nível de qualificação de professores e pela
imensa dedicação de milhares de professores das nossas escolas públicas que
agora se veem despromovidos socialmente e desacreditados pelo grupo de tecnocratas
quadrados que, para nosso mal, tomou conta do país.
«Vale a pena perceber o que se
passou entre 1995 e 2011 na matemática para os alunos portugueses do 4.º
ano (ver gráfico; Portugal não participou nos estudos de 1999, 2003
e 2007). Sem os milagrosos exames no fim
do ensino básico que este governo instituiu, o país passou de um dos
últimos classificados em 1995 para um honroso 15.º lugar em 50 países agora; no
universo dos países da União Europeia, está em 7.º. Para um dos países mais pobres e com níveis de escolarização das
famílias mais baixo da União Europeia, parece-me um resultado excelente.
Vale a pena também perceber onde
está a Suécia, a "menina dos olhos" dos liberais. Pois bem, está em
26.º lugar, com 504 pontos. Ou seja, é o primeiro país da segunda metade da
tabela.
Mais interessante do que isso é
tentar perceber como evoluiu nesta década e meia. Nos alunos do 4.º ano isso
não é possível, uma vez que a Suécia antes só havia participado no estudo
imediatamente anterior, o de 2007 (o resultado foi de 503 pontos). Mas podemos
ver essa evolução nos alunos do 8.º ano (os alunos portugueses do 8.º ano não
participaram). E é esta:
(fim de citação)
De relembrar que também no PISA
(Programme for International Student Assessement) 2009 o desempenho dos alunos
portugueses melhorou de forma elevada fazendo com que o nosso país tivesse sido
o único a melhor nos três domínios – leitura, matemática e ciências.
Tudo isto apesar do modelo «eduquês»,
“monstro” que o ministro (C)rato inventou e tenta vender a todo o custo a este pobre povo que, quanto mais pobre mais arrogante, gosta de comprar
a troco de umas tristes memórias de umas linhas de comboios que aprendia de cor
à força de reguadas na 4ª classe…
Vou enviar este texto para a minha irmã que é professora.
ResponderEliminarEstou convencida que nem com isto o Crato entende: teimosos como os burros com palas, costumam insistir nos mesmos erros, sem nada mais lhes interessar! :P
ResponderEliminarMas os alunos portugueses estão de parabéns, sem dúvida! :)
Beijocas, Graça!
Como pode calcular
ResponderEliminarsou incapaz de comentar
Mas os factos estão aí e certamente os professores merecem aplauso...
Por alguma razão os nossos engenheiros são preferidos lá fora, no que toca á minha família já é o 3º que no estrangeiro são uns senhores, aqui nem emprego arranjavam...
ResponderEliminarBjs
Mais um exemplo da pesada herança deixada pelo PS. É por isso que eles agora estão a aliviar a carga...
ResponderEliminarAplaudo de pé os professores!
ResponderEliminarbeijinho e uma flor
Ainda por cima a matemática, um papão para muitas das crianças!
ResponderEliminarÉ obra!
Abraço