quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sempre atual


Vinte e cinco anos depois do seu desaparecimento, é dia de lembrar o poeta, o autor, o cantor - cantautor? - o homem inconformado e de intervenção ainda e cada vez mais atual.




Venham mais cinco, duma assentada que eu pago já
Do branco ou tinto, se o velho estica eu fico por cá
Se tem má pinta, dá-lhe um apito e põe-lhe a andar
De espada cinta, já crê que rei aquém de além-mar


Não me obriguem a vir para a rua
Gritar
Que é já tempo d' embalar a trouxa
E zarpar


A gente ajuda, havemos de ser mais eu bem sei
Mas há quem queira, deitar abaixo o que eu levantei
A bucha dura, mais dura a razão que a sustém
só nesta rusga não há lugar prós filhos da mãe

Não me obriguem a vir para a rua
Gritar
Que já tempo d' embalar a trouxa
E zarpar

Bem me diziam, bem me avisavam como era a lei
Na minha terra, quem trepa no coqueiro o rei
A bucha dura, mais dura a razão que a sustém
só nesta rusga não há lugar prós filhos da mãe

Não me obriguem a vir para a rua
Gritar
Que já tempo d' embalar a trouxa
E zarpar




Está ou não está atual? 




21 comentários:

  1. Amiga

    Tenho percorrido a blogosfera que homenageia hoje o grande Zeca e, por curiosidade, ninguém repete uma canção daquele querido.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Graça

    Quanta saudade e falta ele nos faz!

    Obrigam-me a ir para a rua gritar. E enquanto puder, GRITAREI, em nome do ZECA!

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Inesquecível pela voz, como Homem e pela intervenção !
    .

    ResponderEliminar
  4. Sempre actual...
    Emblemática sempre para mim é a canção dos Vampiros...

    ResponderEliminar
  5. Giro,o Kamarada Ifigénio lembrou-me hoje que estamos os dois nas Escola do pinhal Novo quando ele morreu há 25 anos...

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente, está actual...mais que actual!


    Gosto da nova decoração, rrss

    Abraço grande, Gracinha

    ResponderEliminar
  7. Difícil a escolha no meio de tanta canção bonita e significativa!
    Que não obriguem os nossos filhos a fazer a trouxa e zarpar! :-((

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Conheci a bela canção... e que voz encantadora! Bela homenagem!
    Abraço da Célia.

    ResponderEliminar
  9. Carlo minha querida
    Era preferivel que não o estivesse, mas infelizmente está muito actual.

    Zeca Sempre.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  10. Zeca está sempre atual e dentro dos nossos corações... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  11. Actualizadíssimo!
    As canções são muitas e dizem-nos tanto...

    ResponderEliminar
  12. Bem actual sim...recordo com saudade o ultimo espectáculo a que assisti no coliseu.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Creio que quase todas as canções do Zeca se mantêm actuais, Pedro

    ResponderEliminar
  14. Desculpe, Graça. Tinha acabado de falar com um sobrinho (:-

    ResponderEliminar
  15. Não sou grande fã, mas gosto e simpatizo com o senhor, pelo que tem o meu respeito. Beijoca!

    ResponderEliminar
  16. Será que a canção esta actual ou retrocedemos para a actualidade da canção. Acho que voltamos atrás basta os direitos que nos são sonegados diariamente.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  17. Tenho por perto tantos que estão a zarpar....e, sem dúvida, que é o que vai continuar a acontecer. Gostei do novo look aqui do sítio :) beijinhos. Paula

    ResponderEliminar
  18. "No céu cinzento sob o astro mudo
    Batendo as asas Pela noite calada
    Vêm em bandos Com pés veludo
    Chupar o sangue Fresco da manada "

    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. É bem verdade, Pedro! Obrigada pela visita. E também ao Luís Eme.

    ResponderEliminar