terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

3ª feira de Carnaval - dia de trabalho



Aquele “nosso” primeiro que dizia coisas inéditas como “nunca me engano e raramente tenho dúvidas” e “deixem-nos trabalhar” enquanto recebia dinheiro a rodos da Europa que malbaratou por falta de organização e por se rodear de pessoas pouco sérias para não dizer vigaristas – a primeira qualidade de um bom líder é saber rodear-se das pessoas certas – mandou todo funcionalismo público trabalhar na 3ª feira de Carnaval nos idos de 93.

Como nessa altura estava afastada da escola em comissão de serviço na Coordenação (na ex- CAE, que por acaso caiu daí a um mês e tal por razões partidárias) tive de ir ao serviço – ia dizer “trabalhar” mas detive-me porque, de facto, trabalhámos muito pouco, para não dizer nada. Brincámos muito, fizemos muitos telefonemas e mandámos muitos faxes de Coordenação para Coordenação e, como as escolas estavam paradas, não tivemos telefonemas para responder, nem questões para resolver. 

Eu apresentei-me no serviço trajada de funcionário público da letra Z, nesta triste figurinha:



Mas não fui apenas eu quem foi trabalhar mascarada. Vejam o grupo todo: desde as Coordenadoras até às funcionárias administrativas, muitas de nós fomos vestidas para brincar.



E houve até um folheto com o horário e as atividades previstas que foi distribuído pelos trabalhadores:



 
Esse “trabalho forçado” de 1993 não poupou o “nosso” primeiro, cuja aceitação começou a decair a partir de então, tendo culminado com o grande buzinão da ponte no ano seguinte. Mas será que este povo vai ter força e vontade para fazer o mesmo a este “nosso” primeiro tão diligente que decretou o atual "trabalho forçado"?


14 comentários:

  1. Depois de ver o post anterior, fica-me a dúvida se houve ministros na abridura (ou na fechadura?)

    ResponderEliminar
  2. Querida Carol, lembro-me bem desse malfadado Carnaval! :P
    Gosto novo look, do teu blog, está giro! :)

    ResponderEliminar
  3. Eheheh, lembro-me bem desse Carnaval de 1993. Eu não era funcionária pública, foi-me dado o feriado (que, até essa altura, julgava ser mesmo feriado, porque desde sempre me lembrava de o gozar como tal!) Mas lembro-me de ler uma reportagem jornalística, sobre as pessoas que foram trabalhar nesse dia, a mando do Cavaco. Ou que não foram, que alguns simplesmente se recusaram a ir, numa desobediência civil sem grandes consequências por abranger tanta gente. Mas o que achei mais piada foi precisamente àqueles que, tal como tu, foram mascarados. E que também não foram poucos... :)))

    Obrigada pela gargalhada, e espero que a malta desta vez compreenda que esta gentalha que nunca se engana e raramente tem dúvidas, serve mais para ditador do que para líder democrático... :P

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  4. Gosto da alteração feita ao blogue!
    De facto isto de trabalhar, ou fazer os funcionários irem trabalhar nestes dias, é um crime.
    Eu aproveitei o facto de uma repartição estar aberta, e não estar lá ninguém para resolver em cinco minutos, o que normalmente demoraria mais de hora e meia de espera.

    ResponderEliminar
  5. Ou não fiquei na foto ou não me reconheço!
    Teria ficado de telefonista? ;-))
    Mas lembro-me bem que foi um dia divertido...aliás nós conseguimos sempre trabalhar com prazer, aqui no CAEL, e nas escolas de onde viemos e para onde voltámos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Olá, amiga! A plástica feita no blog ficou ótima! Belo layout!
    Agora... trabalhar mascarados... é o que muitos fazem sempre... não só no carnaval! Beijo da Célia.

    ResponderEliminar
  7. Carol minha querida
    Mudaste de máscara ao teu blg?

    Está bonito desde que não retires este teu bonito sorriso que aqui vejo todas as vezes que aqui venho.

    amiga recordo-me muito bem desse ano.
    Mas sabes que tenho a sensação que a maioria dos portugueses têm a memória curta, ou será mau feitio meu.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  8. Cá por mim era já que eles depois fazem um jogos com a TV e vestem-se de boas palavras e muitos sorrisos.
    Assim que se sentem seguros tratam apenas de nos pisar.

    ResponderEliminar
  9. Pela sua descrição, parece-me que este ano não terá sido muito diferente de 1993. Já quanto à capacidade ( e vontade) de os portugueses o apearem em 2015, tenho algumas dúvidas. Somos masoquistas,subservientes e parvos.

    ResponderEliminar
  10. Como esse dia foi divertido!
    Novo visual, hein?! Gosto.

    ResponderEliminar
  11. hahahaha...eu lembro-me...que coisa - etens razão: o nosso cavaco perdeu mais do que ganhou...sim senhora!
    Bj
    BS

    ResponderEliminar
  12. O Cavaco tem andado a encavar-se enquanto nos encava. Mas uma coisa não percebo: tanto barulho pelo feriado do Carnaval e pouco por terem abolido o feriado que comemora a nossa independência.

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  13. "Essa" malta era danada para a brincadeira, agora "este povo", não sei não...

    ResponderEliminar
  14. Tem muita razão o nosso Rafeiro Perfumado!

    Também não te vejo na foto, Rosinha. Talvez não tivesses ficado porque não gostas destas coisas do Carnaval. Mas tens razão: divertimo-nos sempre enquanto trabalhávamos.

    Carlos, acha mesmo que temos de "gramar" estes fulanos até 2015? Não os apeamos antes? Oh valha-me deuzzzzzz!

    Ora ainda bem que conseguiste tirar vantagem da não tolerância de ponto das repartições, Caínhas! É que o resto do país fechou: tudo quanto era privado fechou e fizeram muito bem!

    Agradeço o bom acolhimento ao novo look, ou a nova máscara do meu blog. Ainda não sei se vou manter esta cor; logo se vê!

    ResponderEliminar