quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Língua





Língua;
língua da fala;
língua recebida lábio
a lábio; beijo
ou sílaba;
clara, leve, limpa;
língua
da água, da terra, da cal;
materna casa da alegria
e da mágoa;
dança do sol e do sal;
língua em que escrevo;
ou antes: falo.

(Eugénio de Andrade, Rente ao Dizer)

(Ontem, por acaso, vi o programa Prova dos Nove. Não, não vou referir a discussão entre Pedro Santana Lopes e Fernando Rosas à roda do entendimento de democracia de cada um. O que me surpreendeu completamente e me deixou verdadeiramente espantada comigo própria foi o facto de ter concordado com o que foi dito (e com a forma entusiasta e esclarecida como foi dito) por Santana Lopes, enquanto discordei em absoluto da opinião (que denotou apenas falta de conhecimento) de Francisco de Assis sobre ... o acordo ortográfico.)


6 comentários:

  1. Carol
    O Francisco parou no tempo.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  2. Não vi o programa. Passei para te deixar um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Não vi o programa e os excertos que passaram no facebook não os consegui ouvir, porque estou sem som nas colunas. De qualquer forma, é natural que Santana Lopes conheça melhor o Acordo Ortográfico: foi ele que o assinou em 1990! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  4. Querida Carol, já fui espreitar a Turista nada Acidental que me indicaste! :P

    ResponderEliminar
  5. Mais um grande poema dum grande poeta da nossa terra.
    Obrigado, pois não conhecia esta partícula da sua imensa obra.
    Um grande abraço, querida amiga

    ResponderEliminar
  6. Bem sei, Teté, que foi o PSL que assinou o acordo ortográfico e ainda bem. Ao menos isto não foi culpa do Sócrates...

    Flor, nunca tive muito boa opinião do Assis. Acho que ele se perde nas muitas palavras que diz por minuto: parecem-me mais as palavras do que as ideias e o conhecimento. O grande espanto para mim e em mim foi concordar com um elemento do PSD e discordar de um do PS...

    Obrigada, Duarte, por ter gostado e referido o poema que é o mais importante desta minha entrada.

    ResponderEliminar