sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Crânios da nossa praça



      O insuportável comentador político senhor Vasco Graça Moura – que doutor só enquanto crítico literário, tradutor ou escritor – disse esta semana numa entrevista que “Passos Coelho tem coragem, Seguro é um líder fraco.” Se de facto Passos Coelho tivesse a coragem que o senhor Graça Moura lhe atribui, tê-lo-ia de imediato demitido do cargo de diretor do Centro Cultural de Belém para o qual o convidara pouco tempo antes quando, ao assumir funções, afrontando-o, deu ordens para que não se cumprisse a lei no que toca à utilização do novo acordo ortográfico. É que o senhor Graça Moura tem, enquanto cidadão, o direito de escrever até segundo o acordo ortográfico anterior a 1910, mas enquanto dirigente de um organismo público, tem o dever e a obrigação de cumprir a lei.


      .  Face à notícia de que os funcionários públicos – inimigo público número um dos portugueses trabalhadores – o (menino) deputado do CDS, João Almeida, veio aos telejornais dizer – tal como o pequeno Aguiar Branco já dissera aos militares na semana anterior – que “quem não está bem muda-se!”

3  
     O senhor presidente presidiu hoje a uma conferência na Cidadela de Cascais subordinada ao tema “Nascer em Portugal” onde reuniu vários investigadores portugueses e estrangeiros (ouvi no noticiário da manhã que alguns eram suecos) para se concluir porque é que a taxa de natalidade está a descer drasticamente no nosso país. Duas observações: 1. Não me parece que seja preciso chamar investigadores para saber porque é que as famílias portuguesas não têm filhos! 2. O(s) investigador(es) sueco(s) – país em que a natalidade tem vindo a crescer –  vieram para procederem à comparação entre os dois países, ou para ensinar aos portugueses como se fazem filhos?! É que qualquer das hipóteses é, no mínimo, caricata, ridícula… Como caricatas e ridículas e mesquinhas e estreitas e sei lá o que mais são as vistas, as determinações, bem como as elevadas e doutas tiradas que saem pela boca fora destes nossos insignes dirigentes!



Para citar um outro crânio da nossa governação muito em alta atualmente e cuja tirada também não consigo esquecer, devo dizer com todo o seu estilo: pentelhos!....



 

14 comentários:

  1. É, Graça, parece que os atuais políticos todos os dias nos brindam com mais umas quantas calinadas. Será que andam à compita, a ver quem diz mais disparates? ;)

    Beijoca e bom Carnaval!

    ResponderEliminar
  2. Valente surra, sim senhora, Vasco Graça Moura, João Almeida, Aguiar Branco, Catroga, estamos muito bem servidos e recomendam-se as suas sábias tiradas.
    Há muitos anos atrás, anos 90, em nome da União das Associações de Radioamadores Portuguesas, vi-me forçado a responder e esclarecer o snr. Vasco Graça Moura a propósito duma questão técnica de rádio comunicações(...) e agora acontece esta desconcertante actuação duma personalidade pública num caso de gritante contradição (...)
    -
    O fotógrafo de telemóvel papparazi, Catroga é outro que tal.

    Crónica muito bem delineada com tiros a acertar em cheio nos alvos.

    São estes crânios que nos querem impingir à força dos argumentos do poder?

    Decididamente, por mais boa vontade que tenhamos, a ver se se descobre alguma saída para o labirinto em que estamos metidos, não há pachorra para aturar tanta criancice vinda de pessoas que têm a obrigação de gerir a coisa pública.

    ResponderEliminar
  3. O meu aplauso, querida! Muitíssimo bem: andava cá dentro com uma imensavontade de desabafar: peguei nas tuas palavras e fiz delas o meu protesto. Minha vénia.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Essa dos suecos nos virem ensinar a fazer filhos é triste, quer dizer... não vamos lá...
    Bom Fim de Semana!

    ResponderEliminar
  5. Bem hajas Amiga pelas tuas crónicas.Ao ler-te, consolo as raivinhas que me consomem e passo o resto do dia mais tranquila.Kinkas

    ResponderEliminar
  6. Este blog é para mim uma lufada de ar fresco...Estes cavalheiros são de facto alguns dos crânios da nossa praça, mas só alguns...
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  7. Querida carol, eu adoro as tuas crónicas políticas! A sério, talvez porque os nossos "quadrantes" políticos se aproximam, tal vez porque somos/fomos ambas funcionárias públicas, talvez porque a nossa idade é idêntica. Mas que gosto, gosto!
    Para o próximo ano vou criar a categoria do "melhor blog de actualidades políticas", só por tua causa! :)
    Adorei esta frase: "os funcionários públicos – inimigo público número um dos portugueses trabalhadores"!!

    ResponderEliminar
  8. Tens toda a razão, linda.

    Mas a foram quem a inteligência rara da maioria dos poucos que votaram escolheu: espero que deitem lágrimas de sangue de arrependimento!!

    Bom Carnaval, Gracinha

    ResponderEliminar
  9. Com acordo ou sem acordo concordo, subscrevo, assino por baixo...enfim todos os sinónimos possíveis e imaginários!
    Eles sabem lá o que andam a dizer e a fazer!
    Alguns são velhos caquéticos, outros copinhos de leite e outros intelectuais de pacotilha!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. E são estes os "grandes governantes", os "excelentes estadistas" que este povo resolveu eleger...

    ResponderEliminar
  11. Devo ser um ignorante de primeiríssima categoria.

    Não conheço os 'piquenos' das fotos.

    De resto, só conheço gente fina e importante.

    Assim do tipo Graça Sampaio.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  12. Que querido, Observador! Aliás como todos os meus comentadores que me deixaram hoje aqui palavras que, de facto, não mereço!

    Obrigada, Kinkas. Obrigada, M.A.A. Obrigada Turista e todos!

    Prometo voltar com mais...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Passei para me informar.
    Boa crónica, Graça.
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Um bom resumo sobre... crâneo sem miolo, miúdo mimado que não sabe nada da vida, gágá e instalado lol

    Bjos

    ResponderEliminar