quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ainda o Amor





No rescaldo do Dia do Amor - que espero tenham aproveitado bem! - deixo aqui a noção de amor do nosso grande Fernando Pessoa pela voz do seu mais próximo heterónimo Bernardo Soares. Espero que gostem tanto desta perspetiva quanto eu.


Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia que
fazemos de alguém. É a um conceito nosso - em suma
é a nos mesmos - que amamos.
Isto é verdade em toda a escala do amor. No amor sexual
buscamos um prazer nosso dado por intermédio de uma ideia nossa.
O onanista é abjeto, mas, em exata verdade, o onanista é a
perfeita expressão lógica do amoroso. É o único que não
disfarça nem se engana.
As relações entre uma alma e outra, através de coisas tão
incertas e divergentes como as palavras comuns e os gestos que
se empreendem, são matéria de estranha complexidade. Na própria
arte em que nos conhecemos, nos desconhecemos. Dizem os dois
'amo-te' ou pensam-no e sentem-no por troca, e cada um quer
dizer uma ideia diferente, uma vida diferente, até, porventura,
uma cor ou um aroma diferente, na soma abstrata de impressões
que constitui a atividade da alma.


(Livro do Desassossego, 1930)






O Fernando Pessoa ortónimo escrevia assim:




Eu gosto tanto de ti que tenho vergonha de
mim. Há todas as razões boas para eu não
gostar de ti,
 menos a de eu não gostar,
porque gosto.
 É fantástico a gente sentir o que não
quer e ter um coração independente.

(Apontamento escrito por Fernando Pessoa na dobra de um envelope, em data incerta.)

O Homem era mesmo avançado para a época - para muitas épocas a vir!


13 comentários:

  1. Tão avançado era para a época que eu ainda hoje tenho dificuldade em entrar na poesia dele....Sou de ciências... 2+2=4...não há nada a fazer....M.A.A.

    ResponderEliminar
  2. Olá, querida Graça! Fernando Pessoa é realmente um amante que sabe das coisas! E,você tem um gosto refinadíssimo! valeu! Abraço, Célia.

    ResponderEliminar
  3. É stródinario
    Ele, Sua Alma e... Seu Contrário...

    (se meu livro ainda não leu, não percebeu)

    "É fantástico a gente sentir o que não
    quer e ter um coração independente."

    ResponderEliminar
  4. Carol minha querida
    Não conhecia, mas gostei imenso!

    Ontem à noite não tive net.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  5. Olha venho responder à pergunta que me deixaste.

    Estou em horário zero porque não aprendo a calar-me; porque já o devia ter aprendido há muito; porque as verdades não são para ser ditas e muito menos cara a cara aos diretores; porque não me vendo a troco de um bom horário; porque não lambo o chão por onde passou o chefe; porque, para além de tudo, quero continuar a ser integra e a respeitar a profissão de que sempre me tenho orgulhado; porque QUERO SER EU , AINDA QUE INCÓMODA.

    Por isso serei uma futura desempregada . Com um certo orgulho, posso dizer.

    Sei lavar escadas, sei arregaçar as mangas, sei ir à luta. Não me caem os parentes na lama por andar a limpar o chão. E sabes qual o motivo? Porque os meus parentes foram gente de nome neste país e nunca vivi à conta disso.

    Entendes-me? Sei que sim.

    Beijo

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Gosto imenso do livro, assim como também gosto de ir tomar café com Pessoa...
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Fernando Pessoa consegue sempre surpreender-nos com as suas poesias e reflexões, que a cada vez que lemos, ganham novos contornos... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  8. Um poeta/escritor com muita intuição/profundidade, este “nosso” Fernando Pessoa.

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia, gostei muito. Fernando Pessoa é incrível mesmo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Rogerito, seu livro ainda não li, mas percebi. Porque tenho lido os seus escritos. (Se mo quiser enviar por correio à cobrança e autografado - não faço por manos... - mando-lhe a minha direção por mail, a sério!)

    Obrigada por terem gostado dos textos escolhidos.

    M.A.A. querida, aghei graça ao teu dito "sou de ciências"! É que eu costumo dizer, quando se trata de números, qu "sou de letras".... Cada um é para o que nasce, não é?

    Acácia, querida, compreendo-te muito bem. Já deixei uma resposta no teu espaço.

    Beijinhos poéticos para todos.

    ResponderEliminar
  11. Acho que prefiro pensar que podemos amar alguém, sim, e não a ideia que fazemos desse alguém, e mesmo que possamos em simultâneo ou sucessivamente ter dezenas ou centenas de ideias desse alguém e com a impossibilidade de o conhecermos completamente.

    ResponderEliminar
  12. Obrigada pela partilha, não conhecia o último. Bom fim de semana. Jinhos Paula

    ResponderEliminar