quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Loiça de ...


Adoro loiças! Acho que herdei esse gosto dos meus pais. A minha mãe aonde ia trazia sempre mais umas loicinhas. A certa altura apaixonou-se pela loiça de Alcobaça e mudou toda a decoração da sala de jantar para os tons azuis dessa loiça. O meu pai, como bom barcelense que era, de cada vez que ia visitar a mãe, trazia mais loiças da popular feira das quintas feiras. galinhos, músicos, canecas, pratos, travessas...

Ora ontem tivemos de sair do âmbito do Castelo (de Leiria) fui dar com estes belíssimos candeeiros de loiça.






Nas paredes havia também outras lindas peças de faiança típicas da mesma cidade.






Trata-se de uma loiça de inspiração islâmica, com cenas de caça e de pesca e com pássaros e com flores cuja manufatura remonta aos século XV. 

Claro que já toda a gente percebeu onde fomos, não é verdade?


13 comentários:

  1. Esta manhã estive nessa antiga cidade e só se falava em futebol...
    :)
    Não visitei esse museu mas fui espreitar o Museu Municipal (só para baralhar) termina em chiado (as rodas às vezes também chiam)
    :)

    ResponderEliminar
  2. Lindas peças! Valiosas! Principalmente o valor sentimental de uma época! Abraço, Célia.

    ResponderEliminar
  3. As peças são bonitas, mas ...não gosto muito de porcelanas.

    Bons sonhos, linda

    ResponderEliminar
  4. Gosto de porcelanas só para olhar, tenho sempre a sensação de que as vou quebrar mal lhe toque....
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que peças mais lindas. Tenho alguns pratos bem antigos que pertenceram a minha avó e alguns deles enfeitam a parede de minha sala de jantar. Apesar dos móveis terem um design moderno, as porcelaninhas antigas ficam bem charmosinhas à parede.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de loiça nacional antiga. Tenho uma boa coleção dela com algumas peças do séc XVIII e XIX e que já foi maior, mas que, aquando do divórcio, foi dividida a meio.

    Não tenho comprado nada porque há prioridades, mas como tenho tudo nas paredes,quando é para limpar nunca mais acaba...

    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Que engraçado...adoro " cacos " , mas , na minha idade já tenho cacos que me cheguem.
    Tive uma Tia , que morreu vai fazer dentro de dias dois anos, era muito sui generis e dizia-me " não compres loiça com pássaros , numa casa dão azar "...Se dão azar ou não, não sei , mas que evito ter loiça com pássaros , evito.
    A loiça das suas fotos é mesmo muito bonita.
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  8. Um encanto! Além da beleza, traz a memória de um tempo!

    Meu carinho!
    http://pequenocaminho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Trata-se da bela loiça de Coimbra, feita na zona de Coimbra, Condeixa e Conímbriga.

    http://loicadecoimbra.blogspot.com/

    Obrigada pelas vossas opiniões sobre as loiças.

    ResponderEliminar
  10. Já colocás-te o teu ponto final sobre o tema, mas ficas a saber que o teu amigo não gosta, apenas e só tenho fixação por louças, sempre tive. Então desde que uma vez levei uma seca sobre o valor das nossas porcelanas, Vista Alegre e SPAL, essencialmente.
    De todos os crimes que temos cometido com o nosso património industrial, há que incluir também este, a par com os vidros da Marinha Grande, e outros semelhantes, para não ficar muito extenso fecho aqui o rol de bons produtos que deixámos de produzir, ou estão mesmo com a corda na garganta.

    ResponderEliminar
  11. Com o nosso património industrial e todos os outros... Não valorizamos nada do que é nosso. É um dos aspetos que nos diferencia dos espanhóis por exemplo.

    ResponderEliminar
  12. Já não cheguei a tempo!
    Fui raptada por uma amiga e demos uma escapadela!

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Fizeste tu muito bem!... É preciso espairecer.

    ResponderEliminar