Nos inícios de 70, vi ao longe as ruínas da aldeia que foi submersa pela barragem de Vilarinho de Furnas, no Gerês, que muito me impressionaram.
Não sei que efeito tem em mim o desaparecimento de construções humanas por alagamento ou para edificação de outras mais modernas que me deixa um pouco entristecida.
Desta vez, aconteceu o contrário: a seca e as temperaturas elevadas que se têm feito sentir por todo o país, mas mais fortemente no interior e no Alentejo, têm reduzido drasticamente a capacidade das barragens.
É o que está a acontecer na barragem do Pêgo do Altar, perto de Alcácer do Sal, inaugurada em 1949. De tal forma tem baixado o nível das águas que ficou a descoberto uma antiga ponte construída há 200 anos sobre o rio Mourinho e que ligava as povoações de Santa Susana e São Cristóvão.
Não é a primeira vez que a ponte se deixa ver. Já em 1995 a ponte ficou à mostra devido a uma seca semelhante à que se está a viver.
E eu que não gosto nada do tempo chuvoso, dou comigo a ansiar por chuva...
... vou partilhar, com a devida vénia, Graça. Tenha um excelente fim de semana
ResponderEliminarVenha a chuva!
ResponderEliminarGrata pela partilha. O vídeo ilustra bem a urgência de umas boas chuvadas. Venham elas, mas com "jeitinho" que a capacidade de retenção e de infiltração de água no solo deve estar, numa grande parte do país reduzida por ação dos incêndios.
Bj.
Lídia
Aqui em Lagos, ainda hoje a praia estava cheia.Este verão fora de tempo
ResponderEliminarAbraco
Um facto muito preocupante esta seca . Neste fim de semana temos na Bélgica temperaturas como no verão o clima torna-se imprevisível
ResponderEliminarabraços
Tempos estranhos de seca... deixam antever um futuro pouco risonho !
ResponderEliminarParece que começou a chover há pouco, pelo menos por aqui...
ResponderEliminarTambém eu Graça. E de tanto esperar pela chuva prometida para hoje, que acabou por não cair ( pelo menos aqui) até me lembrei da Cristas.
ResponderEliminarVeio na última noite. Veio tarde e não evitou a tragédia bíblica que se abateu à nossa parte.
ResponderEliminarE O HOMEM NÃO TEM EMENDA!!!
A Graça trouxe ao nosso conhecimento um apontamento valioso e clarividente.
E O HOMEM NÃO TEM EMENDA!!!
Bj.